Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: João Carlos Amaral e Luiz Carlos Braga em recente evento na capital mineira

CANAL ABERTO

Horário de atendimento dos bancos gera reclamações. Se antes da pandemia, esperar muito tempo para ser atendido em uma agência bancária já irritava muita gente, agora, com o risco de contaminação pela COVID-19, essa raiva vem com juros e correção monetária. Um exemplo dessa insatisfação é a Caixa Econômica Federal, uma instituição bancária de fomento em que os seus clientes e demais pessoas necessitam dos seus serviços, inclusive o auxílio emergencial. É um absurdo o horário de funcionamento ser até às 13h, além de não fornecer um serviço de qualidade ao público. A Caixa alega que o horário restrito é em função da pandemia do coronavírus. Ora, o banco não está pensando nas pessoas que ficam muito tempo em filas enormes para serem atendidas, inclusive algumas passando mal ou desmaiando devido à exposição ao sol.

Pessoas desaparecidas no Brasil. O número de pessoas desaparecidas no Brasil no ano passado foi de 62.587, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, divulgado no mês passado. São Paulo é o estado em que há o maior registro de casos, com quase 19 mil pessoas. É caracterizado desaparecimento quando os familiares da vítima não têm mais notícias sobre seu paradeiro, em razões de conflito armado, violência interna, desastre natural ou crises humanitárias. É um problema coletivo e que atinge toda a sociedade, sem distinção de classes. O número de desaparecidos aumenta e é muito importante a atuação pública para identificar os lugares com maior potencial e frequência de desaparecimentos, além de oferecer um serviço de apoio às famílias, tanto no enfrentamento quanto nas buscas pelo ente desaparecido.

Brasil nos Jogos de Tóquio. O Brasil fechou as Olimpíadas de Tóquio com a melhor posição da história no quadro de medalhas. Com sete ouros, seis pratas e oito bronzes (21 medalhas no total), o país ficou na 12ª posição, subindo uma colocação em relação aos Jogos de 2016. Diante de todas as dificuldades, provamos que temos potencial desportivo e todos querem saber como será a preparação para os Jogos de Paris em 2024. O Brasil criou o programa Bolsa Atleta em 2005, intensificou investimentos a partir de 2010, mas passou a cortá-lo a partir de 2017. O Ministério do Esporte não existe mais. Não temos políticas públicas que integrem a prática ao sistema educacional, não há esporte de base ou universitário de qualidade. Ele impulsiona a economia, incentiva o jovem a estudar e ficar longe das drogas e, em consequência, diminui a violência urbana. Se o governo não incentiva, os nossos empresários podem ajudar com patrocínios e material esportivo para que possamos preparar melhor os atletas para as próximas edições dos Jogos Olímpicos.

SINDICATOS QUEREM APLICAÇÃO DO IPCA

O Sindicato Patronal de Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (SindiHBaRes) e mais 24 sindicatos empresariais do Brasil entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a aplicação do IGP-M no reajuste dos aluguéis comerciais e residenciais. O IGP-M já acumula 37% nos últimos 12 meses e afeta os comerciantes e famílias no país, que dependem de locação comercial e residencial. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) tem o apoio do Partido Social Democrático (PSD), que considera inconstitucionais as decisões judiciais favoráveis à aplicação do IGP-M, mesmo quando prevista contratualmente. Dessa forma, as entidades pedem a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que poderá ser benéfico tanto para os locadores, que não perderão seus inquilinos, tanto para as empresas, que não enfrentarão um aumento expressivo, o que tornaria o seu negócio insustentável.

DESTRUIÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

O incêndio que atingiu o acervo da Cinemateca Brasileira no final de julho foi o quinto nessa instituição, que é responsável por guardar, preservar e difundir a produção audiovisual brasileira. É a crônica de uma tragédia anunciada e o descaso do atual governo federal com a nossa memória cultural. Criada na década de 1940 e conhecida como a quinta maior cinemateca em restauro do mundo, a instituição abriga 250 mil rolos de filme, sendo 44 mil títulos de curta, média e longas-metragens, além de programas de TV e registros de jogos de futebol. Na cinemateca não está só a história do cinema, mas uma parte importante da história do Brasil. É preciso urgência de uma política pública para que esses materiais preciosíssimos não sejam mais destruídos. Já se perdeu parte do acervo em incêndios e enchentes anteriores. O que nos resta é fazer pressão política, popular e cultural para que se resolva essa triste situação.

JOGADORES MESSI E DIEGO COSTA

Com o fim dos Jogos Olímpicos, a notícia que agitou o futebol fora de campo foi a saída de Messi, do Barcelona, depois de 17 temporadas no clube espanhol. O jogador chorou na despedida, dizendo que não queria sair e que fez o possível para ficar. Claro que todo profissional precisa seguir a sua carreira, mas o seu choro foi pura encenação, já que dias depois ele já tinha sido contratado por um clube francês e com um salário na casa dos milhões. Já o Atlético Mineiro parece que está entrando numa fria ao negociar com Diego Costa, jogador que iniciou a carreira no desconhecido time paulista Barcelona Capela e depois foi para o exterior. Nunca foi uma unanimidade por onde passou.