Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Deputado x Governador
No dia a dia, o deputado estadual Cássio Soares (Cidadania) é bem humorado. Mas, quando o assunto é o governador Romeu Zema (Novo), a história muda e ele chega a ser ferino. Um exemplo disso é que ele costuma indagar seus colegas de parlamento sobre quando ocorrerá o início efetivo da administração de Zema no estado. Quanta maldade, gente!

Candidatos à Câmara Alta
Embora ainda esteja faltando muitos meses para o prazo de definição partidária, a verdade é que o assunto político toma conta dos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dizem por lá que o megaempresário e atual deputado estadual Bráulio Braz (PTB) vai deixar a Casa para tentar ser eleito numa vaga federal. Outros nomes que também devem disputar um posto na Câmara em Brasília são o vereador e atual líder do prefeito de BH, Léo Burguês (PSL), o ex-prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (MDB) e o ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes. Com relação a esse último, dizem que ele ainda pode mudar de ideia e se candidatar ao cargo de deputado estadual. A conferir…

Rubens, o mentor?
Os irmãos estão pagando o pato, porém, o empresário Rubens Lessa teria sido o mentor da vacinação clandestina, tema que está pautando a imprensa policial em Minas e no Brasil. Essa é a informação que circula nos bastidores da Polícia Federal.

O preço da fama
O primeiro nome a ser citado no assunto vacinação clandestina foi o do empresário Clésio Andrade. Certamente pelo seu prestígio de ter sido presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), vice-governador e senador. Contudo, agora, seu nome está ficando para o segundo plano na pauta da imprensa.

Quem pode, pode
Segundo consta nos bastidores, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, tem apoio de 300 prefeitos para tocar o seu projeto político, podendo disputar o Senado ou ainda ser indicado a vice-governador. Enquanto isso, o senador Carlos Viana (PSD) se diz candidato ao governo de Minas. Mas, até então, não apresentou quais são os grupos que irão apoiá-lo. Coisas da política mineira.

E agora, seu Salim?
Indicado para o primeiro escalão do governo federal, o megaempresário mineiro Salim Mattar não produziu resultados concretos, por isso, preferiu abdicar do cargo. Agora, foi nomeado como consultor para projetos estratégicos do governador Romeu Zema (Novo) e não se sabe exatamente o papel a ser desempenhado por ele.

Cena única: Registra-se que Mattar foi um dos principais doadores individuais da campanha do então candidato a governador Zema. Agora, a sua aproximação do governo estadual deve ser mera coincidência.

Setor de turismo
Otimista, o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, tem dito em contatos por toda Minas Gerais que a sua pasta está com todo um planejamento pronto, visando muitas ações para quando a pandemia arrefecer. Para ele, o setor vai ajudar a melhorar a economia mineira. Tomara, não é mesmo, gente!?

Igreja ou bar?
“Se as igrejas e salas destinadas às orações podem funcionar no Brasil, como os barzinhos têm de ficarem fechados?”. Indagação da jornalista Juliana Rosa, depois de ouvir a opinião de vários empresários paulistanos. Esse tema ainda vai dar xabu.

Deputado do Triângulo
São muitos os amigos que tentam demover o deputado Leonídio Bouças (MDB) de sua possível candidatura a deputado federal. Parlamentar de vários mandatos, ele tem o prestígio consolidado no Triângulo Mineiro, especialmente em Uberlândia. Alguns de seus colegas de política tentaram, recentemente, mudar de status, deixando a Assembleia para irem para Brasília, porém, foram empreitadas sem sucesso, como foi o caso do ex-deputado Tenente Lúcio e com o então deputado Felipe Attiê (PTB).
Cena única: Segundo comentários ouvidos na Capital do Triângulo Mineiro, Tenente Lúcio e Attiê dificilmente teriam chances de voltarem à cena parlamentar por falta de votos. São insinuações, claro.

Pandemia faz milagre
Em Brasília, os jornalistas da crônica política analisam que muitos parlamentares, especialmente os denunciados por motivos diferentes, estão adorando esse período de pandemia. Isso porque o famoso Conselho de Ética da Câmara Federal está paralisado, deixando de analisar processos de muitos deputados. Esperteza pura.

Instituto Salva Vidas
Até 90 dias passados o Instituto Butantan, em São Paulo, era objeto de controvérsia, perante a contestação por parte do governo federal em relação à fabricação de vacinas contra a COVID-19. Agora, diante do volume de doses entregues pelo instituto diariamente, já tem gente em Brasília o denominando de Instituto Salva Vidas.

O Papa entra na linha
Tido como um dos jornalistas que tem uma boa aproximação com a igreja católica, Gerson Camarotti comentou: “no Vaticano, as restrições impostas aos religiosos são enormes. Há o distanciamento social, as orações e os eventos são transmitidos pelas redes sociais, os cardeais tiveram salários reduzidos. Então, o exemplo de Roma deveria ser seguido também no Brasil, ao invés de ficarem forçando a barra para deixar as pessoas se aglomerarem nas igrejas de maneira descoordenada, se expondo ao risco de contágio pelo vírus da COVID”, sentenciou o comunicador.

Dimas coveiro
Em recente participação no Jornal da Cultura, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que, em 30 dias, o número de mortos por COVID-19 no Brasil vai chegar à casa dos 5 mil por dia. Cruz credo, gente!

Secretários de Zema
Circula nos corredores da Assembleia uma informação indicando que dois dos principais secretários do governador Romeu Zema (Novo) têm projetos políticos partidários. O secretário-geral do Governo, Mateus Simões, nutre a expectativa de se tornar candidato a vice-governador, enquanto o secretário de Governo, Igor Eto, poderá se candidatar a deputado federal. O tema ainda está sendo avaliado, mas como diz o ditado popular: “onde há fumaça, há fogo”.