Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

De olho no Tribunal
Na CPI dos Fura-Filas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que apura nomes que possam ter sido vacinados indevidamente contra a COVID-19, o deputado Sávio Souza Cruz (MDB) tem demonstrado eficiência nos bastidores da comissão, buscando esclarecimentos sobre o assunto. Na opinião de seus colegas, isso vai credenciá-lo ainda mais a se tornar um candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas no final deste ano. A conferir…

Zema e a comunicação
Em seu primeiro ano de administração, o governador Romeu Zema (Novo) fez um destacado trabalho conjunto com o setor produtivo mineiro, mantendo contato direto com as grandes empresas de Minas, cujas agências de publicidade são de fora do estado. O motivo: aqui tem excelentes profissionais, destacou à época.
Cena única: Só que o atual governo mineiro, ao longo dos 2 anos, praticamente também deixou o mercado em petição de miséria com baixíssimo investimento. O governador deve ter aderido a um ditado popular: “faça o que eu digo e não o que eu faço”.

Política em BH
Corre solto o comentário indicando que o ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes, atual secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), tem feito um exímio trabalho em favor da possível candidatura do prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas. Mas, de acordo com jornalistas da crônica política, o vice-prefeito Fuad Noman também está atuando para alavancar o projeto em questão.

Em família
Quando atuava como comentarista da influente Rádio Itatiaia, o jornalista Carlos Viana (PSD) esbanjava coerência. Uma de suas pérolas era criticar os costumes incoerentes de políticos oportunistas. Agora, eleito senador no último pleito, já tem planos para disputar o governo de Minas e ainda por cima, almeja lançar um filho como candidato a deputado federal. Quem te viu, quem te vê!

Valores elevados
Um candidato não muito conhecido e que deseja se tornar deputado estadual em Minas deverá desembolsar a bagatela de R$ 2 milhões. Já um federal, algo em torno de R$ 5 milhões. Quem se habilita?

Melles fora do páreo
Em Brasília, circulam rumores que o prestigiado presidente do Sebrae Nacional, o ex-deputado mineiro Carlos Melles, não pretende deixar o cargo para tentar buscar mais um mandato à Câmara Federal. “Ele teria se adaptado muito bem ao posto”, dizem amigos.

Empresário fora de forma
O mineiro Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar, segundo se comenta na Avenida Paulista, centro de negócios de São Paulo, está desenxabido da vida. As suas empresas já não estariam com a mesma potência de outrora. Ele tem sido visto meio acabrunhado por lá, comenta alguns jornalistas ligados à economia paulistana. Coitado do mineirinho, gente.

Reabilitação de Aécio Neves
Voltando a ser notícia na imprensa do país, especialmente após assumir a influente Comissão das Relações Exteriores da Câmara Federal, o deputado mineiro Aécio Neves (PSDB) está se reabilitando politicamente. Mas por enquanto, os seus parentes, como a sua irmã Andrea Neves, que ficou presa por alguns meses, e seu ex-marqueteiro e homem de confiança, Paulo Vasconcelos, estão com problemas relacionados a denúncias nos meandros do Judiciário e policial.

Gontijo, ontem e hoje
Durante meio século, os mineiros nutriram orgulho de pronunciar o nome da empresa Gontijo de Transportes, como uma das mais influentes de Minas e do Brasil no ramo. Hoje, diante da pandemia, essa situação de solidez já não estaria sendo mais a mesma. Maldita COVID-19!

Dinis sai atirando
Desde que foi preterido na eleição para o Senado no último pleito, o ex-presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, deixou de frequentar os ambientes sociais da capital ao mesmo tempo em que passou a ser visto com mais frequência em Juatuba, na Grande BH, por razões familiares. Mesmo se mantendo discreto, o ex-parlamentar deixa transparecer em círculos mais próximos a sua contrariedade com antigos aliados, inclusive com o ex-poderoso secretário de Governo, Danilo de Castro, o deputado Aécio Neves (PSDB) e outros tantos nomes da política mineira. “É muita mágoa no coração”, diz uma pessoa próxima. Por isso, ele se nega temporiamente a falar sobre o assunto.

Zema x Kalil
O presidente Jair Bolsonaro vai usar o prestígio político do governador mineiro Romeu Zema (Novo) para fustigar o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD). Segundo informações, isso já teria começado a acontecer na semana passada, quando uma passeata de centenas de veículos circulou pela zona Sul da cidade e foi encerrada na porta da casa do chefe do Executivo. Ou seja, o processo eleitoral de Minas já está em evidência, óbvio.

Briga de gigantes
Nos meandros da saúde, propala-se sobre o crescimento do Grupo Mater Dei, com cada vez mais hospitais destinados a atender à população. De acordo com analistas, isso está incomodando e muito os dirigentes da poderosa Unimed-BH. Aliás, essa briga é antiga.

Pressão do centrão
“Em Brasília, os parlamentares do centrão operam como uma erva daninha, ou seja, contagiando aos poucos. Os seus deputados e senadores vão minar o governo federal gota a gota. Porém, na hora de votações importantes ficam com um pé lá e outro cá, como sempre fizeram. Então, a aliança com esse grupo pode ter sido um tiro no pé”. Análise feita pelo jornalista paulistano Carlos Alberto Sardenberg. Cruz credo, gente!

Balbúrdia nacional
O serviço de inteligência do Palácio do Planalto já detectou uma decisão das lideranças dos estudantes em todo o país, com vistas a realização de greves, passeatas e outros atos pesados no segundo semestre deste ano. “Vem balbúrdia por aí”, afirmam os espiões do governo federal.

Mudança de posição
“Não vai ser surpresa se, antes do final do ano, o poderoso presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), deixar de ser o queridinho do presidente Jair Bolsonaro e se debandar para a oposição”, dizem nos bastidores do poder central.