Home > Artigo > SetraBH convive com prejuízos e incertezas

SetraBH convive com prejuízos e incertezas

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) vê com preocupação os prejuízos acumulados pelo sistema durante a pandemia pela COVID-19. Considerando o período de março a dezembro de 2020, os danos já somam mais de R$ 300 milhões.

Desde o início, as empresas tem ofertado um número de viagens superior a demanda de passageiros e cumprido 99,99% dessas viagens programadas, o que tem gerado perdas diárias.

A operação do sistema, por exemplo, no dia 6 de janeiro de 2021, realizou 16.413 viagens, o que equivale a 67% do número ofertado antes da pandemia, que na época realizava 24.500. Com esse desequilíbrio, da oferta sempre acima da demanda, os prejuízos diários que vão se acumulando, são da ordem de R$ 1,8 milhão.

O acordo recente, firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e que conta o aval do Tribunal de Justiça (TJ), para adiantamento da compra de vales-transportes para o funcionalismo, foi fundamental para o sistema continuar operando até março.

Cabe pontuar que nenhuma grande cidade no mundo estava preparada ou treinada para se adequar rapidamente às adversidades e desafios diários que todo o sistema, empresas e colaboradores vêm enfrentando para continuar operando com eficiência e segurança.

Temos que seguir um decreto que exige limite de passageiros em pé, e ele é unilateral e não consta no nosso contrato. É um dos motivos do sindicato não concordar com as multas que estão sendo aplicadas. Sabemos da necessidade de evitar a lotação dos veículos. Na grande maioria das viagens temos atendido ao decreto, mas precisamos do apoio da população. Não temos como proibir o embarque de um passageiro em uma estação ou ponto de ônibus na cidade.

Em relação aos reajustes tarifários, sabemos que o momento é complicado em meio à pandemia, que impactou na renda da população. Mas o aumento é importante e necessário. Quanto mais tempo se adia um acréscimo de tarifa, mais deficitário fica o sistema. Nos últimos 4 anos tivemos apenas uma elevação de tarifa, o prejuízo é grande para o sistema. O aumento é tão somente a correção da inflação do ano anterior. Diferente de variados produtos e serviços que aumentam ao longo de todo ano.

*Joel Paschoalin
Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH)

[box title=”O conteúdo deste artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor” bg_color=”#f6f6f6″ align=”center”][/box]