Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

CANAL ABERTO

Poucos políticos passam no teste de transparência. Um levantamento do site jornalístico Congresso em Foco revelou que dos 594 deputados e senadores, apenas 96 conseguiram uma nota superior a uma estrela, em uma escala que vai até cinco, no quesito transparência dos gabinetes parlamentares. Foram avaliados indicadores como a publicação da agenda de compromissos, a atualização de sites e redes sociais e o detalhamento e explicação dos gastos com atividade parlamentar. Na Câmara, os destaques positivos foram os deputados do Partido Novo e no PSOL, que ficaram nas 12 primeiras colocações, incluindo a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG), sendo a única mineira bem colocada. Já no Senado, Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) foi o único senador a atingir nota máxima. Os vereadores, deputados federais e estaduais, e senadores devem ser mais cobrados para que possam propor mais projetos e políticas públicas em prol da população.

 

Relaxamento na prevenção da COVID. A população brasileira ainda não entendeu que o isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção contra o coronavírus. Mas a taxa de transmissão está aumentando a cada dia, trazendo grande preocupação os infectologistas que afirmam com toda segurança que o vírus segue circulando nas cidades brasileiras. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de pessoas não fizeram nenhuma medida de restrição em outubro para evitar a propagação da doença. A pesquisa mostra que as pessoas reduziram o contato social, mas continuaram saindo de casa. Essa queda na adesão ao distanciamento social é apontada como uma das causas para o aumento no número de casos e mortes pela COVID-19 nas últimas semanas. As pessoas não estão tendo consciência de que a pandemia continua num estado crítico e muitas vezes acabam levando o vírus para os seus familiares ou amigos.

Disque Denúncia completa 13 anos. Um dos principais serviços no combate à criminalidade, o Disque Denúncia, completou 13 anos de existência. Em pouco mais de uma década, foram 9 milhões de chamadas recebidas e um milhão de denúncias formalizadas. O serviço foi responsável pela prisão e apreensão de mais de 230 mil criminosos e pela retirada de circulação de R$ 34 milhões em dinheiro do tráfico de drogas. Além disso, foram apreendidos milhares de armas, munições, toneladas de drogas e um grande número de veículos roubados ou furtados foram retirados das ruas. A contribuição da sociedade foi de suma importância para o bom desempenho do canal. As pessoas têm de entender que o serviço é gratuito e ao fazer uma denúncia de algum tipo de crime no telefone 181 ela não é obrigada a se identificar. São vidas que podem estar sendo salvas.

Presidente do TJMG –  O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Lemes, participou virtualmente da solenidade de comemoração dos 300 anos de criação da capitania de Minas Gerais, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “É grande nossa responsabilidade, como são grandes os nossos desafios. Vamos seguir juntos, na construção de uma sociedade melhor e mais justa”.

TURISMO DE PROXIMIDADE MIRA EM VIAJANTE NACIONAL

Após o surgimento da pandemia do coronavírus, o brasileiro está redescobrindo o país. O viajante nacional decidiu fazer sua retomada por conta própria e o “novo normal” agora é por deslocamentos mais perto de casa, em viagens que unem lazer e trabalho. Depois que houve o lançamento do Plano Nacional de Retomada do Turismo pelo Ministério do Turismo, no início de setembro, o setor vem apostando no conceito de “turismo de proximidade”, se referindo a viagens para destinos com até 300 quilômetros de distância. E os empresários da cadeia produtiva devem criar uma política de preços acessíveis nos pacotes de viagens para o turismo interno, o que será uma excelente opção para os brasileiros. Muitas vezes, o turista prefere viajar para o exterior porque os valores são mais baixos. O momento atual é de incentivar as pessoas a viajarem pelo país e conhecer as suas belezas naturais.

300 ANOS DE MINAS GERAIS

O momento não é de realizar comemorações devido à pandemia. Mas não podemos deixar de homenagear a nossa querida Minas Gerais que completou 300 anos. O escritor mineiro Guimarães Rosa tinha razão ao escrever a frase: “Minas são muitas”. Temos uma imensa diversidade cultural, social, gastronômica, geográfica, além de uma vocação para o turismo. É um território exuberante, com muito potencial econômico, sendo a terceira maior economia do país. É preciso rever os 300 anos à luz da crise atual. Notar o que o passado nos ensina e aponta quanto aos valores que ensejam a emancipação econômica. Minas é rica, de solo e subsolo, de recursos humanos, de lições e experiências históricas e de vida, de homens públicos. É um belo exemplo e orgulho para todo o país.

COBRANÇA DE TAXA EXTRA NA CONTA DE LUZ

Mais um presente de grego para a população brasileira nas vésperas das festas de final de ano. O governo Bolsonaro, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), decidiu que a conta de luz de dezembro terá a taxa extra de bandeira tarifária, gerando mais um custo para o consumidor. Vale lembrar que a bandeira verde, sem custos adicionais, seria mantida até o mês de dezembro. No Brasil já é de conhecimento de todos que uma decisão a favor da população nunca é respeitada e que sempre pagamos a conta. A queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas, devido à escassez de chuva, e a retomada do consumo de energia, no entanto, levaram à revisão da decisão. O governo sempre tem uma justificativa para nos lesar, mas nunca reconhece a falta de planejamento e as suas consequências.