Home > Destaques > MDB deseja eleger cerca de 200 prefeitos este ano

MDB deseja eleger cerca de 200 prefeitos este ano

Em algumas cidades mineiras, a sucessão municipal já toma conta dos debates em praças públicas, mesmo que de maneira tímida. Na corrida eleitoral deste ano, nomes novos com potencial para vencer o pleito disputam com a extensa lista de ex-prefeitos com chances de retornar aos seus postos.

De olho nessa possibilidade, o MDB se estruturou com a finalidade de conquistar o maior número de cadeiras possíveis em 2020. O presidente da sigla em Minas, deputado federal Newton Cardoso Júnior e o secretário-geral Adalclever Lopes estabeleceram uma meta ousada de reconquistar 200 das 820 prefeituras municipais. Eles já estão em campo, assessorando os seus filiados, orientando durante a fase de convenções e procurando nomes com capacidade de se eleger.

Enquanto o PSDB e PT patinam em suas estruturas, o MDB mineiro segue firme no embate, inclusive, priorizando candidaturas de antigos prefeitos. O caso mais emblemático é do ex-presidente da Assembleia e ex-prefeito Antônio Júlio (MDB). Ele já faz campanha aberta para retornar à Prefeitura de Pará de Minas e, para pavimentar ainda mais a sua caminhada, ficou sabendo semana passada que seu adversário político, o deputado Inácio Franco (PV), não será mais candidato e deve apoiar outro nome ligado ao grupo.

Na histórica cidade de Mariana, o ex-secretário de Estado e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Celso Cota (MDB), aceitou o desafio de colocar o seu nome à apreciação do povo. Ele foi antecessor do atual prefeito Duarte Júnior e estaria com uma grande possibilidade de voltar ao posto, segundo informações de momento. Assim como consta em seu currículo, Celso nunca perdeu uma eleição naquele município.

Quem também já está em plena campanha para retornar à Prefeitura de Ouro Preto é o emedebista Ângelo Oswaldo. De família nobre de Minas, ele já foi prefeito local por 2 mandatos. Depois se tornou secretário de Estado da Cultura e, agora, por entender que precisa resgatar o prestígio perante a opinião pública brasileira, pretende voltar ao Paço Municipal.

Rela ivamente à região metropolitana, outro emedebista histórico, Carlos Murta, que já comandou a Prefeitura de Vespasiano por 4 vezes, está disposto a enfrentar a atual prefeita Ilce Rocha (PSDB), sua ex-afilhada política.

Na capital do Vale do Aço, Ipatinga, o nome do empresário e produtor rural Sebastião Quintão (MDB) está em evidência. Filiado a sigla desde sempre, ele já foi prefeito por 2 períodos no município, que é síntese do desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Em Teófilo Otoni, de acordo com informações enviadas à direção estadual do partido, o ex-prefeito Getúlio Neiva (MDB) está pleiteando a volta à condição de prefeito, cargo no qual ocupou em 2 outras oportunidades.

Contudo, em cidades mai s expressivas como Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Belo Horizonte, Montes Claros e Governador Valadares, o MDB mineiro, partido comandado pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior, não tem condições de vitória se for levado em consideração o quadro político do momento. Porém, como as convenções eleitorais acontecem até o dia 15 de setembro, alterações neste cenário podem correr, embora com chances mínimas de modificações mais substanciais.