Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Mercado Central

Na foto, José Agostinho, Mauro Tramonte e Luiz Carlos Braga durante evento no Mercado Central.

Ônibus iluminados neste natal!
Inspirado nas luzes das festas de fim de ano, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) decorou a parte externa dos ônibus do transporte coletivo de passageiros com lâmpadas de LED. Os veículos iluminam as noites dos belo-horizontinos até o dia 06 de janeiro. As linhas escolhidas foram: 62 (Estação Venda Nova/Savassi), 5250 (estação Pampulha/Betânia), 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva), 3302A (Nova Pampulha/Itamarati) e SC04A (Santa Casa/Savassi/Rodoviária).

Geração de emprego no setor hoteleiro
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, com empresas de hospedagem, apontou otimismo para os próximos seis meses no setor de acomodações de todo o Brasil. Segundo o boletim, 57,5% dos empresários confirmaram a pretensão de manter o número de funcionários e 25,7% esperam abrir novas vagas de trabalho. Os percentuais significam mais empregos, mais faturamento e estabilidade nos estabelecimentos de hospedagem do Brasil até março de 2020. A perspectiva é positiva também quanto ao investimento para os próximos seis meses: quase metade do mercado de hospedagem brasileiro pretende aplicar recursos em seus empreendimentos. O estudo também apontou números positivos em relação a empregabilidade, demanda por serviços ofertados e faturamento da empresa quando comparados ao mesmo período de 2018. Para essa pesquisa foram consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, dentre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. (Fonte: Ministério do Turismo)

Os bandidos estão mais criativos
Os bandidos inovam a cada dia em suas modalidades de roubos contra a população de bem. Um novo golpe se espalha pela capital mineira e preocupa as autoridades policiais e os motoristas de carros particulares. Os bandidos estão usando um controle remoto de residência comum para anular o efeito do controle remoto do carro. Geralmente o proprietário do veículo sai do carro, escuta o barulho do alarme e caminha em alguma direção. Mas, se o bandido estiver por perto, ele aciona um controle comum e impede o travamento das portas, passando a procurar por objetos de valor dentro do automóvel. A Polícia Militar faz um alerta aos motoristas para que, ao travar o veículo no controle, que confira na maçaneta se o mesmo realmente está travado. Nunca é demais tomar alguns cuidados para evitar transtornos posteriores.

Camelôs voltam a ocupar as ruas de Belo Horizonte
A presença de camelôs pode ser facilmente notada em várias regiões da cidade. Em alguns locais, a situação está fora de controle. A crise econômica e o desemprego são os principais motivos que explicam esse cenário nas vias públicas. Em 2003, foi aprovado o Código de Posturas, por meio da Lei Municipal nº 8616. O artigo 118 proibiu a atividade de camelôs em logradouros públicos. A partir daí a população percebeu que a cidade ficou com um visual melhor, com menos sujeiras e mais fácil de caminhar pelas ruas. Mas o que se vê atualmente é um problema difícil de solucionar. De um lado, os comerciantes das lojas que reclamam da concorrência desleal, pois pagam os seus impostos, ao contrário dos camelôs. Do outro lado, os camelôs arriscam perder os seus produtos e pagar multa de mais de 2 mil reais, mas alegam que estão nas ruas por necessidade financeira. Cabe à Prefeitura de Belo Horizonte resolver esse impasse para evitar os impactos negativos que afetam a população, comerciantes e os próprios trabalhadores informais.

Mesmo na crise, cirurgia plástica aumenta
As cirurgias plásticas com fins estéticos crescem, mesmo com a crise econômica que o país enfrenta. Em 2018, foram realizadas 1,7 milhão de operações, sendo 60% para fins estéticos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entidade principal do setor. O Brasil é um dos líderes nessas intervenções. Os brasileiros acreditam que a boa aparência contribui para o sucesso em todos os aspectos da vida. Os procedimentos mais procurados são o aumento de mama, a lipoaspiração e a abdominoplastia. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz um alerta muito importante: antes de fazer qualquer procedimentos, procure um Dermatologista ou Cirurgião Plástico, que deverá ser, também, o profissional responsável por realizar a cirurgia plástica, estética ou reparadora. E veja se ele tem o Título de especialista na área que se propõe a atuar.Afinal, saúde não se vende, não se compra.