Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Foto: Luís Carlos Braga, Acir Antão, Roberto Gontijo e João Carlos Amaral em evento

4ª EDIÇÃO DO MINAS FASHION KIDS
Um dos eventos mais importantes de moda infantil e teen, o Minas Fashion Kids (MFK4), apresentou as principais tendências de moda do Inverno 2020 das 25 marcas que desfilaram na passarela e, que são referência no setor. Mais de 400 crianças desfilaram e o evento recebeu mais de 1.300 pessoas, que movimentaram a cadeia que envolve o setor. O mercado de vestuário infantil está aquecido e acumula um crescimento médio de 6% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Os segmentos de moda infantil e teen têm muito potencial para crescer, mas também é um mercado difícil de trabalhar, pois apresenta desafios, entre eles, a necessidade de profissionalização e o fomento de iniciativas para o incremento de negócios no mercado nacional e internacional. É o que garante Patrícia Guerreiro, diretora da MFK Agência Kids e idealizadora do MFK. Participaram dos desfiles as marcas Mio Bebê, Gambo, Luluzinha, Bué, Ararajuba, Amoreco, Gabriela Aquarela, Pesh, Kukixo, Ninali, dRuBz, Fruto, Cris Gentil, Bana Banana, Brumar, Camu Camu, Ópera Kids, Um mais um, Two in, Precoce, Pinkx, Baby Drooling, Charpey, Lovers e Malwee Kids. A abertura teve show da cantora mirim do The Voice, Laura Schadeck.

SETOR HOTELEIRO COMEMORA CRESCIMENTO EM 2019

O presidente da Federação de Hotéis, Motéis, Restaurantes, Bares e Similares de Minas Gerais (FHOREMG), Paulo Cesar Pedrosa (este colunista), concedeu entrevista coletiva para anunciar os resultados positivos dos setores da hotelaria e gastronomia, da capital mineira. A hotelaria vem recuperando-se do período entre 2016 e 2017, que foram  nas terríveis para o setor hoteleiro em Belo Horizonte e na região metropolitana. A receita de hospedagem em relação a 2017 e 2018 registrou aumento de 12% a 15%. Já a taxa de ocupação teve um crescimento entre 7% a 10% de aumento em relação a esses 2 anos. Os hotéis da cidade de Belo Horizonte e a região metropolitana continuam a menor diária média do Brasil. Este ano, nenhum estabelecimento encerrou as atividades, o que está levando o crescimento e a recuperação do setor, principalmente na contratação de mão de obra. O turismo de negócios também tem alavancado o crescimento do setor em 2019. Para o Carnaval de 2020, as perspectivas são bastante otimistas. O evento em Belo Horizonte está entre os três melhores do Brasil e já existem reservas de 20% a 30% nos hotéis da cidade. A hotelaria e a gastronomia só têm a comemorar.

CANAL ABERTO

Endividamento do consumidor. O percentual de famílias endividadas no país diminuiu pela primeira vez neste ano. Ficou em 64,7% no mês de outubro. Essa foi a primeira queda do indicador neste ano, que acumulava nove altas consecutivas na comparação mensal. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  (Fonte: Agência Brasil)

Mesa ao Vivo. Belo Horizonte receberá mais uma vez o maior circuito gastronômico do Brasil, o “Mesa Ao Vivo”. Com o tema “Minas Gerais, o destino criativo da gastronomia”, o evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, na Faculdade UNA – Campus Aimorés, e irá reunir mais de 30 profissionais renomados da gastronomia de Minas Gerais e outros estados, incluindo do exterior. Serão 2 dias intensos de palestras, aulas, exposições, degustações e vendas de produtos mineiros. Ingressos no site mesaaovivominasgerais.com.br

Roubo de celulares BH. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 77 celulares são roubados e furtados por dia em Belo Horizonte. Devido às compras de Natal e a grande circulação de pessoas nas ruas, essas ocorrências deverão aumentar, já que os criminosos ficam mais audaciosos. De janeiro a outubro deste ano, na capital, foram roubados e furtados mais de 25 mil celulares.

Tarifas de bancos. Os maiores bancos do país já faturaram R$ 24,2 bilhões neste ano somente com a cobrança de tarifas e taxas bancárias até setembro. Os números foram calculados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).