Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na comemoração de seus 90 anos, a Justiça Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) foram homenageados, no dia 9 de junho, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em reunião solicitada pelo presidente Agostinho Patrus (PSD), representando a Presidência da ALMG, o deputado Sávio Souza Cruz (MDB) destacou que a história da Justiça Eleitoral no país é marcada por uma sequência de fatos que testaram e, ainda, testam sua resistência.

Segundo o parlamentar, o órgão não só resistiu, como se consolidou, erguido sob bases sólidas, “por um povo que ama a liberdade e os ventos democráticos que ela desperta, encoraja e inspira”.

Antonio Carlos Arantes, Marcelo Salgado e Sávio Souza Cruz | Foto: Ricardo Barbosa

CRIATIVIDADE BRASILEIRA – Em 1974, com a primeira grande crise petrolífera, quando as nações árabes formaram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o Brasil criou o Proálcool para se livrar dos preços absurdos do barril do óleo cru, que na época chegou a US$ 30. Hoje, enfrentamos uma crise em que o barril de óleo cru tem custado US$ 120, mas, produzimos 90% do nosso consumo, além de termos uma pujante indústria sucroalcooleira fabricando etanol. No entanto, vivemos um desespero de preços altos na gasolina, diesel e álcool anidro. Onde ficaram nossa criatividade e as soluções energéticas propostas?

PERDAS PELA COVID – A Fundação Getulio Vargas divulgou um levantamento econômico que constatou perda de capital humano de 16,5 bilhões durante o período de pandemia no Brasil. Com a nova onda da doença, até mesmo as comemorações do Dia dos Namorados foi prejudicada em todo o país. Os casais ficaram afastados por causa da infecção e muitos comemoraram a data à distância. Enquanto isso, esperamos a máscara de proteção criada pela Universidade de São Paulo (USP), que além de conter a infecção, inativa também o vírus da gripe.

COVID EM BH – Na capital mineira, o comércio ainda se ressente do fechamento da cidade por tanto tempo, com muitas lojas fechadas e certo abandono. A conta vai cair nas costas do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), que não teve a capacidade de criar um sistema que pudesse contemplar o comércio com um funcionamento que não levasse à quebradeira que aconteceu. O transporte coletivo andou cheio de gente e a cidade fechada privilegiou funcionários públicos, enquanto cozinheiras, empregadas domésticas, motoristas de ônibus, lixeiro, porteiros, policiais, bombeiros trabalharam normalmente.

DA COCHEIRA

Um amigo meu me ligou e reclamou pelo que estão fazendo com o cantor e compositor Milton Nascimento nestes shows de despedidas desse grande artista. Meu amigo classificou como “maldade” essa turnê que mostra o cantor com uma série de problemas de saúde. Para ele, Milton merecia mais respeito.

O adjetivo mais educado que sai da boca do presidente Jair Bolsonaro (PL) quando ele se refere a Alexandre de Moraes e a Edson Fachin, é “aquele careca e aquele petista”, respectivamente.

Chapa de Romeu Zema (Novo) pode ficar esvaziada pelas informações de que seu vice pode ser Mateus Simões. O governador mineiro quer continuar com a chapa “puro sangue”, o que vai isolar outros partidos de sua base. Vai sobrar o candidato ao Senado que poderia ser de outra sigla. “Alguém se candidata?”. Fica aí a pergunta.

Ana Estela, mulher de Fernando Haddad, pode perder a carteira de motorista em São Paulo. Seu filho, usando seu carro, tomou tanta multa de trânsito que comprometeu a carteira da mãe.

Lula (PT) cometeu uma gafe em Uberlândia ao criticar o aumento de moradores de rua em Belo Horizonte e acabou esquecendo-se que Kalil (PSD) foi o último prefeito da cidade.

ANIVERSARANTES

Domingo, 19 de junho
Jornalista Eleuza Passos Guimarães
Nilton Paiva Ferreira Filho
Publicitária Júnia Melo
Cantor e compositor Chico Buarque de Holanda

Segunda-feira, 20
Drª Tânia Mara Saldanha
Delegado Antônio Caetano Camargo

Terça-feira, 21
Ex-deputado Amilcar Martins
Jornalista Luiz Goés
Ex-senadora Junia Marise

Quarta-feira, 22
Ex-deputado Roberto Carvalho
Jornalista Demóstenes Romano

Quinta-feira, 23
Geraldo Magela Pereira – ALMG
Maria Helena Bregunci

Sexta-feira, 24
Ivana Pinheiro – Ibirité
João Vitor Xavier – deputado e vice-presidente da Rádio Itatiaia
Jornalista João Felipe Loly – Rádio Itatiaia
João Anacleto – Santa Luzia

Sábado, 25
Denise Pinheiro Franco
Camila Vaz de Melo Franco
João Batista dos Mares Guia

A todos, os nossos parabéns!