Recentemente, Belo Horizonte ganhou o título de , oferecido pela Unesco. Essa premiação só comprova o que todos já sabem: os belo-horizontinos são bons no fogão e no garfo. Uma prova disso é que, segundo estimativa dos organizadores, a 19ª edição do Belo Horizonte Restaurant Week, que acontece até o 24 de novembro, deve faturar R$ 3,5 milhões apenas na capital mineira. Isso representa um aumento de 35% nas vendas para os estabelecimentos participantes.
O tema da 10ª edição será cozinha mediterrânea e cada restaurante vai oferecer uma entrada, prato principal e sobremesa por R$ 43,90 o almoço e R$ 54,90 o jantar. “Trouxemos essa ideia dos Estados Unidos, pois vimos que não tinha nada semelhante no Brasil. Adaptamos algumas coisas para os hábitos brasileiros e o festival já é um sucesso nacionalmente. No ano passado, nas duas edições, recebemos mais de 2 milhões de pessoas nos 1.400 restaurantes cadastrados e o faturamento aproximado foi de R$ 160 milhões”, diz Fernando Reis Jr, CEO da Restaurant Week no Brasil.
Para agradar os paladares mineiros, os chefs criaram um cardápio exclusivo, no qual rememora uma culinária conhecida por ser sinônimo de saúde, privilegiando alimentos frescos, ervas, frutos do mar e steaks preparados com azeite. “A principal proposta do Restaurant Week é criar oportunidades e acesso à boa gastronomia. Sempre falo que é o momento de conhecer os restaurantes que você sempre sonhou por um preço que você nunca imaginou”, brinca.
Além de comer bem, quem participar do festival será convidado a ajudar a Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Como nas edições anteriores, os restaurantes sugerem a doação de R$ 1,00, adicionado à conta, para ser destinado à instituição.
Mais visibilidade
O franqueado da Tartuferia San Paolo, Gustavo Falco, conta que o restaurante irá participar pela primeira vez do Restaurant Week. Aberto há 4 meses, ele pretende deixar o seu negócio mais conhecido em Belo Horizonte. “Fazemos parte de uma rede de restaurantes. A unidade de São Paulo participou no ano passado e teve um aumento considerável no faturamento”.
Falco diz que espera que o movimento aumente 60% se comparado com o mês de outubro. “Com apenas uma semana de festival, já percebemos que o fluxo de pessoas subiu, principalmente na sexta-feira, sábado e domingo. Além disso, essa oportunidade veio em um bom mês, afinal, com a chegada do final do ano, o número de clientes diminui, principalmente por estarmos em um shopping”, finaliza.