Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Popularidade de Moro
Pesquisas recentes apontaram que o ministro da Justiça, Sergio Moro é mais popular que o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O tema agitou os meandros políticos e também o imaginário das pessoas. O cientista político Adriano Cerqueira aposta: “Se o ministro deixar o cargo ou for demitido, a avaliação popular do presidente da República pode piorar ainda mais”. Será, cientista?

Deputado X Governador
Embora esteja moderando seus discursos oposicionistas, o deputado petista André Quintão saiu da sua zona de conforto para declarar: “Estamos colaborando com o governador Zema (Novo) na medida do possível, mas essa ideia dele de colocar a Assembleia Legislativa contra a população, por meio de suas declarações à imprensa, não pode ter apoio dos membros da Casa”, disse o parlamentar.

Petistas fora do pleito
Se as eleições municipais fossem realizadas hoje, nomes de proa do Partido dos Trabalhadores (PT) ficariam de fora do pleito: Marília Campos, em Contagem, Maria do Carmo Lara, em Betim, e a deputada Margarida Salomão, em Juiz de Fora. A conferir…

Sucessão em BH
Dos mais de 500 mil votos que o deputado estadual Mauro Tramonte (PRB) recebeu no último pleito, quase metade foram de eleitores de Belo Horizonte. Por causa disso, o parlamentar tem sido mencionado como um dos possíveis candidatos à sucessão de Alexandre Kalil (PSD) na prefeitura.
Cena única – Ao ser procurado pela imprensa para repercutir o tema, Tramonte argumenta que não há nada definido, mas que, de qualquer maneira, irá participar da eleição.

Agostinho Patrus e a PEC
“Agora meu dever de casa é conversar com todos os deputados para tentarmos chegar a um consenso sobre a PEC paralela da Previdência”, disse o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), ao sair de uma reunião com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM).

Deputado inteligente
Nos bastidores da Assembleia, os comentários indicam que o experiente deputado Sávio Souza Cruz (MDB), por suas qualidades intelectuais, tem oferecido muitas contribuições a seus colegas, especialmente na elaboração de discursos e também nos temas mais críticos dos bastidores. Em geral, é grande a expectativa sobre a posição dele em relação às privatizações das estatais mineiras.

A favor da reforma
Para o economista e cientista político paulistano Ricardo Sennes, a longo prazo, a reforma da Previdência vai ser uma medida importante para os brasileiros. Em sua avaliação, a decisão do presidente Bolsonaro (PSL) em bancar o projeto vai valer a pena.

Cáustico petista
“Há 40 anos éramos dominados por militares nacionalistas. Hoje, temos um poder comandado por um fascista”, Opinião do ex-deputado e ex-ministro Nilmário Miranda. Cidadão cáustico, não é mesmo, gente?

Queda dos vetos
Analistas políticos de todo o país, assim como o historiador Marco Antonio Villa, consideram que o Congresso Nacional irá derrubar os vetos ao projeto que estabelece as novas normas para atuação do Judiciário do Brasil, popularmente denominado de Pacote Anticrime.

Rio de Janeiro em apuros
Em comentários recentes, o jornalista e economista João Borges rememorou: “A adesão do Rio de Janeiro ao Regime de Recuperação Fiscal, do governo federal, está prestes a completar 3 anos. Mas o resultado não foi nada satisfatório e o estado continua com os mesmos problemas financeiros, porém, não tem mais estatais para serem vendidas”. Segundo analisa o comentarista, esse tema deve consumir boa parte da agenda do ministro da Economia, nos próximos dias.
Cena única: Esse Regime de Recuperação Fiscal é o mesmo que o governo federal está impondo aos estados, inclusive Minas Gerais, como condição para receber ajuda dos cofres federais.

Volta da CPMF
Depois de manter contatos em Brasília e São Paulo, o filósofo Luiz Felipe Pondé atacou: “O governo federal já está com tudo pronto para retornar com o Imposto de Cheque e, naturalmente, não usará mais a antiga denominação de Contribuição Provisória sobre Movimentação (CPMF)”.

Democracia em risco
Ao participar do programa Roda Viva, da TV Cultura, o ex-ministro da Justiça e um dos grandes criminalistas brasileiros, José Carlos Dias, entre outras coisas, respondeu aos entrevistadores: “Quando se vê uma atitude como a do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), de determinar a apreensão de livros em uma Bienal, acho que a nossa tão sonhada e propalada democracia está correndo risco”.

CNBB X Senado
“A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) tem feito lobby em Brasília a fim de pressionar o Senado a retirar, da PEC da reforma da Previdência, a obrigatoriedade das entidades filantrópicas, inclusive as universidades católicas, de pagar todos os impostos cobrados das demais entidades e empresas”. Esta é a informação repassada pela jornalista Cristiana Lôbo.

Obras de infraestrutura
“Apenas as reformas que já estão sendo implementadas não resolvem o problema do desemprego do Brasil. Para minimizar o quadro outras soluções precisam ser tomadas, por exemplo, o incremento de obras de infraestrutura”. Eis o pensamento do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger. Resta saber onde encontrar dinheiro para realizar tais obras, senhor presidente.

Fábrica de escândalos
Nos últimos meses, a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte tem sido pauta da imprensa da capital de maneira negativa. Aliás, o local já é denominado pela crônica especializada de “Fábrica de escândalos”, cruz credo, gente!

Falta apoio
Por enquanto estaria faltando apoio da base aliada do governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a aprovação das possíveis reformas relacionadas à recuperação fiscal do estado. “Ele vai ter que se desdobrar sobre este assunto”, diz o deputado petista Ulysses Gomes.

São eles que mandam
Em Brasília, de acordo com informações divulgadas pela jornalista Natuza Nery, o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM), e da Câmara, Rodrigo Maia, (DEM), se entenderam no que se refere a fazer com que todas as reformas estruturantes sejam aprovadas rapidamente nas duas Casas. “É uma forma de provar que quem mandam são eles”, comenta a comunicadora.

Força-tarefa
Ainda em Brasília, o futuro ocupante da Procuradoria-Geral da República, terá, segundo especialistas, de encontrar um novo norte para a Operação Lava Jato, de preferência criando algumas unidades em outros estados como forma de torná-la mais leve, sem perder o foco de combater à corrupção.

Política em Nova Lima
Os entendidos de política municipalista consideram que, em Nova Lima, a única liderança expressiva é o atual prefeito Vitor Penido (DEM). Fora ele, tudo é improvisação e, nesse caso, o pleito do próximo ano está sem um nome capaz de entrar na disputa. Essa é uma avaliação do atual cenário, mas claro, até o ano que vem tudo será diferente.

Política em Lagoa Santa
Em Lagoa Santa, o ex-prefeito Genesco Aparecido Filho (MDB) continua firme no propósito de bater de frente com o atual prefeito Rogério Avelar (PPS), por conta da realização das eleições. O bicho vai pegar, ora se vai.

Política em MOC
Na capital do Norte de Minas, Montes Claros, o empresário Ruy Muniz, ex-prefeito local, está liderando as primeiras pesquisas de sondagem de votos sobre as eleições do próximo ano. Mas, o grupo ligado ao atual prefeito Humberto Souto (Cidadania), não acredita que ele seja qualquer tipo de ameaça, a não ser que Souto não queira entrar neste embate.