Home > Vigílias > Vigílias – 5 a 12 de agosto de 2023

Vigílias – 5 a 12 de agosto de 2023

Uso indevido de CPF

Uma resposta que não convence. Assim está sendo avaliado o retorno das solicitações feitas à Prefeitura de Contagem , por Nicia Marcellini Gherardi. Ela teve seu CPF usado indevidamente pela Prefeitura, quando da ação dos seus funcionários públicos, com a finalidade de recadastrar imóveis no Condomínio Nosso Rancho. O nome e os dados da proprietária foram usados indevidamente, já que ela é dona apenas do imóvel 50D, embora tenha sido também cadastrada como representante do imóvel 50E, esse, pertencente a outra pessoa. A família de Nicia promete bater pesado contra aquela municipalidade que continua postergando uma solução para o problema.

PT no comando
Mais uma vez, o PT assume o comando da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), através da 1ª vice-presidente, Leninha. Ela está na direção do Legislativo durante viagem ao exterior do titular do cargo, Tadeu Martins Leite (MDB).

Comentário único. Essa é a segunda vez que a substituição ocorre este ano. “Tadeu está cumprindo o seu compromisso de abrir espaço para os seus parceiros”, comenta-se nos bastidores da Casa.

Política em Uberlândia
Relativamente à sucessão municipal em Uberlândia, o tema continua morno, embora alguns nomes já se intitulam como pré-candidatos, como é o caso do deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB). No entanto, os matemáticos da política local apostam que o prefeito Odelmo Leão (PP) tem toda a possibilidade de influenciar no pleito.

Sucessão em MOC
Em Montes Claros, o prefeito Humberto Souto (Cidadania) não estaria interessado em aglutinar forças com vista à sua sucessão. Por conta disto, os petistas da cidade estão animados e vão jogar pesado para tentar conquistar uma das principais Prefeituras do Estado. A conferir.

Arena da controvérsia
Semana passada, o ex-prefeito e ex-presidente do Galo, Alexandre Kalil, foi irônico ao analisar a importância da Arena do Galo para o engrandecimento do time. “Há cerca de quatro anos, o terreno foi doado ao Clube. Agora, o mesmo imóvel volta para o seu antigo proprietário em uma negociação muito nebulosa”. Ufa.

Aécio senador
Em Brasília e Belo Horizonte, o time do deputado Aécio Neves (PSDB) tem realizado articulações. Ele almeja ser reinserido à política majoritária, com preferência pela disputa ao Senado e não ao Palácio da Liberdade, como tem sido propalado pela imprensa.

Dificuldades políticas
Muito bem avaliado pela classe formadora de opinião, o governador Romeu Zema (Novo) também tem suas dificuldades políticas. A respeito do tema, frequentadores do Café Boca de Pito comentam: “o chefe do Executivo estadual não tem perfil capaz de transferir votos em uma disputa a sua própria sucessão”.

E agora, Gabriel?
O polêmico presidente da Câmara de Vereadores de BH, Gabriel Azevedo, não deu muitas explicações à imprensa sobre sua decisão de contratar instalações em um prédio de luxo, ao custo de milhões de reais, para o funcionamento temporário da Câmara Municipal.

Saúde na UTI
Os telejornais da capital mineira, invariavelmente, sempre trazem notícias negativas a respeito da saúde pública nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Política nacional
A partir deste segundo semestre, o PT nacional vai jogar pesado no sentido de minimizar a importância da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) no contexto do governo. Estão com medo dela crescer muito e se tornar um nome forte à sucessão presidencial de 2026.

IBGE sem estrutura
Segundo a jornalista Flávia Oliveira, nos últimos dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) perdeu 50% dos seus funcionários, o que tem levado a instituição a enfrentar sérios problemas para comprimir com profissionalismo as suas atividades.

Nomes em evidência
O pleito para sucessão presidencial só ocorrerá em 2026, mas, nos bastidores de Brasília, existem projeções sobre nomes que podem estar nessa peleja. No momento, são apontados o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB).

Partidos fortes
A cada legislatura a correlação de forças se altera nos bastidores do Congresso Nacional. Segundo avaliação dos próprios parlamentares, as bancadas perderam força, enquanto o poder dos partidos políticos passou a dominar mais espaços.

Índios na Amazônia
Nos debates internacionais e no Brasil, há um viés indicando que a proteção dos índios em suas terras na Amazônia também ajuda na preservação da região. No entanto, os governos não dão importância para esta realidade.

Desempoderamento de Lira
Jornalistas da GloboNews dizem que o Palácio do Planalto entrará em ação, com a finalidade de promover a desidratação do poder político do presidente da Câmara Arthur Lira (PP). Seria o início de seu desempoderamento. Ufa.

Polícia e corrupção
A Polícia Federal vai continuar investigando o envolvimento de policiais do Rio de Janeiro no assassinato da ex-vereadora Carioca, Marielle Franco.

Figura polêmica
Na projeção da crônica política de Brasília, nesse segundo semestre, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-poderoso assessor direto de Jair Bolsonaro (PL), vai continuar pautando os temas polêmicos nos bastidores da capital federal.

Juros exorbitantes
Debatendo na TV Cultura, a economista Mariana Almeida atacou: “os banqueiros deveriam ter vergonha de cobrar juros de 300% ao ano na modalidade de empréstimos através do cartão de crédito”.

Política internacional
O filósofo Mario Sérgio Cortella disse que se não acontecer uma pacificação dos conflitos em Israel, o país pode caminhar para uma guerra civil. “Seria um desastre, pois existe um enorme arsenal de armas letais por lá”.

Desgaste da Petrobras
O empresário paulistano Emerson Kapaz criticou personalidades do próprio governo federal, que estariam tentando desgastar a imagem da Petrobras, pois isso traria instabilidade ao Brasil, dada a importância da empresa no contexto nacional.