Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Moro x Lula

Sérgio Moro disse que não tem satisfação pessoal com a condenação de Lula (PT). “Por fim, registra-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei”, disse. “Prevalece, enfim, o ditado “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você” (uma adaptação livre de “be you never so high the law is above you”).”

 Deputado sem memória

No início do governo Temer, o poderoso Newton Cardoso anunciava aos quatro ventos que seu herdeiro, o deputado federal Newton Filho (PMDB), seria ministro da Defesa. Aí houve uma reação em cadeia do Exército, Marinha e Aeronáutica contra a indicação de um político sem experiência para comandar esse estratégico ministério.

Cena um – A ida do mineiro para pasta não vingou e Newtinho, que já estava convidado para o cargo, ficou esperando na antessala até hoje.

Cena final. Agora, diante das dificuldades que passa o ainda presidente da República, eis que o parlamentar mineiro se aproveitou de uma entrevista à imprensa diária para dizer que o governo federal virou as costas para Minas, além de outros posicionamentos mais contundentes. Ou seja, como não foi confirmado ministro, ele se tornou um crítico mordaz do chefe do executivo federal. Coisas da política brasileira.

Kalil sem política

Nem mesmo os assessores mais próximos se sentem à vontade para discutir assuntos políticos com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), que prefere manter-se distante do foco relacionado ao tema das eleições de 2018.

Ex-ministro insensato

Quando esteve em Belo Horizonte, o ex-ministro Bresser Pereira falou bastante contra o poder central, dizendo que o governo quer resolver a crise econômica jogando a responsabilidade em cima do trabalhador.

Comentário único. Só para lembrar: ele foi ministro no Governo José Sarney, quando a inflação passava de 50% ao mês e os salários dos empregados eram corroído pelo pico inflacionário.

Cena final. Agora, ele vem fazer críticas aos dirigentes atuais, se esquecendo de seu negro período no comando do Ministério da Fazenda? Haja paciência!

Ciro sem futuro

“A candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência da República vai ser destruída por ele próprio”. Opinião do ex-deputado e empresário paulistano Emerson Kapaz. Cruz credo, gente!

Tucanos sem foco

Em Minas, o deputado estadual do PDT, Carlos Pimenta, ao participar de uma entrevista no programa Mundo Político, da TV Assembleia, afirmou: “Os problemas do PSDB são tantos que eles estão fora de foco, mergulhando no fundo do poço”. Cáustico comentário do parlamentar.

Dinheiro de Aécio

O professor da USP, Paulo Saldiva fez em um bate-papo, com a imprensa, a seguinte observação: “Quando precisou conseguir dinheiro emprestado, o senador Aécio Neves (PSDB) deveria ter procurado os bancos, ao invés de bater na porta do empresário Joelsey Batista. Se isso tivesse sido feito, o político tucano não estaria às voltas com a Justiça”, sentencia o mestre.

Comunicação elitista

“Geralmente, as TVs comerciais na América Latina são comandadas por grupos da elite empresarial, que noticiam, preferencialmente, fatos de interesse de seus respectivos meandros”. Opinião do professor da Universidade Federal Colombiana, Fábio López. Ave Maria!

Temer por um fio

Com experiência de advogado, delegado de polícia, prefeito da cidade de Moema e, agora, presidente da influente Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (PMDB), entra na lista dos políticos brasileiros que acredita que a presença do presidente Michel Temer (PMDB), no Palácio da Alvorada, está com os dias contados.

Política em Sabará

Ainda com relação à crise institucional de Brasília. O prefeito de Sabará, ex-deputado e vice-presidente Associação Mineira de Municípios (AMM), Wander Borges (PSB), considera que o brasileiro está aprendendo a conviver com a caótica situação política, sem muita interferência no segmento econômico que, apesar dos pesares, continua dando sinais de vitalidade, comenta o prefeito.

 Crise compartilhada

Tantos são os palpites sobre os problemas em andamento em Brasília, que o ex-deputado e advogado Airton Soares, de São Paulo, comentou o seguinte: “A situação é tão esdrúxula que o PSDB está compartilhando de uma crise que não e dele, e sim do PMDB”.

 Sucessão estadual

Ninguém sabe de onde surgiu a informação de que o empresário Salim Mattar teria interesse em candidatar-se ao governo de Minas. Só para os menos avisados, há muito tempo, a Localiza, empresa da família, passou a ser administrada por Eugênio Mattar, irmão de Salim. Ou seja, o pretenso candidato ao governo de Minas é, como dizem na porta do Café Nice, um aposentado de luxo.

 Tucanos x peemedebistas

Do alto de seu prestígio como comentarista de TV, o jornalista Gerson Camarotti lembrou: “O PSDB está espreitando o presidente Michel Temer (PMDB), mas esquece que o seu líder, o senador mineiro Aécio Neves, também está no olho do furacão”. Para o comunicador, tudo tem de ser muito bem alinhado, pois senão, o PMDB pode partir para retaliação contra o político mineiro.

 Maia x Temer

Em Brasília, a imprensa calcula o seguinte: o mercado financeiro, com todo o seu poderio nacional, já está esquecendo a era do presidente Michel Temer (PMDB) para apostar na possível administração de Rodrigo Maia (DEM). Êta empresários pragmáticos. Santo Deus!

 Política estadual

Apesar da crise política nacional, o deputado mineiro Anselmo Domingos, presidente estadual do PTC, está otimista. Tanto que decidiu promover vários encontros regionais, já de olho no pleito de 2018.

 Conciliação no PMDB

O PMDB mineiro, como se sabe, está dividido entre as lideranças do vice-governador Antônio Andrade e o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes. Agora, eles podem caminhar para uma conciliação. Trata-se de um aceno do Palácio da Liberdade, indicando a pretensão do governador Fernando Pimentel (PT) em ser candidato a reeleição, porém, abrindo espaço para os peemedebistas, a quem caberia indicar de novo o cargo de vice-governador e uma vaga para o Senado. Parece que a situação se resolveria por aí, comenta um matemático da política mineira.

 Sávio ficou no governo

No início deste ano, o deputado do PMDB, Sávio Souza Cruz, atualmente secretário de Estado da Saúde, mandou avisar a alguns correligionários que sua permanência no cargo se estenderia até junho. Mas, fontes palacianas garantem que ele tem refletido sobre essa decisão, podendo permanecer por tempo indeterminado. É esperar para ver.