Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Araujo não é nossa
Em Belo Horizonte, um dos fenômenos de sucesso comercial e que toma conta dos comentários é o crescimento da Drogaria Araujo. Ela, a cada instante, abre mais uma loja em diferentes pontos da capital e, agora, estaria preparando para caminhar em direção ao interior.
Cena final. Porém, seus controladores mineiros deixaram de lado o orgulho de serem os únicos donos da empresa e teriam se associado a um grupo holandês com o apoio do BNDES.

Kalil, caldo de cana e pastel
Tem uma pequena lanchonete na Avenida Afonso Pena, Centro de BH, em que os proprietários estão rindo à toa. O motivo? É que lá tem sido o ponto preferido do prefeito Alexandre Kalil (PHS) para degustar o pastel com queijo e um delicioso caldo de cana.

Tentativa frustrada
Segundo consta nos bastidores, o ex-secretário de Cultura do Estado Angelo Oswaldo de Araújo teria ficado, até o último minuto, esperando ser convidado a continuar no cargo, mas como isso não aconteceu, terminou frustrado. Irritado, ele não quer saber de nada. Por enquanto, vai se manter recolhido à vida privada, entretanto, para alguns amigos, se não for convidado para cargo um público até o fim de 2019, poderá pensar em enfrentar a sucessão em Ouro Preto. A conferir…

Adalclever prestigiado
Um dos poucos homens públicos a falar com o governador Romeu Zema (Novo) várias vezes por dia, o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB), já teria acertado sua ida para um cargo importante em uma das empresas do sistema Cemig. Vamos aguardar…

Sucessão em Contagem
Começa a circular nas redes sociais inúmeras críticas ao prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB). Segundo pessoas próximas, tudo tem a ver com a questão da cobrança do IPTU residencial, autorizada nesta atual administração e que, de certa forma, vem trazendo desgaste ao chefe do Executivo.
Cena final. Acontece que a deputada estadual do PT Marília Campos estaria de olho em tudo que acontece por lá. Ex-prefeita por dois mandatos, ela almeja entrar na disputa no próximo ano, desde que fosse para vencer ainda no 1º turno. Cruz credo, gente! Ainda faltam 2 anos.

Sucessão em MOC
Em Montes Claros, no disse-me-disse na porta do Café Galo, no Centro, o assunto passou a ser a sucessão do atual prefeito, Humberto Souto (PPS). Com mais de 80 anos, ele não estaria em condições físicas de disputar mais um mandato, segundo o que se comenta. Neste caso, Souto pode até apoiar o seu amigo e parceiro político Gil Pereira (PP), que sempre sonhou em comandar a prefeitura de sua terra, onde já foi vereador.

Oposição ao Zema?
Prestes a assumir o mandato de deputada estadual, a ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira (PT), estaria se preparando para esquentar os debates na Assembleia. Segundo fontes, ela vai abrir o baú de maldades contra o governo Romeu Zema (Novo).

Número de presos
Participando de um debate na TV Cultura, o criminalista Marcos da Costa, de São Paulo, fez um desafio. Quem sabe o número exato de presos hoje sob o regime das penitenciárias brasileiras? Segundo ele, nem mesmo o novo ministro Sérgio Moro tem conhecimento exato disso e mais: o assunto penitenciária, encarceramento, coisa e tal será um desafio enorme para o esquema de segurança do governo Jair Bolsonaro (PSL), sentencia.

Fiemg organizada
Sabiamente, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e empresário Flávio Roscoe, começou sua administração, em meados do ano passado, demitindo funcionários, cancelando contratos e tomando medidas austeras. Agora, neste início de 2019, já estaria com o caixa da entidade bem mais recheado.

Fiemg II
Uma das iniciativas que permitiram sanear a situação financeira da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) foi o apoio incondicional de sindicatos importantes. Aliás, muitos deles já passaram até a funcionar no próprio prédio da entidade.

Poder de destruição
As redes sociais se transformaram em um poder paralelo no Brasil e no mundo, muito mais influentes que os mandatários, os políticos e o Judiciário. E, o pior, essa possibilidade de destruir a imagem das pessoas e instituições é algo sem controle que, por enquanto, não há como reverter, segundo avalia o representante da OAB Minas, Luis Felipe Freire da Comissão de Informativa da entidade. Ave Maria, gente! Onde vai parar isso?

Reforma tímida
Irritado, o economista e cientista político paulistano Ricardo Sennes disse em programa de TV de rede nacional: “A reforma da Previdência sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nada tem a ver com as suas promessas de campanha. Porém, o povo votou nele para tomar medidas corajosas e não esta colcha de retalho. Isso não vai prestar”, antecipa o comentarista.

Vereador influente
Atualmente, o vereador da CMBH, Mateus Simões (Novo), é o político mais demandado de Minas. Ele, após ter chefiado o grupo de transição do governo Zema, tem frequentado a casa e o gabinete do governador com toda desenvoltura do mundo, algo que causa inveja a qualquer secretário que acabou de assumir seu posto e precisa solicitar agenda para reunir com o chefe do Executivo.

Bicalho fazendeiro
Depois de ter deixado a Secretaria de Estado da Fazenda no mês de dezembro, José Afonso Bicalho pretende curtir férias no exterior, esquecer-se da área pública e se preparar para aumentar a criação de avestruz em sua organizada fazenda nas imediações de Sete Lagoas, segundo informam alguns amigos.

Quintão
Antes mesmo de deixar o posto de deputado federal emedebista Leonardo Quintão, um mineiro de grande influência em Brasília, irá fazer a interlocução da Casa Civil da Presidência da República com os parlamentares de todo Brasil e, naturalmente, cuidará também de atender aos pedidos dos políticos do nosso Estado, claro. Quintão cai para cima.

Prefeitos reclamam
Alguns prefeitos, especialmente representantes de municípios mais distantes, rodaram centenas de quilômetros para estarem em Belo Horizonte no dia da posse do novo governador. Ao chegarem na Assembleia Legislativa, tiveram que se contentar em ficar num ambiente distante do plenário principal e assistirem o ato solene pelo telão. Seria melhor ter ficado em casa e ligar a TV, comentaram alguns. É isso aí, gente!

Câmara generosa
No apagar das luzes de 2018, a Câmara de Betim devolveu aos cofres da prefeitura a bagatela de R$ 12 milhões. Quanta generosidade, senhoras e senhores!

Sucessão de Zema?
Naturalmente que a ideia vem de pessoas ligadas ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e não dele próprio. Contudo, consta nos bastidores que o presidente Flávio Roscoe almeja fazer uma administração exemplar, ser reeleito por mais 3 anos e, na sequência, se candidatar ao governo de Minas tendo como forma o fenômeno de empresários na política, como aconteceu com o Doria (PSDB), em São Paulo, Kalil (PHS), na Prefeitura de BH e Zema (Novo) no governo.

Política em Sabará
Não se confirmou a especulação indicando que o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), estaria com problemas de saúde. Segundo se comenta na porta do Café Boca de Pito, no edifício 5ª Avenida, Savassi, em BH, ele estaria desolado diante da falta de dinheiro para tocar projetos e realizar obras no município. Coisas da política, sr. prefeito! Isso passa…