Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Pacheco x Lula
Nas proximidades do gabinete da Presidência do Senado, é proibido comentar sobre uma possível candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD) como vice de Lula (PT). No entanto, o tema continua circulando nos bastidores de Brasília. O entendimento estaria sendo traçado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, diretamente com o ex-presidente petista.

Ainda sobre Pacheco
Em Belo Horizonte, o ex-deputado Aloísio Vasconcelos confessa que sua vontade é ver Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, disputando o governo de Minas.

Coitado do Viana
De malas prontas para deixar o PSD, o senador Carlos Viana ainda não recebeu um convite formal para filiar-se a siglas mais expressivas. É esse tipo de comentário que se escuta nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Coisas da política, gente!

Valadão, o cara
A ida do secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, para comandar também a Secretaria de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte é uma configuração límpida da presença do grupo do ex-prefeito Marcio Lacerda no governo do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Brincadeira ou verdade?
No Oeste mineiro, mais precisamente em Divinópolis, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) já faz campanha, abertamente, por uma vaga ao Senado. Contudo, no âmbito do estado, as grandes lideranças políticas ainda não acreditam que esse projeto do parlamentar seja levado a efeito. “Pode ser apenas uma ‘gracinha’ para testar popularidade”, afirma um adversário do deputado.

Sem apoio
No início deste trimestre, o nome da presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), era uma das apostas para ser companheira de chapa do governador Romeu Zema (Novo). “Mas, agora, esse assunto parece enterrado”, dizem os matemáticos da política mineira.

Outro tucano
Enquanto isso e, de acordo com informações de bastidores, o nome do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes (PSDB), continua a ser lembrado para ser parceiro de disputa ao lado de Zema (Novo). Ele, desde o princípio desta gestão, tem sido um apoiador do governo, aliás todos os parlamentares tucanos.

Aécio com Bolsonaro
Na Câmara dos Deputados, os jornalistas da crônica política dizem, abertamente, que o deputado mineiro Aécio Neves vai comandar a ala rebelde dos tucanos, que darão apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo que à surdina. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai!

País dos sem vacinas
As autoridades de saúde entendem que tem de haver uma barreira sanitária para evitar a presença de estrangeiros no Brasil sem o devido registro de vacina. Do contrário, o país pode ser transformado em uma opção para o turismo dos “sem vacinas”, o que colocaria a população em risco.

Enrosco de mineiros
Na entrada do Palácio do Planalto, um jornalista indagou ao ministro Ciro Nogueira (PP) o que ele achava do recente encontro entre o ex-ministro Sergio Moro com o governador Romeu Zema (Novo). Aí, o ministro respondeu de imediato: “É um enrosco de mineiros”.

Guerra entre poderes
Para a jornalista Ana Flor, a guerra entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) devido às emendas parlamentares secretas pode estar só começando. A comunicadora apurou que alguns ministros do STF andam irritadíssimos com o tema.

Filosofia pura
Ao ser entrevistado por uma emissora de São Paulo, foi solicitado ao filósofo Luiz Felipe Pondé que dissesse uma frase de impacto, no estilo pura filosofia. Ele parou, pensou e soltou: “A cada minuto nasce um estúpido no mundo”. Eu, hein?!

Fim dos indígenas
O filósofo Marcos Nobre fez uma importante observação direcionada aos povos nativos. Para ele, parece haver no Brasil uma ação deliberada com a finalidade de exterminar as nações indígenas ainda existentes. Cruz credo, professor!

Retorno dos militares
Segundo o que se apura em Brasília, os apoiadores de Bolsonaro (PL), especialmente os mais radicais e com prestígio nas redes sociais, diante da queda da popularidade do presidente, passarão a defender o retorno dos militares ao poder. Santo Deus, gente!

A respeito do Cruzeiro
É a primeira vez, na longa história do Cruzeiro, que o clube tem dois dirigentes: o titular Sérgio Santos Rodrigues fala hoje e, no dia seguinte, o presidente de eminência parda e empresário Pedro Lourenço, vai lá e o desmente. Um vexame, diga-se de passagem.

Política mineira
Os céticos da política mineira estão de olho para saber até quando vai progredir a recente aliança de Zema (Novo) com o deputado federal e presidente nacional do Partido Avante, Luis Tibé. “As ideias políticas dos dois nunca se cruzaram, portanto pode haver desgastes logo após o pleito”. É o que dizem alguns inimigos dos parlamentares.

Pará de Minas
O município de Pará de Minas, no Centro-Oeste mineiro, promete cenas políticas emocionantes. Além da candidatura natural do atual deputado Inácio Franco (PV), também o ex-presidente da ALMG, Antônio Júlio (MDB), anuncia ser postulante. Agora, outro ex-auxiliar do deputado Inácio, o empresário Cláudio Brandão, já visita toda a região pedindo voto para voltar à ALMG. A fervura por lá anda alta. Uma loucura!

Sem vocabulário
“A quem interessar saber, eu garanto: o vocabulário do presidente Bolsonaro (PL) não passa de 500 palavras”, dispara o historiador paulistano, Marco Antonio Villa. Radical, não é mesmo, gente?!

Casamento confirmado
Uma vez filiado ao Partido Liberal (PL), o presidente Bolsonaro vai começar a ter um dedo de prosa com o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. O motivo? Saber quem vai ficar com a chave do cofre, já que o partido vai ter mais de R$ 120 milhões para gastar no próximo ano.

Tribunal de Contas
Em Minas, havia uma verdadeira guerra para saber quem seria o indicado para o lugar do conselheiro do Tribunal de Contas, Sebastião Helvécio que, por questões internas, só deve deixar o posto em abril. A frustração entre os pré-candidatos à disputada vaga foi enorme. Coisas da vida.