Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Batendo no Aécio

Acaba de ser lançado um livro sobre a trajetória do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), de autoria do sociólogo e cientista político Rudá Ricci. Como esperado, o escritor coloca a vida do político lá embaixo. Para ele, o tucano é um parlamentar de muitas habilidades no cenário nacional, mas está longe de ser um autêntico líder, como foi o seu avô, Tancredo Neves.

Anastasia com Zema

Bastou aparecer fotos do governador eleito Romeu Zema (Novo) sendo capitaneado pelo senador Anastasia (PSDB), em Brasília, para os tucanos de Minas se aguçarem. Alguns deles andam espalhando que podem ocupar cargos no segundo escalão. Coitados deles, sô!

Falta educação

Prestigiado professor universitário, palestrante e historiador, Leandro Karnal disse que, atualmente, ninguém mais quer ser professor por ser uma classe sem apoio e salários dignos. Para ele, o governo federal precisa criar um plano nacional para garantir uma política pública, de longo prazo, para resolver esse descaso.

Quem manda em Brasília

Diversos jornalistas de Brasília concordam sobre este assunto. Para eles, no governo Bolsonaro (PSL), os ministros mais poderosos serão, pela ordem, Paulo Guedes, da Economia e Sérgio Moro, da Justiça. O chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni fica em terceiro lugar. Pelo menos por enquanto.

Previsão catastrófica

Com experiência de vários anos como parlamentar federal, o petista Reginaldo Lopes declarou, recentemente, que pelo andar dos acontecimentos atuais, no segundo semestre, vários estados entrarão em colapso. Provavelmente, Minas Gerais também.

Viana e a dívida

Indagado sobre quais seriam suas primeiras providências ao assumir a cadeira de senador, no início do próximo ano, o jornalista Carlos Viana (PHS) não titubeou: “Vou tentar ajudar a resolver a questão da dívida de Minas com a União. É um assunto muito sério, que exigirá esforços de todos os políticos mineiros”, vaticinou o futuro parlamentar.

Clésio sai da moita

Em um raro aparecimento em público, após longo período hibernando, o empresário e presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, surgiu na tela da TV e bateu pesado na Justiça do Trabalho. Para ele, trata-se de uma instituição que deveria ser extinta. Pegou pesado.

Mulheres abusadas

“Muitas mulheres que foram ao encontro do médium João de Deus, na busca de uma cura física e espiritual, agora estão se sentindo enganadas. Por isso, a revolta e denúncia de muitas delas contra o homem que se dizia “de Deus”. Agora, recolhido na polícia, terá de responder pelos crimes cometidos. É um caso típico de abuso de poder”, avalia o professor e consultor político Gaudêncio Torquato, em declaração à TV Cultura.

Reforma da Previdência

Embora seja futuro ministro da Economia, Paulo Guedes terá a tarefa de comandar a Reforma da Previdência, um dos gargalos no rombo orçamentário do governo brasileiro. Foi o que apurou a jornalista global Cristiana Lôbo. Será?

Frases de Brasília

Diante do crescimento da bancada feminina no Congresso Nacional, já existem parlamentares querendo mudar a expressão Câmara dos Deputados, pois a Casa é dos deputados e deputadas. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai…

Venezuelanos problemáticos

Cotidianamente, a imprensa brasiliense enumera os diversos problemas que a administração de Bolsonaro (PSL) irá enfrentar. Agora, mais um entra no radar: a enorme quantidade de venezuelanos que, a cada dia, chegam a Roraima. Na avaliação dos especialistas, se não houver um entendimento para estancar a migração, o Estado pode se tornar um verdadeiro barril de pólvora. Cruz credo, gente!

Kalil x Malab

Um fato chamou atenção durante uma das solenidades de comemoração dos 121 anos de BH. Em um evento coordenado pelo presidente da Belotur, Aluizer Malab, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) ficou mais de um minuto enaltecendo as boas ações de Malab, considerado, segundo as suas próprias palavras, um competente administrador.

Cena única. As boas referências do prefeito a respeito de seu auxiliar foram aplaudidas, especialmente, pelo fato de Kalil não ter costume de tecer elogios.

Educação sem apoio

Na qualidade de diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, o professor Paulo Saldiva recomenda aos futuros governantes a necessidade de se ter mais clareza nas políticas educacionais. Para o mestre, esse seria um dos caminhos para evitar a violência que, atualmente, toma conta das comunidades brasileiras.

Briga de gigantes

Se for necessário, o deputado mineiro Fábio Ramalho (MDB) irá bater de frente com seu amigo, o atual presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM).

Em tempo: Está em curso a temporada de pedidos de votos para a eleição da futura mesa diretora da Casa e o parlamentar de Minas já está percorrendo todo o Brasil desde o mês passado para angariar votos. Vai ser uma briga de gigantes, podem apostar.

Sem palácios

Em uma de tantas falas produzidas no período que comandou a transição do governo Zema, o vereador de BH Mateus Simões (Novo) confirmou que o futuro chefe do Executivo irá abrir mão de residir no Palácio das Mangabeiras. Então tá!

Cura para o câncer

De acordo com o oncologista mineiro André Murad, em breve, muitos tipos de cânceres que, atualmente, atormentam a vida de pessoas no mundo inteiro, irão desaparecer. Tomara, não é mesmo doutor?!

 Prestígio do petista

Independente de fazer parte da mesa ou não, o deputado, Virgílio Guimarães (PT) será uma figura influente na Assembleia Legislativa pelo seu histórico e por ser muito respeitado nos bastidores da Casa. Essa é a avaliação feita nos corredores da Assembleia.

 Eleição na Assembleia

O atual presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB) é o coordenador da campanha pela eleição do futuro presidente da Casa, cuja preferência recai sobre o deputado Agostinho Patrus (PV).

Cena única. No decorrer do mês de fevereiro, a atenção de Adalclever terá de ser redobrada para evitar uma possível candidatura de terceira via, assim como aconteceu com Romeu Zema (Novo). Coisas da política mineira.

Imprensa de férias

A sala de imprensa da Assembleia por, decisão da mesa diretora, ficará fechada durante todo o mês de janeiro. Sinais dos novos tempos, com certeza!