Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Desemprego geral

Durante a onda de desemprego que rondou 2018, algumas situações chamaram atenção. Uma delas foi o boato de que a atual direção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) teria demitido mais de 600 funcionários no segundo semestre. Uma loucura!

Abaixo o salário mínimo

Analistas econômicos de plantão, incluindo o professor do departamento de Economia da UFMG Frederico Jayme, consideram que no governo Bolsonaro (PSL) muitas políticas sociais serão minimizadas, inclusive a que fortalece o salário mínimo. Será?

Esperto deputado

Ao longo dos anos, o deputado do PDT, Alencar da Silveira tem participado da mesa diretora da Assembleia, mesmo que em cargos de menor relevância. Agora, quando se discute a formação de chapas para a próxima eleição na Casa, o parlamentar volta a pleitear continuidade no mesmo espaço. Mas, desta vez, parece difícil conseguir êxito, dizem alguns jornalistas de plantão.

Jogo político

Na opinião do deputado do PT do Paraná Enio Verri, o próximo governo precisa olhar de perto o que vem acontecendo com as agências reguladoras no Brasil. Na avaliação do parlamentar, são feitas enormes manobras políticas visando designar nomes voltados para interesses escusos e isso termina servindo de ponto de apoio para empresários. Cruz credo, gente!

Política em Sabará

Diante da completa falta de recursos financeiros, especialmente para fazer investimentos nos bairros periféricos da cidade, o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), anda sumido do cenário político. Ex-deputado e ex- secretário de Estado, Borges, de acordo com amigos próximos, não almeja continuar na vida pública.

Cena única. Ao longo dos anos, esse tem sido o discurso do atual prefeito.  Mas, no fim das contas, sempre aceita o desafio de concorrer a cargos tanto para o Legislativo como para o Executivo. É aguardar para conferir…

Política nacional

Segundo fontes de Brasília, atualmente, existem cerca de 86 parlamentares federais processados ou que têm seus nomes envolvidos em denúncias. Isso ainda vai render muita cena para a Polícia Federal, podem apostar.

João sem Deus

Conhecido como João de Deus, o espírita goiano que fazia cirurgia sem cortes, cuidava da vida das pessoas com problemas neurológicos, agora denunciado por várias mulheres, está no olho do furacão. Analisando essa situação, o professor e filósofo Luiz Felipe Pondé arremata: “O assédio em grupos, inclusive nos religiosos, sempre ocorre e essa é apenas uma constatação da realidade brasileira e mundial”.

Sucessão de Kalil

Um dos nomes mais badalados da política belo-horizontina no momento, o vereador Mateus Simões (Novo), coordenador do grupo de transição do governo Zema (Novo), está em lua de mel com a população. Concede entrevista, é demandado por políticos, enfim, vive o estrelato. Aliás, têm pessoas considerando que ele poderia se entusiasmar e querer disputar a sucessão do atual prefeito da capital, Alexandre Kalil (PHS). Mas, o prefeito, atualmente, está gozando de imensa popularidade, o que o tornaria um peso a ser enfrentando, com certeza.

Do discurso à pratica

Analisando o discurso do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), no dia da diplomação do TSE, a jornalista Cristiana Lôbo comentou: “O futuro chefe da nação ressaltou o uso das redes sociais para contato direto com os eleitores. Foi um discurso político, resta saber como isso vai funcionar quando chegar ao governo, com suas complexidades e demandas intensas”, disse a comunicadora.

Patrus presidente

Tido como futuro presidente da Assembleia, o deputado Agostinho Patrus Filho (PV), até então um parlamentar de gestos discretos no âmbito da Casa, já não consegue andar tranquilamente pelos corredores, pois logo vem uma enxurrada de “amigos” para cumprimentá-lo. Êta povo esperto, gente.

Cuidado com ele

Relativo às denúncias envolvendo o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), futuro ministro da Casa Civil, eis a opinião da professora de Direito Internacional da USP Maristela Basso: “Seria bom o presidente Bolsonaro (PSL) ficar atento. Afinal, a situação não é nada confortável e pode haver desdobramentos desagradáveis”, declara.

Militares em excesso

Mesmo torcendo para um mandato de êxito, o cientista político Ricardo Sennes considera que houve exagero na convocação de militares para o primeiro escalão do governo de Bolsonaro (PSL).

Crescimento pífio

O crescimento da indústria nos últimos 12 meses foi pífio. “Vamos torcer para um cenário diferente, mais proativo em 2019”, sentencia o jornalista especializado em política econômica João Borges. Essa batata está assando no colo do poderoso presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.

Política internacional

Em Belo Horizonte, o professor de Relações Internacionais da PUC Júlio César Buére atacou sem piedade: “A sinalização da política internacional do futuro presidente da República não é nada animadora. Ele poderá ter problemas sérios nesta área”, comenta.

Política em MOC

Do alto de seus 84 anos, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), não nutre expectativa de disputar a reeleição. Com isso, a sucessão da capital do Norte de Minas começa a ser discutida em locais públicos, inclusive no famoso Café Galo, no Centro da cidade. Por lá, já se fala em nomes como o deputado federal eleito Marcelo Freitas (PSL) e os estaduais Arlen Santiago (PTB), Tadeu Martins Leite (MDB) e Gil Pereira (PP).

Vendas das estatais?

Embora eleito com a maioria dos votos, o futuro governador Romeu Zema (Novo) já começa a ser vítima da maledicência dos seus adversários. Eles estão espalhando, especialmente, na porta do Café Boca de Pito, na Savassi, que Zema viajou para Londres, recentemente, com a finalidade de acertar a venda de algumas estatais mineiras. Eu, hein?!

Kalil no Sicepot

Na festa de comemorações pelos 50 anos do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais, o famoso Sicepot-MG, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) chegou quando já acontecia um jantar, foi recebido pelo presidente Emir Cadar Filho, sentou-se a uma mesa com amigos e permaneceu por cerca de 2 horas, porém de maneira muito reservada.

Cena única – Mas, apesar de sua discrição, dominou a cena diante da ausência do atual governador Fernando Pimentel (PT) e do eleito Romeu Zema (Novo). Coisas da política mineira.

PT bate cabeça

Por enquanto, não há acordo entre os diferentes grupos do PT na Assembleia. Apesar de serem apenas 10 parlamentares, a falta de coesão pode levar o grupo a ficar de fora da mesa diretora da Casa. A não ser que tenham juízo e até o mês de janeiro voltem atrás em suas posições antagônicas, dizem os especialistas no assunto.

Adalclever prestigiado

Quem teve a oportunidade de presenciar os bastidores do grupo de transição do futuro governo estadual notou a admiração de Romeu Zema (Novo) em relação à maestria do atual presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB) na habilidade de costurar um ambiente favorável ao futuro governo.

Candidata de Kalil

A candidata do prefeito Kalil (PHS) venceu a eleição para Presidência da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. A vereadora Nely Aquino (PRTB) vai presidir a Casa a partir de janeiro de 2019. A parlamentar, que exerce seu primeiro mandato, teve 24 votos.