Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Eleição na ALMG
Consta nos bastidores que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), ao tomar a decisão da ser candidato à reeleição, montou a chapa da continuidade, ou seja, resolveu apostar também na recondução de seus companheiros. Ele foi quem teria, de maneira isolada, organizado a chapa que culminou com reeleição do 1º vice-presidente Antonio Carlos Arantes (PSDB), do 1º secretário Tadeu Martins Leite, do 2º secretário Carlos Henrique (Republicanos) e do 3º secretário Arlen Santiago (PTB).
Cena única – A única alteração em relação ao pleito foi à escolha do Partido dos Trabalhadores (PT), que optou pelo nome do parlamentar Doutor Jean Freira, como 2º vice-presidente. Comentário final – Nos meandros da política, comenta-se que Agostinho teria o apoio do empresário e prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD), para buscar voos mais altos em 2022. A conferir…

Esperto empresário
Lá por volta de junho, o empresário Ricardo Guimarães (Grupo BMG) era visto frequentemente conversando sobre política em Belo Horizonte. Ele se dizia engajado no tema, mas, no final da campanha, tomou um chá de sumiço, pois teria tido a promessa de que, em breve, seus interesses, especialmente na regularização de um terreno no Belvedere, região sul de Belo Horizonte, seriam encaminhados positivamente. Que jogo pesado, não é mesmo, gente!?

Mídia tradicional
Mesmo sendo dono da CNN Brasil, o empresário Rubens Menin, por meio de sua empresa MRV, segue prestigiando a imprensa tradicional. Em geral, tem publicado anúncios expressivos em todos os grandes jornais impressos do país para o aplauso do setor da mídia, que passa por muita dificuldade.

Viana, vice-governador?
Começa a ser trabalhado nos bastidores da política mineira um projeto para que o senador Carlos Viana (PSD) possa ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Romeu Zema (Novo).
Cena única – Atualmente Viana é o presidente estadual do PSD, mesmo partido do prefeito Alexandre Kalil. Contudo, o relacionamento dos dois parece não ser tão próximo, já que o parlamentar comentou: “o prefeito não fala em nome do partido”. E essa declaração pode ter sido um sinal no sentido de que eles talvez trilhem caminhos diferentes em 2022.

Eleição para o Senado
O senador Rodrigo Pacheco (DEM) informou à imprensa sua pretensão de se candidatar à Presidência do Senado. Em Brasília, tem defensores em favor de outro nome mineiro, o do senador Antonio Anastasia (PSDB). Essa situação significa que um pode tirar a possibilidade do outro.

Líder informal
O nome formal de líder do governo na ALMG é o do deputado Raul Belém (PSC). No entanto, quando o assunto é polêmico e envolve projetos do governo do Estado nos bastidores da Casa, quem entra em cena é o deputado tucano Gustavo Valadares. Eu, hein!?

Apoio do presidente
Tendo como base as informações colhidas pelo jornalista Gerson Camarotti, o presidente Jair Bolsonaro já instruiu a sua tropa de choque: quer que o futuro presidente seja um representante do MDB. Será, gente?

Programas sociais
Nos bastidores da Câmara Federal comentários indicam que o presidente Rodrigo Maia (DEM) estaria trabalhando um nome para sucedê-lo. A preferência é por alguém que se identifique com a defesa dos programas sociais, pois segundo é avaliado, o Palácio do Planalto tem sido negligente quando o assunto é esse.

Todos sem rumo
Falando à TV Cultura, o cardiologista Dante Senra, após analisar o quadro da pandemia no Brasil, disparou: “pelas informações que tenho, o mundo só voltará ao normal em um ano. Isso se a questão da vacina for resolvida”. Cruz credo, gente!

Desmoralização do STF
Na avaliação do cientista político Ricardo Sennes, o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria abandonar o viés e também a sua aptidão por temas políticos, caminhando pela interpretação técnica das leis. “Se continuar nessa politização da Suprema Corte, em breve, as ruas vão começar a manifestar contra a instituição, o que terminará sucumbindo à pressão popular”, avalia.

Sem grandes investimentos
Empresários mineiros e brasileiros estão na base da espera. Eles avaliam que os grandes investimentos só devem ser feitos, inclusive com aporte do capital internacional, quando houver segurança em relação à vacina contra a COVID-19. Ou seja, o mundo segue parado devido à pandemia.

Um a zero para Doria
Cronistas políticos de Brasília cravam um número: um a zero para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), contra o presidente Bolsonaro quando o assunto é vacinação contra o coronavírus. Entretanto, o jogo está sendo jogado e o Planalto tem todas as chances de reverter a partida.

Contrabando à vista
O crime organizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo fontes do serviço de inteligência do Planalto, já estaria se preparando para contrabandear vacinas da COVID-19 e disponibilizá-las para as clínicas particulares. Cruz credo, gente!

Indústria x Emprego
Veja que ironia: recentemente foram disponibilizados dados indicando o crescimento da indústria em todo o país. No entanto, neste mesmo período, o número de desempregados aumentou da maneira exponencial. Ou seja, o desafio para se encontrar o equilíbrio entre produção e trabalho ainda vai demorar.

Congresso em alta
Sondagem feita por institutos de opinião em Brasília afiançam que a maioria dos deputados têm sido bem avaliados quando o assunto é a defesa em favor dos programas sociais, principalmente durante a crise sanitária. Tanto que quando um projeto sobre o tema chega à Câmara Federal, ele logo é debatido no plenário.