Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Tucanos em confronto?
As recentes declarações do deputado Aécio Neves (PSDB) sobre a independência do PSDB em relação ao governo Zema separou ainda mais os tucanos mineiros, que estavam em frangalhos desde a eleição. Na verdade, a legenda aceitou o convite de formar a base aliada do Executivo estadual após contatos feitos diretamente com senador Anastasia (PSDB).
Cena final – Semana passada, na convenção estadual do partido, ouviu-se comentários insinuando que Aécio deveria ficar calado e sem dar palpite, porque, ao longo dos últimos 5 meses, ele sequer apareceu em Belo Horizonte, preferindo ficar em Brasília ou no Rio de Janeiro.

Patrus e o Judiciário
“O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus Filho (PV), está cada vez mais próximo dos membros do Judiciário mineiro”. Esse é o comentário ouvido no gabinete da direção estadual do Tribunal de Justiça.

PSD em expansão
Além do prefeito de Belo Horizonte, o diretório estadual do PSD mineiro almeja filiar nomes de diversas cidades que, no próximo ano, terão condições de disputar as eleições municipais. O presidente da sigla, deputado federal Diego Andrade, está apostando pesado no crescimento do partido em Minas. É aguardar para conferir…

Diego X Ramalho
Até o final do ano passado, o deputado Fábio Ramalho (MDB) era o coordenador da bancada e o seu prestígio ia às alturas. Agora, por escolha de seus próprios colegas, quem está ocupando esse posto é Diego Andrade (PSD). Ou seja, Ramalho caiu no esquecimento, enquanto que Andrade é o político mineiro mais badalado do momento. Coisas da política.

Filósofo de mentirinha?
Comentando sobre Olavo de Carvalho, o brasileiro que, mesmo morando nos Estados Unidos, manda em parte do governo Bolsonaro (PSL), o ex-deputado e advogado Airton Soares sentenciou: “Dizem que Olavo é filósofo, mas não conheço qualquer obra ou livro dele sobre esse assunto”.

Ameaça palaciana
Em Brasília, a jornalista Cristiana Lôbo comenta: “O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem que acabar com a onda de boatos e esse ambiente de intriga entre amigos, filhos e a ala militar. Caso contrário, a situação pode ficar sem controle, levando o governo a ter desgastes desnecessários”.

Desmonte da educação
Debatendo sobre a decisão do governo federal de reduzir em 30% os valores repassados ao sistema federal de ensino no Brasil, especialmente às universidades, a professora da UFMG Adelina dos Reis advertiu: “Isso pode significar o início do desmonte do sistema de educação em nosso país”.

Sucessão em BH
Segundo fontes do meio político, o deputado federal Rogério Correia (PT) não está convicto da sua candidatura à PBH no ano que vem, pois ele prefere apoiar o nome da deputada e amiga pessoal Beatriz Cerqueira (PT). Isso sinaliza a possibilidade do PT entrar dividido na disputa municipal, pois o grupo do vereador Pedro Patrus (PT) também está de olho nessa eleição.

Aécio sem apoio
A saída do deputado Domingos Sávio da presidência do PSDB expôs fissuras no partido. Ele, de acordo com comentários de bastidores, teria o apoio do seu antigo padrinho, Aécio Neves (PSDB), para permanecer no cargo, mas a ala ligada ao novo presidente Paulo Abi-Ackel demonstrou mais força. De qualquer modo, os tucanos em Minas não vivem um bom momento.

Força do Danilo
Ao seu estilo, o ex-secretário Danilo de Castro tem demonstrado força nos bastidores da Assembleia e no governo de Minas. Isso acontece, certamente, por conta de sua experiência de deputado federal por vários mandatos e também por ter exercido o cargo de secretário de governo por anos a fio.

Doria em Minas
Cresce o interesse do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de estar presente nos debates dos tucanos mineiros. Essa incursão, por aqui, faz parte de um jogo estratégico. Aliás, em Brasília, fala-se que, em breve, haverá uma faxina no partido para tirar todos os nomes denunciados por corrupção. A partir daí, Doria ficaria com o campo livre para trabalhar sua candidatura para suceder o atual presidente.

Oposição a Zema
Com o passar dos meses, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) pretende se credenciar como líder informal de oposição ao governo Zema.

Pinheiro com Zema
A deputada estadual do Democratas Ione Pinheiro se autodeclara como uma parlamentar da bancada de apoio ao governo Zema, mesmo que informalmente.

Ensino sem qualidade
“O ensino público já foi de qualidade e prestígio em todo Brasil, mas agora está sem consistência, levando a crer que, em breve, estaremos comprometendo o futuro de nossas crianças”. Palavra do historiador Jaime Pinsky.

Fechamento do MEC
Reagindo à decisão do Ministério da Educação de cortar 30% do orçamento das universidades brasileira, o filósofo Luiz Felipe Pondé sentenciou: “Sou a favor do fechamento do MEC. Isso possibilitaria transferir a responsabilidade do ensino aos estados e municípios. Para o professor, o ministério só serve para centralizar as decisões, mas as ações práticas que chegam à população, na verdade, acontecem bem distantes de Brasília”, disse.

Apoio complicado
Sobre a votação da reforma da Previdência, a jornalista Natuza Nery acredita que o governo precisa cuidar desse assunto mais de perto para saber como está sendo debatido nos bastidores da Comissão Especial. “Ali, onde a matéria está sendo analisada, carece de uma atenção. Caso contrário, as emendas ao projeto podem comprometer o objetivo, desfigurando por completo a estrutura do texto original”, disse a comunicadora.

Sucessão em Uberlândia
Em Brasília, o deputado federal Weliton Prado (PMB) se nega a comentar sobre a sucessão em Uberlândia. Mas, uma coisa deixa claro: “Se o pleito fosse hoje, ele não aceitaria colocar o seu nome para suceder o atual prefeito Odelmo Leão (PP)”.

Sucessão em MOC
A sucessão do atual prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), é tema recorrente na cidade. Por conta dos seus mais de 80 anos de vida, espera-se que o atual chefe do Executivo não seja candidato a uma reeleição. No entanto, Marcelo de Freitas (PSL), deputado federal e relator da Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados, tem sido lembrado para entrar na peleja no próximo ano.

Sucessão em Ipatinga
Confirmado no cargo de prefeito de Ipatinga pela Justiça de Segunda Instância, Nardyello Rocha de Oliveira (MDB) poderá ser candidato à reeleição. O município está sem lideranças antigas, a exemplo da família do ex-prefeito Sebastião Quintão, e o PT, que por anos comandou a cidade, está desestruturado. Agora, tudo mudou.