Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Falta de liderança
Se no passado tinha um enorme protagonismo, agora, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) mantém um silêncio total. Mesmo com as constantes conversas entre o governo e o setor mineral mineiro. Deve ser falta de liderança da entidade.

Lagoa da Pampulha
A Lagoa da Pampulha, ex-cartão postal de Belo Horizonte, está completando 80 anos. Nos últimos 30 anos, os problemas como esgoto despejado do lago, assoreamento, diminuição do espelho d’água, mal cheiro e infestação de peçonhentos, passou a ser uma rotina. Quando se aproxima o pleito para escolha do prefeito de BH, surgem novas promessas de solução, embora tudo não passe de balela.

Política em Nova Lima
As novas lideranças políticas de Nova Lima, um dos principais municípios da região metropolitana da capital, não acreditam na tentativa de retorno do ex-prefeito Vitor Penido à vida política da cidade.

Duelo entre poderosos
Parlamentares que começaram a frequentar o Palácio Tiradentes, sede do governo mineiro, confessam ter ouvido nos bastidores sobre uma rixa cada vez mais acentuada entre o vice-governador Mateus Simões (Novo) e o ex-presidente do PP, Marcelo Aro. Que vença o melhor.

Subindo no muro
A recente decisão do deputado estadual Bruno Engler (Novo), de colocar o seu nome à disposição para disputar a sucessão à PBH, terminou inibindo alguns projetos em andamento. Por exemplo, o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Azevedo, teria ficado irritadíssimo com essa informação. É o jogo político sendo jogado.

Transporte coletivo
O setor de transporte coletivo de BH tem ocupado o noticiário de forma negativa. Diante de tanta celeuma, há quem diga que está faltando uma liderança pujante do setor empresarial para debater com o setor público.

Sonhando com a CNM
Ainda no decorrer deste ano, acontecerá a eleição para presidência da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). E o ex-presidente da Associação Mineira, Julvan Lacerda, é um dos nomes apontados com chances de ser o escolhido.

Pacheco em Minas
Durante o Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas, a política foi assunto dominante nas diversas rodadas entre os prefeitos. Em determinado momento, comentou-se que caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), almeja ser candidato majoritário daqui a quatro anos, ele deveria estar mais presente nos eventos mineiros.

Política em Ipatinga
Se no passado, Ipatinga era considerada a cidade do PT, atualmente, os políticos locais não temem qualquer ação do Partido dos Trabalhadores, no sentido de obter protagonismo nas eleições. Dizem que a sigla está completamente nocauteada naquele município.

Política em MOC
Nos corredores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cogita-se a possibilidade do deputado Gil Pereira (PSD) aceitar o desafio de ser candidato a prefeito de Montes Claros no ano vindouro. O parlamentar tem sido o mais votado da cidade a cada eleição. Isso pode influenciá-lo no momento da decisão sobre o tema, segundo avaliam amigos do político.

Política em Mariana
Todas as vezes em que disputa uma eleição, o ex-prefeito de Mariana, Celso Cota, é vitorioso. Para desespero de seus adversários, ele avisa que vai entrar firme na eleição municipal de 2024.

Eleição em Brumadinho
Em Brumadinho, por conta da tragédia da Vale, não tem como o grupo do atual prefeito, Nenen da Asa (Cidadania), se manter no poder. Ele já foi reeleito, portanto, está fora do páreo. E os nomes até então mencionados para disputar o pleito não têm ligação direta com o atual chefe do Executivo. A preocupação por lá é que as discussões políticas caminhem para a truculência.

Mares Guia
Ao trocar mensagens com políticos mineiros, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, agora residindo em São Paulo, confessou que não irá se afastar dos temas políticos mineiros. Ele aproveitou ainda para incentivar a possível candidatura do seu amigo, Paulo Brant, à Prefeitura de BH.

Influenciadores digitais
No Brasil, pesquisas apontam que existem uma média de 500 mil influenciadores digitais, com tendência de aumento no decorrer do tempo. Resta saber como acomodar tanta demanda e interesse por essa profissão nos próximos anos.

Política internacional
Recentemente, o historiador Marco Antônio Villa lembrou: “Comercialmente, a China já é mais forte na América Latina do que nos Estados Unidos. Então, se o Brasil quiser manter algum tipo de protagonismo no continente sul-americano, vai ter de criar novas pontes comerciais com a região”.

Drama da Argentina
O comentarista internacional Demétrio Magnoli vaticina: “a Argentina vive uma agonia de inflação. Agora, a situação está caminhando para o caos, com os índices inflacionários acima dos 100% ao ano. E essa realidade preocupa até os países vizinhos”.

Redes sociais
Segundo a jornalista global Ana Flor, a Câmara dos Deputados deu um passo atrás no debate sobre a regulação das redes sociais. Em sua observação, a ideia do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP), é dar na sequência, dois passos à frente, quando o assunto for efetivamente pautado para a votação.

Juros altos
Lula (PT) encontrou um parceiro de peso para reclamar contra os juros altos. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o empresário mineiro Josué Alencar, também resolveu bater pesado contra o dirigente do Banco Central, Roberto Campos Neto