Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Senador no interior

Enfim, chegou o fim a maratona de viagens do senador e presidente do Democratas em Minas Gerais, Rodrigo Pacheco, por conta de sua presença nas convenções partidárias realizadas em diferentes regiões. Pelo visto, o parlamentar realmente quer fazer a sigla crescer no estado, tudo é claro, com o objetivo de começar a delinear parâmetros de olho na sucessão, tanto presidencial quanto para o governo de Minas.

Política em Vespasiano

A atual chefe do Executivo de Vespasiano Ilce Rocha (PSDB), que se achava dona dos votos, pode estar passando o bastão da prefeitura para o seu ex-padrinho Carlos Murta (MDB) neste próximo pleito. Para piorar, se ele for realmente eleito, por certo tende a ficar 8 anos no poder como já aconteceu no passado.

Ações do Servas?

A comunicação é tudo nesta fase da vida humana. Seria bom ensinar isso para a assessoria do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Afinal, pouco se conhece em relação às atuais realizações daquela importante instituição filantrópica.

Walfrido nos bastidores

Afastado do noticiário político há cerca de 3 anos, desde que o ex-presidente Lula foi condenado por corrupção, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e amigo pessoal do petista não é visto em público em hipótese alguma. Agora, a informação de Brasília é que ele não está na linha de frente, mas participa ativamente nos bastidores da sucessão da PBH. Quem foi rei nunca perde a majestade!

Notícias da Corte

Em Brasília, jornalistas de prestígio garantem que o governo federal bate cabeça quando o assunto é a reforma Tributária. “Demonstram um enorme esforço entre a economia e o pessoal da articulação política do presidente da República”, dizem.

Poder paralelo

“Aqui neste prédio existe um poder aparte, sendo que cada ministro é dono de uma capitania, manda tudo e muito mais, não interessa em que governo ou em quais circunstâncias”. Comentário ouvido nas imediações da sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sem vacina

“Atualmente, o número de pessoas que estão deixando de tomar vacinas em geral é preocupante. Existem vírus causadores de doenças circulando por todos os lados e contaminando os pacientes com gripe, sarampo, tuberculose e tudo mais. Ou seja, nem só de COVID-19 se infecta”, diz o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Falta bom senso

Dentre os diversos projetos que começam a circular no âmbito do Congresso existem alguns que são verdadeiras pegadinhas. “Tem uma dessas matérias propondo a isenção fiscal de R$ 1 bilhão para grandes empresas, que a rigor deveriam ser ainda mais taxadas. Está faltando bom senso”, ironiza o historiador Marco Antonio Villa.

Altos e baixos

O experiente filósofo Luiz Felipe Pondé alerta: “o governo do presidente Jair Bolsonaro ganhou uma enorme popularidade a partir do pagamento do auxílio emergencial no valor de R$ 600. Agora, com a redução do valor pela metade, deve perder grande parte de sua conquista popular”.

Entre tapas e beijos

“O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) e o titular da Economia Paulo Guedes mantêm um diálogo constante. Em geral, discordam nas teses implementadas pelo ministério, mas se entendem no pessoal. Contudo, essa é uma parceria que tem funcionado muito, especialmente neste período de pandemia”. Opinião da jornalista da GloboNews Cristiana Lôbo.

Cadê Lacerda?

O ex-prefeito Marcio Lacerda deu um chá de sumiço. Está se esquivando em receber candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que vão até ele para tentar conseguir dinheiro para campanha. Chegou a ironizar com amigos: “até parece que eu sou dono de banco”.

Esquerda quieta

Segundo analistas políticos de Brasília, o clima contra o governo no âmbito da Câmara Federal é de razoável tranquilidade. Tudo porque a esquerda está agora empenhada apenas em pedir voto nos municípios, deixando o Palácio do Planalto para ser atacado depois do pleito. Que maldade, gente!

O vice de Kalil

Desde o segundo semestre do ano passado, esta coluna vem informando com assiduidade sobre a possibilidade do ex-secretário de Fazenda da PBH, Fuad Noman, ser o candidato a vice-prefeito de Alexandre Kalil (PSD). Seu nome é tão intenso no grupo que caso a candidatura de Kalil tivesse algum problema, o prefeito indicaria o seu ex-auxiliar para concorrer como cabeça de chapa.

Democracia e Imprensa

“Quando avançamos no processo democrático brasileiro, fica clara a necessidade de prosseguir concomitante os meios capazes de permitir a plena liberdade de imprensa”. Comentários do ex-presidente do STF, Ayres Brito.

Ministério dos militares

Certamente ninguém faz a conta exata, mas curiosos que acompanham as publicações de nomeações veiculadas no Diário Oficial da União apostam: o número de militares lotados nas diferentes repartições do Ministério da Saúde já passa de 3 dúzias. A quantidade é superior ao período em que o governo do Brasil era comandado pelo Exército durante a ditadura de 1964.

Sem CPMF

“Não vejo ninguém de proa defendendo o imposto da CPMF, a não ser os mais próximos do ministro Paulo Guedes. Os motivos são diversos, mesmo porque se trata de operação extremamente complexa, caso viesse a ser implantada. Afinal, quem seria taxado e por qual motivo? Isso ainda vai dar pano pra manga”. Opinião da jornalista Juliana Rosa.

Evangélicos solidários

A assessoria política do presidente Jair Bolsonaro está chegando à conclusão de que a bancada evangélica na Câmara Federal é mais fiel ao governo do que a recém-criada bancada do Centrão. “Os homens da Bíblia são mais módicos em seus pedidos”, vaticinam.