Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: Nonato ex-jogador do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, comemorando seu aniversário com amigos no Buteco do Maranhão
PAÍSES DERAM 410 AVISOS DE SALMONELA

As investigações apontam que o objetivo das fraudes na BRF era burlar as regras de quase 40 países importadores: África do sul, Argélia, Coreia do Sul, Israel, Irã, Macedônia, Maurício, Tadjiquistão, Suíça, Ucrânia, Vietnã e União Europeia, bloco formado por 28 nações. Segundo o Ministério da Agricultura, em 2017 o Brasil recebeu 410 notificações sobre a presença da bactéria em produtos importados do país. Nesses casos a mercadoria costuma ser devolvida. Mas esta salmonela, do tipo SPP, é comum em carne de aves porque faz parte da flora intestinal dos animais, mas é destruída quando o produto é cozido ou frio a partir de 60°.

PONTOS NA CNH: TODO CUIDADO É POUCO

Foi editada em maio de 2016 a Lei 13.281/2016, que entrou em vigor em novembro do mesmo ano. Essa lei aumentou os prazos das penalidades dos processos administrativos de suspensão do direito de dirigir. A pena mínima, aplicada anteriormente, era embasada, mas, a partir de novembro/2016, as infrações cometidas no período de 12 meses gerarão um Processo Administrativo de Suspensão do Direito de Dirigir, cuja penalidade mínima será de seis meses a um ano. Nos casos de reincidência, em um período de 12 meses, a penalidade mínima será de oito meses a dois anos.

AFIF CANDIDATO

A Confederação Nacional das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil propôs, em comunicado que circulou semana passada, a candidatura do ex-ministro Guilherme Afif Domingos (PSD) à presidência.”Precisamos de um líder íntegro, coerente e preparado, que olhe para frente, sem revanchismos, sem ressentimentos, que una novamente o país”, afirma um trecho do anuncio, intitulado “Afif Presidente do Brasil”. Os associados, pequenos e médios empreendedores, dizem que o país precisa de um nome que esteja acima do radicalismo, da inexperiência e dos aventureiros, dos extremismos que tenha conduta ilibada na vida pública e privada. Para as confederações, Afif, “por sua historia, capacidade de dialogo e conciliação, é o nome ideal para presidir o país dentro de um projeto liberal”.

Canal Aberto

Dano ambiental. 300 mil toneladas. Essa foi a quantidade de material que vazou com o rompimento de mineroduto Minas-Rio – o maior mineroduto , que rompeu semana passada, em Santo Antonio do Grama, na Zona da Mata. Não houve vítimas, mas o abastecimento de água está comprometido. Só na cidade são cerca de 4.000 habitantes. No entanto, Rio Casca, onde moram cerca de 15 mil pessoas, também deve ser afetada, além de imóveis rurais. A Anglo American e o IBAMA falaram que não há risco da água ser contaminada. Acredite quem quiser néh?!

Envelhecimento do cérebro. Um novo estudo sugere que as dietas que combinam restrições de calorias com pouco consumo de gorduras podem conter o envelhecimento cerebral e ajudar na prevenção de doenças associadas como Alzheimer e outras demências. O artigo “Frontiers in Molecular Neuroscience”, também defende que essas dietas são relativamente mais eficazes na prevenção do envelhecimento do que a prática de atividade física.

Preços menores não garantem a sobrevivência dos hotéis. Uma guerra tarifária está sendo travada, desde o ano passado, com a desculpa da crise econômica nacional. E ainda existem administradores hoteleiro, que acreditam que quanto maior sua ocupação melhor é o resultado. Isso não é e nunca foi certo. Aliás, não foi isso que os hotéis fizeram para driblar a crise anterior, do final do século XX. Nesta época, os sobreviventes foram os alojamentos com melhor qualidade e assim também será a sobrevivência dos hotéis com relação à crise atual. Outra semelhança foi a que os nichos mais afetados sempre são as grandes capitais. Já o de turismo doméstico continua com o mesmo resultado. Via de regra, os administradores, gerentes e proprietários pouco informados entram na guerra tarifária e começam a ver seus rendimentos se esvaírem, pois não há crescimento na ocupação, mas, como não querem reduzir seus ganhos, começa a reduzir seus custos de forma errada, tal qual aquele administrador que acha que levar copos descartáveis é mais barato que comprar novos copos.