Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

PRESIDENTE TEMER – Já afirmei que o presidente da República, Michel Temer (PMDB), tem vontade de governar e, por isso, não se importa com as pesquisas que mostram um índice assustador de reprovação. Para Temer, o importante é promover as reformas que o país necessita e, apesar de todos os percalços, ele tem conseguido melhorar a economia do Brasil. Quando se espera momentos de paz no governo, vem uma nomeação de ministro para atrapalhar o ambiente. Veja o caso da deputada Cristiane Brasil (PTB), escolhida pelo Temer, depois que outro nome do partido esbarrou no ex-presidente José Sarney. Ninguém a vetou a não ser a própria justiça do trabalho a quem ela deve como cidadã, depois da denúncia de que não assinou a carteira do trabalhador e nem acertou com ele os seus direitos trabalhistas, o que é incompatível com o cargo de ministra do Trabalho. Parece que o próprio presidente persegue as crises. Se ele não estiver em crise, parece que não consegue governar.

PRESTÍGIO – Apesar de todas as dificuldades no enfrentamento da crise econômica, Fernando Pimentel (PT) tem grande prestígio com o Tribunal de Justiça de Minas e sua ação perante o colegiado daquela casa, pode influenciar em decisões importantes a serem tomadas nos próximos dias. O governador tem, hoje, o maior apoio na Assembleia Legislativa no Tribunal de Contas e, até mesmo, na Prefeitura de Belo Horizonte, onde conseguiu influenciar na indicação de Juca Ferreira para a Secretaria de Cultura da Cidade, um nome nacional que colocou em destaque um dos mais importantes setores da cultura mineira.

RODRIGO MAIA – O presidente da Câmara Federal, que assumiu o cargo pensando em ser governador do Rio de Janeiro, está com outros planos e vai peitar o desejo de Henrique Meirelles em ser o candidato do núcleo governamental a Presidência. Rodrigo Maia (DEM) já conta com apoio de cinco partidos para a nova empreitada. Nada mal para quem teve 54 mil votos para a reeleição da Câmara na última eleição e achava que não teria mais chances de voltar ao parlamento.

JÁ HENRIQUE MEIRELLES não conta com o apoio do presidente do PSD, o ministro Gilberto Kassab, que já declarou seu apoio a Geraldo Alckmin (PSDB).  Quando entrou para o PSD, Meirelles sabia que poderia ser uma opção na próxima eleição presidencial ainda nos tempos de Lula (PT).

TOMA LÁ, DA CÁ – Para conseguir os votos necessários para aprovação da reforma da Previdência, o presidente Temer vai disponibilizar R$ 10 bilhões para o seu ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. O dinheiro viria da economia que o governo faria só com a reforma da Previdência. Essa economia está prevista para começar a partir de fevereiro tão logo a reforma seja aprovada no Congresso. O dinheiro será usado para finalizar obras em redutos eleitorais dos deputados e senadores que votarem a favor.

O MINAS TÊNIS CLUBE, por meio do Programa Minas Tênis Solidário e do ObservaPed – Eixo Qualidade de Vida e Diagnóstico Precoce do Câncer na Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da UFMG, realizará de janeiro a abril, a exposição fotográfica itinerante 2018 Heróis de Verdade, que reúne pôsteres de 17 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, vestidos como super-heróis.

DA COCHEIRA

Na delação de Eike Batista fechada a poucos dias com o Ministério Público Federal, não consta o nome do senador Aécio Neves (PSDB). No entanto, os nomes de Lula (PT) e Sérgio Cabral (PMDB) são os mais citados.

Lula o filho do Brasil, filme sobre o ex-presidente que foi um fracasso de bilheteria, passou a ser investigado pelo pessoal da Lava Jato. Financiamento foi feito por meio da lei de incentivo à cultura do governo federal.

O governo federal teve que gastar R$ 40 bilhões com várias estatais nos últimos anos. Praticamente 18 continuam dependentes do dinheiro do tesouro nacional.

Decisão inócua a que a BHTrans tomou ao reservar o lado direito da pista da Rua Padre Eustáquio para o transporte coletivo. Instintivamente os ônibus trafegam pela direita e os veículos particulares pela esquerda. Até porque os pontos de ônibus ficam à direita.

Campanha surda dentro do PMDB mineiro. Quem será o companheiro de chapa de Fernando Pimentel (PT)? O Palácio dos Despachos prefere o deputado Fabio Ramalho. O nome do presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes ainda não foi de todo descartado.

Morte sentida na sociedade Mineira de Medicina foi a do médico oftalmologista Cleber Godinho. Mineiro de Caratinga, ele foi um dos mais importantes oftalmologistas do Estado. Querido por todos, deixa uma saudade imensa.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 14 de janeiro

Acimar dos Santos Antão

Maria Eliza Machado Soares Capanema

Ivanilda Lopes Rabelo

Segunda-feira, 15

Jornalista e advogado Maurílio Costa

Hélio Bomtempo Junior

Vânia Alcântara de Souza

Terça-feira, 16

Bruno Felipe Guedes Ferreira

Dr. Fabrício Carvalho Resende

Fernando Brandão

Quarta-feira, 17

Radialista Bethe Seixas

Judithe Fernando Elias

Luiz Henrique Lara

Quinta-feira, 18

Aurídes Maia

Almir Roberto da Silva

Sambista Reinan de Oliveira

Sexta-feira, 19

Jornalista Maria Cláudia Santos – Rádio Itatiaia

Gutemberg de Oliveira

Júlio Cesar Ferreira

Sábado, 20

66 Anos de fundação da Rádio Itatiaia

Lomelino de Andrade Couto

William Sebastião Penido do Vale

Célia Rodrigues

A todos, os nossos parabéns!