Home > Cidades > 19ª Volta Internacional da Pampulha

19ª Volta Internacional da Pampulha

Domingo é dia de correr em Belo Horizonte, pois a cidade irá sediar a 19ª Volta Internacional da Pampulha que é uma atração para corredores profissionais e amadores. Segundo a assessoria de imprensa do evento, cerca de 14 mil pessoas se inscreveram para a corrida. A prova reúne alguns dos melhores atletas do Brasil e do exterior. O desafio dos participantes é conseguir o melhor tempo nos 17,8 km em torno da Lagoa da Pampulha.

A programação de largadas começará a partir das 7h43, com a categoria Atleta Cadeirante, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – Praça Iemanjá. Enquanto que a Elite feminino largará às 7h45, e por fim, a Elite masculino, Pelotão Premium, Atleta com Deficiência e Pelotão Geral começarão às 8h.

O esporte tem ganhado visibilidade no país e um dos destaque da prova é o mineiro Giovani dos Santos, que venceu as cinco edições realizadas e pode ser novamente a atração deste ano. Já no feminino, a paranaense Joziane Cardoso venceu em 2014, acabando com a hegemonia das estrangeiras, e foi vice no ano passado, sendo uma esperança brasileira na disputa.


Estrutura

A prova oferecerá apoio médico, acessos, hidratação, lanches etc para o número oficial de inscritos. Portanto, não serão disponibilizados recursos extras para atletas que não estejam inscritos oficialmente (pipocas).


O advogado Thiago Magalhães, 34, será um dos corredores da prova. Ele conta que pratica o esporte há 3 anos e essa é a terceira vez que participa desse evento. Em relação as expectativas, Magalhães diz que será uma corrida de superação. “Como estive parado há quase 1 ano, não buscarei um tempo sensacional na prova, mas farei o melhor que conseguir. Voltei efetivamente a praticar há 6 semanas, com treinos focados para a Volta da Pampulha. O plano é fechar em aproximadamente 01h25m.

Kelsen Ribeiro, 28, também advogado, participará pela terceira vez da corrida neste domingo. Ele diz que está treinando há 2 meses. “Quero terminar em um bom tempo e me sentindo confortável fisicamente”, almeja.

Premiação

Segundo o regulamento, todo atleta oficialmente inscrito, que completar o evento dentro do tempo máximo previsto receberá medalha de participação.

Os cinco primeiros classificados da categoria Pelotão Geral (masculino e feminino) receberão a medalha de participação,troféu ou medalha especial, além de incentivo em dinheiro.

Já os participantes da categoria Atleta Cadeirante (masculino e feminino), apenas os três primeiros classificados receberão medalha de participação, um troféu ou medalha especial e incentivo em dinheiro. Veja o regulamento completo no site.


Saiba mais

A 19ª Volta Internacional da Pampulha tem realização e organização da Globo e Yescom, com apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo do Estado de Minas Gerais. O patrocínio é do Bradesco, com copatrocínio de Café 3 Corações, Probiótica, Unimed BH e Itambé Pró. O apoio é de Gatorade, Polar, Cânfora Bravir, Grupo Dois Cunhados, Montevérgine e Água PassaQuatro. A promoção e transmissão é da Globo. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.