Home > Artigo > Construindo um futuro melhor

Construindo um futuro melhor

Na semana em que completou 31 anos, a Fundação CDL Pró-Criança apresentou a sua nova unidade, o Centro de Desenvolvimento Social. Localizado no centro da capital mineira, o Centro conta com uma estrutura moderna e ampla, com capacidade para atender diariamente 200 jovens em cada turno (manhã e tarde), totalizando 2 mil por semana e 8 mil por mês. Atualmente, circulam diariamente em média 225 jovens pelo espaço e 4,5 mil mensalmente.

Na unidade são oferecidos cursos de formação profissional aos jovens atendidos pelo Programa Educação e Trabalho (PET). Também são realizadas as oficinas introdutórias de formação ao mercado de trabalho do programa que são: auxiliar administrativo, comércio e serviço e logística. O objetivo do Centro de Desenvolvimento é, além da capacitação dos aprendizes, o desenvolvimento dos demais projetos sociais da fundação, que atualmente são: “Ver é Bom Demais”, “Sorridente”, “Brincadeira é Coisa Séria”, “Natal de Todo Mundo” e o “Programa de Estágio Grandes Talentos”.

As iniciativas promovidas pela fundação contemplam áreas da educação, cultura, saúde, esporte, lazer e meio ambiente, além de promover a assistência odontológica e oftalmológica para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O desenvolvimento social desses públicos é o objetivo primário de todas as ações realizadas.

Ser o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis é o principal objetivo do Programa Educação e Trabalho. Ele possibilita que os aprendizes atuem com qualidade e responsabilidade nos diversos segmentos empresariais. Durante todo o período de aprendizagem, os adolescentes recebem uma formação técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, acompanhados por uma equipe especializada. Com o programa, os aprendizes têm a chance de iniciar sua carreira profissional em grandes empresas, e, em alguns casos serem promovidos para o quadro de funcionários.

A média de inscrições para o programa no último trimestre foi de 1.162 jovens por mês. Elas são feitas diariamente e os interessados são chamados para o processo seletivo, conforme demanda das empresas. Por mês, são encaminhados 190 jovens para serem entrevistados pelas empresas e 85 para contratação. Desde seu início, o PET já capacitou cerca de 12 mil jovens e inseriu mais de 4 mil no mercado de trabalho.

As ações da fundação promovem o desenvolvimento integral da criança e do adolescente por meio de ações permanentes que garantem o acesso a seus direitos fundamentais, como inclusão social, qualificação para o mercado de trabalho, assistência social e saúde. São 31 anos de atuação com a missão de levar igualdade de oportunidades às pessoas e contribuir para a construção de um futuro melhor, fortalecendo e exercendo a cidadania.

Em seus 31 anos de existência, a Fundação CDL Pró-Criança já mudou a vida de milhares de pessoas. Nós, empresários, sabemos que é necessário investir no futuro das nossas crianças e jovens, pois nossas empresas dependem disso: eles serão não apenas os nossos funcionários do futuro, como também os consumidores dos nossos serviços e produtos e, principalmente, os condutores da nossa sociedade.

*Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas
de Belo Horizonte (CDL/BH)