Home > Artigo > Novidade no futebol mineiro

Novidade no futebol mineiro

A elite do nosso futebol tem convidado novo e especial. Está entrando no salão nobre um jovem simpático, empolgado e organizado personagem. Seu nome é Coimbra Sports, mais do que um time de futebol, um clube que nasceu forte, saudável e com saúde para crescer muito.

Nasceu em Nova Lima em 1986, fruto do sonho de vários jovens apaixonados pela bola e fãs do craque Zico. Por esta razão batizaram o time com o nome do ídolo: Artur Antunes Coimbra. Acertaram em cheio. O clube nasceu para brilhar.

Até 2006 era totalmente amador. Nesta época um grupo de empresários resolveu assumir e transformar tudo num clube empresa. Em 2009 virou time profissional com o objetivo de disputar a segunda divisão do Campeonato Mineiro. Uma experiência superválida.

O grande salto aconteceu em 2016 com a mudança da sede para Contagem e início da construção de um moderno centro de treinamentos, cujo patrono é o empresário Flávio Pentagna Guimarães, um dos maiores empresários do Brasil.

Com 100 mil metros quadrados, dois gramados oficiais, um deles com um pequeno estádio com arquibancadas, alojamentos, vestiários, academia completa, departamento médico e auditório. O espaço recebe os atletas do sub-20 e do profissional.

Com essa estrutura, ainda em fase de complementação e uma gestão altamente qualificada, o Coimbra Sports vem cumprindo seus objetivos, seguindo à risca um planejamento bem construído e muito acima do que é feito nos maiores clubes do Brasil.

Dentro de campo é um sucesso. Subiu da segunda divisão para o módulo dois, conquistou o titulo desta série e, agora, em 2020 chega com moral no módulo I. O principal do futebol mineiro.

O Coimbra Sports tem como mascote a águia que simboliza a vitória. Uma ave forte e com visão para superar obstáculos. Certamente vai levar o clube a voos cada vez mais altos.

O time utiliza a cor laranja em seu uniforme. Dando um visual moderno e potente, lembrando à famosa laranja mecânica holandesa. O clube valoriza muito os jovens talentos, dando oportunidade a jogadores que, por vários motivos, não conseguem jogar em outros times, mesclando esta juventude com jogadores experientes, formando assim um tempero interessante.

Ao mesmo tempo vai formatando sua base, forjando valores para seu futuro, inclusive promovendo uma interessante captação de garotos que sonham em jogar futebol. Os interessados se inscrevem no site do clube e são chamados para testes.

Administrado como uma empresa, com planejamento, orçamento e gestão profissional, o Coimbra é um exemplo que precisa ser olhado com atenção pelos demais clubes, tradicionais ou não.

Outro trabalho interessante é que o Coimbra está abraçando com carinho a população da cidade de Contagem, sua sede. Apoia e interage com os movimentos sociais e esportivos do município, fornece ônibus para levar populares aos jogos e muitas outras ações importantes. Aos poucos vai formando seu público torcedor e quem sabe se transformando no segundo time da maioria.

A simpatia do clube é tão forte que boa parte da imprensa esportiva abriu espaço para divulgar a novidade. Jogos do caçula estão sendo transmitidos pelas modernas rádios webs. Grupos de jornalistas participam ativamente da vida do time via redes sociais. A Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) vem recebendo diversos pedidos de credenciamento para cobertura do Coimbra. É um clube novo, sem muitos torcedores, mas esbanjando alegria, simpatia e totalmente integrado as mais avançadas tecnologias.

No momento que vivenciamos com tristeza a falência de diversos times do nosso interior, alguns já extintos e observamos vários grandes clubes do Brasil totalmente endividados, vendendo seus craques e buscando reforços em países sem tradição no futebol para suprir suas carências, é de uma esperança gigantesca ver surgir um novo clube com administração enxuta, séria e comprometida em fazer bem feito.

Que os deuses do futebol iluminem o caminho do Coimbra Sports. Por tudo que estão realizando dentro e fora de campo merecem aplausos e votos de sucesso sempre.