Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kalil fora do PHS?

Circulam nos corredores da Assembleia Legislativa informações sobre uma possível revoada de nomes influentes que estariam prestes a deixar o PHS, comandado pelo deputado federal Marcelo Aro. Entre os prováveis políticos a abandonar o barco, consta o do prefeito de BH, Alexandre Kalil. A conferir.

Embate ideológico

Volta e meia, alguns ex-militantes políticos, que foram perseguidos pelos militares no período da Ditadura, acionam a Justiça para buscar direitos. Mas, na opinião da professora de direito constitucional da USP, Maristela Basso, a Lei de Anistia não prevê privilégio para qualquer das partes. “A não ser que o Supremo Tribunal Federal faça uma revisão do texto aprovado pelo Congresso, definindo as novas regras sobre este polêmico tema”, afirma a mestre.

O presidente e os banqueiros

Na avaliação do jornalista e comentarista político mineiro Carlos Lindenberg, o presidente Michel Temer (PMDB) foi para o lugar da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com o objetivo de promover as reformas exigidas pelo mercado.

Ainda sobre Temer

As reações em relação à votação recente do pedido de autorização para processar o presidente Temer (PMDB) – ação que foi barrada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal – ainda continuam repercutindo. Para o cientista político de São Paulo, José Álvaro Moisés, ao participar do programa de TV, o ambiente da votação foi transformado em um cenário de guerra, um verdadeiro show de horrores e muita baixaria.

Cena final. Esse tipo de exemplo não é bom para ninguém, especialmente, para os jovens e futuros nomes públicos que podem comandar o nosso país.

Brasileiro mais politizado

“Além dos efeitos notórios, provocados pela Operação Lava Jato, existe outra realidade: esse evento fez com que o brasileiros se interessassem mais pela a política de maneira excepcional”. Opinião da socióloga Isabelle Anchieta, da PUC Minas.

Judiciário na berlinda

Instigado por jornalistas a fazer uma análise das reformas em discussão, especialmente, no tangente à equiparação dos salários dos funcionários públicos em geral, o professor de direito constitucional da UFMG, Emilio Peluso opinou: “A reforma tem de ser geral, e o Judiciário também tem de dar bom exemplo, mesmo porque se trata de um poder envolto em uma casta intocável”. Sentenciou o professor durante o programa Cena Política, da BHNews TV.

Economia e política

Vejam como são as coisas, a aprovação da Reforma Trabalhista deu mais fôlego ao presidente da República Michel Temer (PMDB), inclusive, facilitou a sua vitória na Comissão de Constituição e Justiça. Essa é a avaliação do cientista política mineiro, Oswaldo Dehon. Será, gente?

Política estadual

Comentários de bastidores da política mineira apontam para uma luz no fim do túnel em relação à briga interna do PMDB estadual. No caso, o presidente da Assembleia Adalclever Lopes seria candidato ao Senado e o deputado federal Rodrigo Pacheco se tornaria candidato a vice- governador na chapa com o PT. Resta saber se o governador Fernando Pimentel (PT) aceitaria essa composição, óbvio.

Comentário final. O grupo de parlamentares estaduais do PMDB continua jogando pesado, visando isolar o atual presidente do partido, o vice-governador Antônio Andrade. Coisas da política mineira.

Direita nacional

Com um discurso indefinido, o senador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), começa a colher assinaturas de parlamentares para criar uma Frente Ampla em favor do Brasil. Na opinião de jornalistas de Brasília, está sendo articulada um movimento de pessoas com mais identidade aos assuntos da direita, embora o político não tenha coragem de falar sobre essa realidade claramente.

Cena final. Nos bastidores, Requião continua sendo um crítico do governo federal. Difícil de saber o que, efetivamente, planeja o senador.

Problemas em Esmeraldas

Semana passada, a Polícia Civil de Minas comandou uma operação que resultou na prisão de várias pessoas, inclusive, dois ex-prefeitos de Esmeraldas, cidade da região metropolitana de BH. Sendo que, todos eles estão sob suspeita de corrupção. Além disso, registra-se, por outro lado, que a situação financeira do município é tão grave que, neste início de ano, a assessoria do prefeito estava sem telefone. Agora, com o fim da roubalheira por lá, tudo deve mudar. Claro!

PT na arapuca

O professor emérito da USP, Ruy Fausto, acredita que o Partido do Trabalhadores (PT) caiu na arapuca da corrupção, complicando, por completo, a estrutura da esquerda no Brasil. Como diz o ditado popular: “quem viver, verá”.

Sucessão no Cruzeiro

Enquanto no Atlético o assunto sucessão é tratado a sete chaves, a eleição para presidente do Cruzeiro está na boca da torcida. Por enquanto, já são quatro os nomes dispostos a entrarem na disputa pelo posto.

Tchau, Fiat

Depois de mais de 20 anos comandando a comunicação social e coorporativa da Fiat, o jornalista Marco Antônio Lage está deixando o posto. Detalhe é que, embora seja mineiro, ele manteve mais contato com os jornalistas e comunicadores de São Paulo do que com os profissionais de Minas. O poder faz cada coisa, gente…

Dinis no Mercado Central

Realmente a sucessão mineira está começando. Tanto que um dos postulantes ao cargo de governador, o ex-presidente da Assembleia Dinis Pinheiro (PP) já está articulando uma visita ao Mercado Central, para contato com os visitantes e comerciantes de lá. Claro que depois dele, outros também irão, podem apostar.

Problemas em BH

Embora a Prefeitura de Belo Horizonte esteja jogando pesado para retirar os camelôs do Centro da cidade, a verdade é que o problema persiste. Muitos deles estão desafiando a orientação do prefeito Alexandre Kalil (PHS) e ficam vendendo os seus produtos em esquinas onde os fiscais não estão presentes. Ou seja, vai ser uma luta complicada, com certeza.

Alberto Pinto nos bastidores

Distante do noticiário político da capital, o ex-governador Alberto Pinto Coelho continua articulando politicamente nos bastidores. Presidente do Partido Progressista, ele recebe, semanalmente, dezenas de visitantes, inclusive, muitos prefeitos para um dedo de prosa. Em pauta, o jogo do ano eleitoral de 2018.

Previsão pessimista

Comentaristas econômicos das redes nacionais de TVs, fazem as mais diferentes previsões em relação ao cenário para o próximo ano. Existem até os mais cáusticos, que são capazes de prever um dado sério: se não mudar o perfil da economia de negativo para positivo, em 3 anos, o número de desempregados no país poderá saltar dos 14 milhões para 20 milhões. Ave Maria, gente!