Home > Cidades > Estudantes se mobilizam para evitar fim do Cinearte Palace

Estudantes se mobilizam para evitar fim do Cinearte Palace

Após quase sete décadas, o último cinema de rua de Juiz de Fora encerrou suas atividades. O prédio onde o Cinearte Palace está instalado na esquina das ruas Halfeld e Batista de Oliveira foi arrematado pela quantia de R$ 6,745 milhões, por meio de um leilão realizado em 2015. E há exatos 2 anos após a venda, o novo proprietário notificou a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), manifestando o desejo de mudar a destinação do local e iniciar as obras de reformas em junho.

O Cinearte Palace foi construído em Art Déco e inaugurado em 1948. O local possui grande importância arquitetônica e tem sua fachada e volumetria tombadas pelo patrimônio histórico municipal. Em 2014, um processo de tombamento do interior foi solicitado, com o intuito de impedir qualquer intervenção do lado de dentro do imóvel. Porém, não houve aprovação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). Diante da notícia do encerramento, diversos movimentos criados por estudantes surgiram para evitar que o cinema feche as portas.

“Salve Cine Palace”
Uma delas é a campanha denominada “Salve Cine Palace”, organizada por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com uma das organizadoras, Larissa Oliveira, 22, o objetivo é resgatar as memórias e manter o uso do espaço como cinema. “Já tínhamos essa ideia de mobilização há algum tempo. Nossa intenção é tentar agregar o máximo de pessoas possíveis, principalmente a população que frequenta e cineastas”.

Para isso, criaram uma página no Facebook, que já conta com mais de 1.300 curtidas. Eles pretendem elaborar um abaixo-assinado contra o fechamento do local. No cronograma também estão debates, exibições de peças de teatro e filmes, bem como exposição de fotos em frente ao espaço. “A empresa tem o direito de dar qualquer outro fim ao espaço, mas isso traz uma grande perda cultural para nossa cidade. Queremos sensibilizar a população sobre a importância do cinema”, afirma Larissa.

“Palace Resiste”
Outro grupo que também se manifestou foi o de estudantes de jornalismo da Estácio também se mobilizaram. Uma das organizadoras Amanda Andrade, 20, explica que a intenção é chamar a atenção da população para a importância do espaço. “Nós fizemos um trabalho neste semestre sobre os cinemas de Juiz de Fora. Logo depois recebemos a notícia do fechamento do Palace. A partir daí tivemos a ideia de montar a campanha”. Ela conta que divulgou a ação em um grupo no Facebook, com mais de 400 mil membros, pedindo apoio dos internautas.

Os pretendem chamar a atenção para a importância do espaço e convidar a população para assinar uma petição online contra o fechamento do cinema. “Nós sabemos que não será fácil, mas em favor da cultura da cidade, temos que pelo menos tentar impedir o fechamento”, diz. A meta dos alunos é colher 10 mil assinaturas e entregar o documento na Câmara Municipal e na Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, para que a causa também seja discutida pelas autoridades.