Home > Cidades > Antônio Almas é o novo prefeito de Juiz de Fora

Antônio Almas é o novo prefeito de Juiz de Fora

Em sessão solene realizada no dia 6 de abril na Câmara Municipal, Antônio Almas (PSDB) tomou posse como novo chefe do Executivo de Juiz de Fora. Ele será o 23º prefeito da cidade. Na cerimônia, falou sobre a continuidade do trabalho de seu antecessor e afirmou que pretende cumprir o mandato até o final. “Fomos eleitos em cima de um programa de governo que era o nosso compromisso formal com a cidade. Foi com essa expressão de vontade que a população fez esse contrato conosco, nos dando a possibilidade de administrar os seus desejos. E é isso que vamos continuar fazendo. Manter os compromissos firmados, pois eles não se encerraram na renúncia de Bruno Siqueira (MDB)”.

Ele destacou que sabe das dificuldades em administrar uma cidade do porte de Juiz de Fora, principalmente no momento em que o país vive uma crise política. No entanto, o novo prefeito garantiu estar preparado. “Este é o maior desafio da minha vida: servir e governar minha cidade natal. Sei que não será uma tarefa fácil, mas agora, mais do que nunca, vou me dedicar de corpo e alma para construir uma cidade cada dia melhor para todos”, disse.

Almas declarou que a princípio não deve fazer grandes mudanças. “Será uma continuidade de governo. Meu toque pessoal será dado, tanto na configuração da equipe, quanto na prática política, mas ainda é cedo para confirmar quais alterações serão feitas. O compromisso é manter a austeridade e eficiência da gestão anterior”.

Desde que foi empossado, duas pastas tiveram alterações. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), João de Matos Neto, e o de Desenvolvimento Social (SDS), Abraão Ribeiro, foram exonerados do cargo a pedido dos mesmos. A socióloga Tammy Claret assume a SDS. Já o superintendente da Funalfa, Rômulo Veiga, responde interinamente pela Sedettur e irá acumular as duas funções até a nomeação definitiva do novo titular.

Nova gestão

Entre as principais prioridades para os primeiros meses de gestão, Almas foca em saúde e turismo. “Temos uma boa cobertura na atenção primária, mas precisamos avançar na questão das especialidades. Em breve, vamos apresentar um projeto”, diz sem muitos detalhes. Explorar e fomentar os potenciais turísticos da cidade também é uma das intenções do novo prefeito. “Juiz de Fora tem um potencial turístico que é mal explorado. Quero avançar em uma ação bem concreta nessa questão”. Para fomentar o turismo, ele fala em possíveis parcerias, bem como incentivo gastronomia. “Precisamos fazer com que a economia cresça, para garantir o desenvolvimento social e melhorar a qualidade da assistência à nossa população que está em situação de maior vulnerabilidade”.

Almas tem  60 anos e foi vice-prefeito de Bruno Siqueira nas eleições de 2016. Ele é médico nefrologista há 34 anos, casado e pai de dois filhos. Foi vereador em Juiz de Fora por dois mandatos consecutivos, de 1993 a 1996 e de 1997 a 2000. Se candidatou ao cargo de vice-prefeito em 2004, ao lado de Custódio Mattos (PSDB), mas não foi eleito na época.