O faturamento do segmento supermercadista mineiro atingiu R$ 35,8 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 2,98% em relação a 2017. Os dados são da pesquisa “Termômetro de Vendas”, da Associação Mineira de Supermercados (Amis). O resultado está acima das projeções da entidade, que previa avanço de 2,80%.
Esperava-se, no início de 2018, que 60 lojas seriam inauguradas ao longo do ano em todo o Estado. A expectativa foi superada, com 69 novas unidades. A Amis aponta também investimentos acima do estimado, passando dos esperados R$ 440 milhões para R$ 514 milhões.
Segundo o superintendente da associação, Claret Nametala, o modelo atacarejo ganhou força o ano passado, com 25 unidades, sendo 22 novas lojas e três transformadas de outros formatos. “Mas o varejo de vizinhança continua predominando nos investimentos supermercadistas e recebendo mais atenção dos empresários. Durante o ano, foram abertas 45 unidades. Os outros dois estabelecimentos abertos foram um hipermercado compacto e uma Express, modelo de pequenas lojas que devem ganhar força no setor em 2019”, afirma Nametala.
Como explica o analista e professor de economia Alexandre Miserani, o crescimento do setor supermercadista é um dos parâmetros utilizados para verificar uma possível reação da economia. “Um crescimento de 2,98% é bastante considerável tendo em vista o pífio crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos 4 anos”, analisa. De acordo com o Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia brasileira cresceu 1,1% em 2018.
Ainda segundo Misserani, o crescimento é reflexo do consumo das famílias brasileiras que estão indo mais ao supermercado. “E o mais importante, esse número pode refletir uma diversidade de classes sociais diferentes e de maior contingente de pessoas”.
O analista, porém, acrescenta que este não é o único fator a ser observado para determinar as respostas econômicas. “A economia ainda é pífia, mas o dado da rede supermercadista é extremamente relevante. Essa informação precisa ser aferida de 3 a 4 meses para verificarmos se realmente isso tem acontecido recorrentemente”, pondera. Segundo dados da Amis, nos últimos 8 meses de 2018, o crescimento dos supermercados esteve acima de 2,5%.
Projeções 2019
As principais redes do Estado já anunciaram a manutenção ou ampliação dos investimentos em abertura ou reforma de lojas em 2019. “De acordo com os dados iniciais, cerca de 70 unidades deverão ser inauguradas, com novos avanços na geração de empregos que devem chegar a 7,3 mil novos postos”, diz Nametala.
São os planos da rede de supermercados Bahamas. Fundado em Juiz de Fora, o grupo, que nasceu de um bar, atua em 12 cidades e emprega 7.800 mil pessoas. No ano passado, a rede investiu R$ 100 milhões na abertura de 5 lojas em 4 cidades. O retorno foi um crescimento de 9,5%. “O desenvolvimento chegou próximo a dois dígitos e pode ser considerado bom. Estamos projetando 2019 de forma otimista com possibilidades de inaugurar até 15 novas unidades”, prevê o gerente de marketing do grupo, Nélson Júnior.