Deputado X Justiça Federal
Tida como uma das famílias mais abastadas de Minas, Newton Cardoso e agora seu filho, o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB), terão de esclarecer na Justiça a denúncia, segundo a qual gastaram algo em torno de R$ 3 milhões de verba do gabinete para pagar empregados em suas residências particulares. Mesmo depois de falecido, Newtão continua rendendo manchetes.
Eduardo Costa, senador?
Bastou haver uma insinuação indicando a possibilidade do jornalista Eduardo Costa (Rádio Itatiaia) ser um possível candidato ao Senado, no próximo ano, para que manifestações nas redes sociais tentassem desmerecer os valores do comunicador. Para isso, editaram fora de contexto, apenas um pequeno trecho de uma opinião dele na rádio, quando procedeu a uma completa análise sobre os processos e a situação vivida pelos políticos brasileiros da era Lula (PT), até chegar na tentativa de golpe de Estado, em 2023.
Falta diplomacia
Mesmo sendo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo, continua sendo preterido em alguns grandes eventos no Estado. Em alguns casos, ele até é convidado, porém, por falta de prestígio, fica acomodado em posição sem destaque.
Ganância petista
O levantamento ainda carece de ser confirmado, porém, nos bastidores da Assembleia Legislativa, consta que dos 27 cargos de terceiro escalão do governo federal em Minas, uma média de 80% estão sob a direção dos indicados pelo Partido dos Trabalhadores. A reclamação é que o governo não é do PT, e sim de uma aliança, incluindo alguns outros partidos.
Política em Divinópolis
Circula na imprensa de Belo Horizonte a informação apontando possíveis irregularidades em um concurso público na Prefeitura de Divinópolis, no Oeste de Minas. Só para registrar, o prefeito local, Gleidson Azevedo (Novo), é irmão do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).
Política no Triângulo Mineiro
Mencionado em várias oportunidades como pré-candidato ao Senado no próximo ano, o ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), segue com uma forte liderança no Triângulo Mineiro, havendo chances de ser mais popular naquela Praça do que o próprio governador Romeu Zema (Novo).
Política em BH
Durante a administração de Gabriel Azevedo (MDB) na presidência da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, o clima era sempre de confronto com o prefeito. Agora, mesmo sendo de campos políticos opostos, o atual presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), também possui divergências com o chefe do Executivo, porém, com mais placidez.
Direita e o viés golpista
“Acha que a extrema-direita e a própria direita têm prestígio e pode conquistar o poder no voto. Com viés ideológico bem nítido, deveriam seguir o caminho da busca do poder através de eleições, ao invés de ficarem esperando por golpes militares”. Opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.
Brasil/Estados Unidos
Para o cientista político e economista Ricardo Sennes, existe uma questão política a ser resolvida, quando se trata do envolvimento dos Estados Unidos com o Brasil. “Se levar em consideração apenas o resultado da balança comercial, é nítida a vantagem dos americanos nas transações comerciais com os brasileiros”.
Política nacional
A crônica política de Brasília comenta que os membros do centrão estão de olho no que vai acontecer com o governo Lula (PT), mas já pensando em como vão atuar no período seguinte. Para os comunicadores, são parlamentares profissionais que nunca querem ficar de fora do Poder Central.
Emendas parlamentares
Com relação à ganância dos parlamentares pelas emendas parlamentares, uma situação começa a ser debatida nos bastidores. Para especialistas, esse instrumento de transferência de recursos públicos ocorre quase sempre para entidades não governamentais, servindo, em muitas oportunidades, aos interesses particulares dos políticos.
Fome dos brasileiros
Dados divulgados recentemente pelo governo brasileiro comprovam a existência de 1,3 milhão de pessoas com dificuldade de alimentação, inclusive, muitas delas recebem algum tipo de benefício social.
Situação complicada
Logo após o Carnaval, o governador Romeu Zema (Novo) visitou seis cidades do Oeste mineiro. Como não tem muita obra para mostrar, aproveita para demonstrar simplicidade e simpatia, sempre mencionado o nome de seu vice-governador, Mateus Simões (Novo). Com certeza, estão de olho no pleito de 2026.
Alckmin sem holofotes
A experiente jornalista Ana Flor, vaticinou que o vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin (PSB), tem atuado firme, porém, sem buscar a claridade dos holofotes para minimizar os efeitos da guerra comercial entre Estados Unidos e Brasil.