Depois de ganhar o título conquistado durante o Findinexa Brasil, evento especializado em empreendedorismo jovem realizado em outubro, Daniel Reis e Fabrício Nascimento e mais 29 alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, estão se preparando para disputar a final do Company of the Year 2024, que elegerá a melhor miniempresa das Américas, com a miniempresa La Bio.
A iniciativa surgiu a partir de um projeto da ONG Junior Achievement, que leva o empreendedorismo jovem para dentro das escolas. Esta será a segunda vez que alunos do colégio mineiro participam do prêmio internacional.
Após diversas propostas, a ideia de produzir um hidratante labial composto por óleo de coco, manteiga de cacau, cera de abelha e óleo essencial para dar sabor ao produto foi escolhida. “Fizemos vários testes para conseguir uma fórmula para o produto, que traz uma proposta inovadora: não utilizar nenhum componente industrializado ou potencialmente prejudicial à saúde, pois grande parte dos hidratantes labiais disponíveis no mercado contém derivados de petróleo. A embalagem do hidratante também foi planejada para ser sustentável. Desenvolvida pelos alunos, é feita de papel e impermeabilizada com cera de abelha”, afirma Daniel Reis.
A empresa também precisava atuar com impacto social. Uma das ações ocorreu na ONG Laço, que atende pessoas em vulnerabilidade social e com sofrimento psíquico. Fabrício Nascimento destaca o impacto positivo desse trabalho. “Conseguimos mostrar que a produção do hidratante labial pode ser rentável e satisfatória, auxiliando no processo de reintegração dessas pessoas”.
Os alunos receberam orientação do professor Ronan Braga, que se diz privilegiado por participar do projeto da La Bio. “Acho que isso é um salário indireto que vale ouro para mim. Poder estar em uma sala de aula, mostrando aos alunos como é a vida real, e como eles podem usar sua criatividade, inteligência e talento para construir uma vida feliz e também impactar o ambiente e as pessoas ao seu redor”.
Fabrício Nascimento relata que a sensação após a premiação no Piauí, que garantiu a vaga para disputar o COY 2024 no Uruguai, foi de felicidade e satisfação com o trabalho realizado por todos os colaboradores da empresa. Ele explica como está a preparação para o prêmio. “Estamos produzindo alguns itens para levar, organizando a decoração do nosso estande para o dia da feira e preparando a apresentação em português, espanhol e inglês”.
De acordo com Daniel Reis, a ideia é dar continuidade ao projeto além da sala de aula. “Queremos formalizar a empresa com um CNPJ e continuar o trabalho da La Bio. Desenvolver outros itens, além do hidratante labial, sempre com foco na sustentabilidade. Acredito que o produto e a proposta da empresa têm um potencial enorme”.
Empreendedorismo nas escolas
Ronan Braga destaca a importância de uma educação empreendedora para os alunos, desenvolvendo uma série de habilidades que ampliam suas possibilidades de carreira e trazem benefícios pessoais. “Quando eles começam a entender que precisam estabelecer metas e estratégias para a vida e para o desempenho escolar, estou os ajudando. Afinal, o maior empreendimento que terão será a própria vida”.