Um dos eventos mais grandiosos aconteceu na semana passada, no Expominas, em Belo Horizonte. O 39º Congresso Mineiro de Municípios, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), contou com a presença de centenas de prefeitos, vereadores e personalidades ligadas ao sistema municipalista mineiro. Ao longo dos anos, o certame se transformou em um espaço para debates de ideias e defesa de projetos, com a finalidade de melhor atender às cidades e suas inúmeras reivindicações.
Em um discurso essencialmente direcionado às autoridades de Brasília, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius, pleiteou o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), no sentido de encaminhar positivamente o projeto da desoneração da folha de pagamento dos funcionários dos municípios.
A presença de autoridades mineiras foi maciça. Praticamente todos os deputados estaduais mineiros, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD); o governador Romeu Zema (Novo), o vice-governador Mateus Simões (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB); parlamentares federais, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo; o presidente do Sebrae Minas e também da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva e o dirigente da Fiemg, Flávio Roscoe.
Não há referência no cenário nacional da promoção de igual grandeza em todos os estados. Durante dois dias, cerca de 12 mil pessoas circularam pelos corredores do certame. Todos se entusiasmaram com as pautas debatidas pelos especialistas, com representantes de todos os segmentos direcionados e de planejamento municipal, perpassado por conexão com as diretrizes e pensamentos dos órgãos controladores, como Tribunal de Contas de Minas Gerais, Ministério Público, gestão do clima e discussão sobre o período eleitoral.
Foram mais de 300 palestras relacionadas às cidades inteligentes, como inovação, tecnologia, governança, mobilidade urbana e proteção do meio ambiente. Salas temáticas e fóruns debateram assuntos como mudanças climáticas, catástrofes naturais, iluminação pública, gestão e consórcios, convênios, nova lei para contratação de publicidade, comunicação em ano de eleição e licitação pública para contratações em geral.
É até difícil traduzir em palavras a expressão fática da importância do acontecimento, que reuniu toda a gama de líderes mineiros da atualidade em um só ambiente.