Home > Cultura e Turismo > Livro “O Menino no Espelho” ganha versão em quadrinhos

Livro “O Menino no Espelho” ganha versão em quadrinhos

Foto: Divulgação

Em homenagem ao centenário do escritor mineiro Fernando Sabino, uma das suas principais obras, “O Menino no Espelho”, ganhou uma nova versão em quadrinhos voltada para o público infantojuvenil. A coleção “O Menino no Espelho”, da Crivo Editorial, terá 12 volumes, produzidos por 12 quadrinistas diferentes.

Os primeiros três foram lançados em maio, durante o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte. A previsão é que mais quatro sejam divulgados em agosto e os últimos cinco em outubro. Os livros podem ser adquiridos nas principais livrarias, na Amazon e no site da editora loja.crivoeditorial.com.br.

O editor-chefe da Crivo Editorial, Lucas Maroca, conta que a ideia de produzir algo em homenagem a Fernando Sabino surgiu logo após conhecer o filho do escritor, no final de 2023. “Na oportunidade, Bernardo Sabino nos apresentou algumas revistas com contos e crônicas do seu pai e falamos sobre nosso interesse na publicação. Pensamos em dar uma nova roupagem para este escritor tão icônico e lido da literatura brasileira”.

“Assim surgiu a ideia de lançar sua obra mais lida, ‘O Menino no Espelho’ em quadrinhos, dando a esta obra, que conta com quase 90 edições, uma outra linguagem. E no sentido de inovar ainda mais, transformamos o livro em uma coleção na qual cada capítulo é um livreto diferente, com um ilustrador diferente”, acrescenta.

Maroca destaca que a obra de Fernando Sabino marcou toda uma geração. “Livros como o ‘Encontro Marcado’ influenciavam o comportamento de jovens e traduzia com maestria a juventude até a vida adulta. ‘O Menino no Espelho’, por sua vez, é um retrato universal e sem igual da infância de um menino e suas peripécias pelo mundo da fantasia e da realidade. Aliás, narrado com humor refinado, graça e leveza. Não por acaso é um dos livros mais emblemáticos e lidos nas escolas brasileiras”.

Os ilustradores responsáveis por transformar “O Menino e o Homem”, “Galinha ao Molho Pardo” e “O Canivetinho Vermelho” contaram sobre as suas experiências ao realizar o trabalho e avaliam que podem alcançar novos públicos. João Belo, que ilustrou o primeiro volume, acredita que adaptar a obra de Fernando Sabino em quadrinhos é uma celebração à produção artística e cultural.

“Um clássico da literatura que ainda não havia flertado com os quadrinhos, uma linguagem tão bem representada por grandes artistas conterrâneos de Sabino. O texto de ‘O Menino no Espelho’ é imagético e dinâmico e, alinhado à linguagem das histórias em quadrinhos, tem grande potencial para levar a obra a novos leitores e trazer novos sabores aos já habituados à leitura do grande autor”.

Clara Fernandes, responsável pelos quadrinhos de “Galinha ao Molho Pardo”, lembra que é a primeira vez que a obra de Fernando Sabino é trazida neste formato como um complemento e uma homenagem a um autor tão importante para a literatura mineira.

“A obra original se transforma e ganha novos sentidos, novos públicos e novas possibilidades. Com essa adaptação para os quadrinhos, principalmente com sua elaboração voltada especialmente para o público infanto-juvenil, temos a possibilidade de uma primeira introdução da obra para novos leitores e uma oportunidade de revisitar o livro para quem já o conhecia. Quanto ao meu próprio capítulo, me baseei muito em memórias da minha infância na casa da minha avó. Parte do design do cenário foi inspirada na casa dela”.

Hill Rocha conta que foi uma honra ilustrar “O Canivetinho Vermelho”. “Conciliar os formatos crônica-quadrinho, além de divertido, possibilita a história alcançar novos públicos. Foi uma experiência nova e muito interessante. Trazer algo para uma linguagem atual e diferente sem perder a originalidade é um desafio muito prazeroso, uma vez que é uma obra que tantas pessoas conhecem e admiram. Reproduzir esse sentimento e ligação em novos públicos através dos quadrinhos como primeiro contato é algo que espero ter atendido”, conclui.