Yara Tupinambá é uma grande artística plástica, que chegou aos 91 anos, e acaba de inaugurar uma galeria de artes no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Avenida Afonso Pena. Várias autoridades estiveram presentes, como o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, e o presidente do TJMG, José Artur Filho.
LAGOA DA PAMPULHA – Os vereadores de Belo Horizonte abriram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o dinheiro que vem sendo usado para limpar a Lagoa da Pampulha. Há alguns anos e até hoje, o mau cheiro continua em todo o seu espelho d’água. Sempre conto essa história: “Trabalhava na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e lembro que a empresa se abastecia da água da lagoa como uma estação de tratamento, na Avenida Portugal. Um dia, o então prefeito, Maurício Campos, mandou uma draga para limpar o local e a partir daí, a Copasa não pode mais retirar essa água. O fundo da lagoa tem uma sedimentação de esgoto que, ao ser remexido, trouxe esse mau cheiro”. Ela tem que ser esvaziada, retirar do seu fundo o esgoto que está lá adormecido e vendê-lo como adubo. Depois disso, fazer lagos de oxidação para receber os dois córregos que contribuem com água para a lagoa, o Sarandi e o Ressaca, e também um grande vertedouro na entrada. Fora do período de chuva, os córregos entram tratados e pedras gigantes devem ser colocadas para evitar que qualquer tipo de lixo entre em suas águas. Tem que haver um prefeito de coragem para esvaziar a lagoa, isso já aconteceu em Sete Lagoas. A Lagoa Paulino, muito poluída, foi esvaziada para uma profunda limpeza e nunca mais sujou.
PREFEITURA DE BH – O Executivo conseguiu empréstimo com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 200 milhões para fazer reasfaltamento de ruas e avenidas da cidade. O dinheiro servirá para revitalizar a Avenida Afonso Pena. O prefeito Fuad Noman (PSD) deveria aproveitar o empréstimo e melhorar a rede de água pluvial na rua Bonfim. Um trecho da via, desde o cemitério, vira um rio quando a chuva é forte, inundando as casas que ficam na parte baixa. Lembrando que essa é uma das ruas mais antigas da capital.
DA COCHEIRA
No dia 3 de março, tomaram posse o novo presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/MG), Mário Assad Júnior, e também, o atual presidente da Fundação João Mangabeira (FJM/MG), Saraiva Felipe. Também houve a filiação do ex-vice-governador do Estado, Paulo Brant.
Muitos frequentadores da Praça Diogo Vasconcelos, a famosa Praça da Savassi, estão pedindo uma reforma daquele logradouro. Está virando um lixo.
Aliás, nunca vi tanta loja fechada na Savassi. A reforma feita pelo prefeito Márcio Lacerda (PSB) criou quarteirões fechados e acabou com 300 vagas de estacionamento. Afastou compradores da região.
A rua Tenente Brito Melo, em frente a Sala Minas Gerais, no Barro Preto, está virando estacionamento de ônibus por aplicativo. O Terminal JK se transformou em uma “casa de mãe Joana”. Todo mundo manda.
ANIVERSARIANTES
Domingo, dia 5 de março
Ex-deputado Danilo de Castro
Vicente Faria – Contagem
Ex-deputado Geraldo da C. Pereira
Ex-deputado Djalma Diniz
Segunda-feira, 6
Ruizinho Guimarães
Vivianne Brasil – Metropax
Jornalista Léo de Oliveira
(Ribeirão das Neves)
Terça-feira, 7
Antônio Julio Ciccarini
Anderson de Almeida
Simone Alvarenga Rabelo
Quarta-feira, 8
Padre João de Deus Dantas
Radialista Rodrigo Rocha
Quinta-feira, 9
William Magal
Natércia Rodrigues
Sexta-feira, 10
Deputado Aécio Neves
Marco Aurélio Jarjour Carneiro
Jornalista Tereza Goulart
Sábado, 11
Radialista Romeu Queiroz Gomes
Jornalista Lélio F. dos Santos
Mirian Lott