As vitrines das lojas já estão decoradas para o Dia dos Pais e com promoções para atrair os consumidores. Este ano, os empresários estão com boas expectativas, tendo em vista o abrandamento da COVID-19 e a flexibilização total das medidas de isolamento. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a data deve movimentar R$ 24 bilhões no comércio, cerca de 8% a mais do que foi registrado em 2021. Cada brasileiro deve gastar, em média, R$ 236,77 com o presente.
Ao todo, 101,8 milhões de consumidores devem ir às compras até o dia 14 de agosto. Entre os entrevistados, 65% pretendem presentear o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e 10% o sogro. As roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios.
Ainda segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). Por outro lado, 43% dos consumidores entrevistados vão adquirir os presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites, 64% em aplicativos e 21% no Instagram.
De acordo com o presidente da CNDL, José César da Costa, as compras pela internet são uma tendência em crescimento e se mostram cada vez mais fortes. “Por isso, é importante que o comércio se prepare. Mesmo os micro e pequenos negócios, que não possuem uma página na internet, por exemplo, podem utilizar as redes sociais e aplicativos como WhatsApp para atender e atrair os consumidores”, destaca.
Outro dado que chama atenção é que 75% dos entrevistados disseram que os produtos estão mais caros este ano, 17% acreditam que estão na mesma faixa de preço, enquanto 8% afirmam que estão mais baratos. A maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no Pix (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito (24%). Uma fatia de 37% prefere pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito (33%).
Para atender a demanda alta, alguns lojistas repuseram o estoque ainda em maio, como é o caso de Luciana Souza, proprietária de uma perfumaria. “São produtos com uma validade extensa e aproveitei para garantir uma boa quantidade de mercadoria para o Dia dos Pais. Com as atividades podendo funcionar sem nenhum tipo de restrição, espero que as vendas cresçam 30%. Toda nossa loja está em promoção e temos investido em uma vitrine chamativa e divulgação também nas redes sociais”, explica.
A estudante de engenharia civil, Andressa Miranda, conta que todos os anos compra alguma lembrança para o pai. “É uma data que tem bastante simbolismo não só para mim, mas também para toda família. Nos reunimos para comemorar, almoçamos e passamos o dia todo juntos. Procuro diversificar na escolha do presente e adquirir algo que ele vai gostar e usar no dia a dia. Este ano, estou em dúvida se dou uma roupa ou um kit de barbear. Mas notei que tudo subiu de preço”, diz.
O técnico de informática Marcelo Campos pretende gastar cerca de R$ 150 com o presente. “Estou morando em outra cidade, mas já me programei de visitá-lo no Dia dos Pais. Vou fazer uma surpresa nessa data especial e matar a saudade. Já olhei em alguns sites opções de lembrança e penso em adquirir uma carteira nova ou um calçado. Vou comprar on-line, visto que os preços estão melhores e com frete grátis”.