Home > Esporte > Novos formatos do futebol criam oportunidades para empresas

Novos formatos do futebol criam oportunidades para empresas

Partidas são mais dinâmicas que o convencional / Foto: Pixabay

O esporte mais popular do país está passando por uma transformação silenciosa, porém, significativa. Novas modalidades inspiradas no futebol tradicional, como o Showbol e a Kings League, vêm conquistando espaço entre os torcedores e atraindo o interesse de grandes marcas. Com formatos mais ágeis, presença digital robusta e forte apelo ao entretenimento, essas competições estão se consolidando como alternativas estratégicas para empresas que desejam se conectar com diferentes perfis de audiência.

Enquanto o Showbol conta com a participação de ex-atletas e figuras conhecidas do futebol, a Kings League, criada pelo ex- -zagueiro Gerard Piqué, chamou a atenção não apenas por seu formato ousado, mas também pela presença de influenciadores, personalidades da mídia e celebridades do esporte e do entretenimento. A liga, estruturada em formato de campeonato, traz regras inusitadas, como os “cartões dourados” e os “presidentes de clubes”, que são ex-jogadores ou famosos, além de ser fortemente integrada às redes sociais e ao universo digital.

“Acho que as marcas estão procurando novas propriedades dentro do futebol. Hoje, se olharmos para as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, estão dominadas por casas de apostas e as empresas querem outras formas de inserção. Encontraram no Showbol e na Kings League uma maneira de participar de um produto novo”, explica o CEO da Soho Sports & Brands, Fernando Paz.

Ele destaca que, no caso da Kings League, há possibilidades variadas de ativação de marca durante os jogos. “Isso é um ponto bem interessante. Por exemplo, no meio da partida, ela para e um dado cai. Ali, pode-se realizar uma campanha oferecendo descontos. Muitas ideias podem ser exploradas”.

Na avaliação de Paz, as companhias estão testando esse novo formato. “Isso está acontecendo até com marcas que nunca haviam investido no futebol. É uma proposta nova, totalmente inserida no universo digital. Com o tempo, elas vão avaliar se vale a pena seguir nesse caminho ou retornar a um modelo que já é sucesso há mais de 100 anos”.

Showbol e Kings League podem se complementar, acredita Paz. “O Showbol é um produto muito interessante porque mexe com a paixão dos torcedores e traz o fator nostalgia. Acho que deve se inspirar na modernidade que a Kings League apresenta, assim como a liga deve se espelhar na tradição que o Showbol carrega”.

“Outras ligas e até o futebol convencional precisam se reinventar, porque o consumo de conteúdo mudou. Hoje, ninguém fica 90 minutos na frente da TV sem olhar o celular para saber o que está acontecendo ao mesmo tempo”, conclui.