Home > Cultura e Turismo > Programação de férias em BH leva cultura e arte para jovens

Programação de férias em BH leva cultura e arte para jovens

Foto: Ricardo Laf/PBH

Oficinas, peças de teatro, sessões de filmes e contação de histórias são algumas das atividades que fazem parte da programação especial de férias promovida pelos espaços culturais municipais. Organizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, a agenda acontece ao longo de janeiro, com o objetivo de incentivar a criatividade e diversas formas de expressão artística. As iniciativas ocorrem em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais, sendo oferecidas de maneira gratuita ou a preços acessíveis. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

A professora de artes, Cecília Santana, diz que investir em uma programação de férias gratuita, cultural e educativa para crianças e jovens é essencial para o desenvolvimento integral da população e para o fortalecimento da comunidade. “Muitas crianças e jovens, especialmente aqueles de famílias de baixa renda, não têm acesso a atividades culturais e educativas fora do ambiente escolar. Programas gratuitos promovem a inclusão, garantindo que todos possam vivenciar experiências enriquecedoras, independentemente de sua condição socioeconômica”.

“As férias, se não preenchidas com atividades construtivas, podem se tornar um período de ociosidade, as atividades culturais e educativas oferecem uma oportunidade para que crianças e jovens desenvolvam habilidades criativas, cognitivas e sociais que podem ajudar a despertar talentos, além de proporcionar um aprendizado de forma divertida e descontraída”, explica Cecília.

Nos Centros Culturais municipais, estão em destaque atividades lúdicas que ajudam as crianças a desenvolverem habilidades específicas, como a confecção de brinquedos, a criação artística de desenhos e gravuras, e a fabricação de bolhas de sabão, entre outras iniciativas. Além disso, as crianças podem participar de jogos educativos e dinâmicas que estimulam a cooperação em grupo e o pensamento criativo.

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH), situada no centro da cidade, oferecerá uma extensa programação focada na literatura. Este espaço serve como ponto de encontro para pessoas de todas as idades, promovendo a leitura, a escrita e a valorização da literatura em suas variadas formas. Nos dias 21 e 28, será realizada a “Prosa Poética – Oficina de Escrita Criativa”, proporcionando aos participantes a chance de desenvolver sua criatividade, além de incentivar a troca de ideias e experiências entre os participantes.

O Museu da Imagem e do Som (MIS BH) investe na interatividade com a oficina “Bordando o Som”, que ocorrerá no dia 18 de janeiro. Durante a atividade, os participantes poderão criar peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e símbolos da Bossa Nova. No dia 25, o Museu da Moda (MUMO) promove a oficina “Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, proporcionando às crianças uma imersão na ancestralidade por meio de jogos tradicionais.

As atividades acontecerão em diversas regiões da capital e além das citadas, também haverá mostras de cinemas, exibições de filmes e espetáculos teatrais.

Cecília ressalta que ao oferecer acesso a diversas formas de arte e cultura, as programações de férias têm o potencial de formar novos públicos para os espaços culturais da cidade. “Isso pode gerar um ciclo contínuo de valorização da cultura local e de incentivo à participação ativa nas ofertas culturais”.

“Programações culturais também permitem que os jovens conheçam e se conectem com a história, tradições e manifestações culturais de sua cidade ou região, isso contribui para a formação de uma identidade cultural sólida e para o fortalecimento do pertencimento à comunidade”, conclui.