O comércio de Belo Horizonte já se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano. Segundo uma pesquisa conduzida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as vendas do varejo devem ser impulsionadas neste Natal, com uma expectativa de aumento de 1,55% em comparação ao ano anterior, o que deve resultar em um impacto de R$ 2,52 bilhões na economia da capital mineira durante o mês de dezembro.
“Temos uma boa expectativa para o período e o comércio está preparado para atender às demandas da temporada. O supertrimestre tem sido muito positivo. O Dia das Crianças e a Black Friday tiveram bom desempenho e, agora, finalizamos com o Natal. Temos a expectativa de encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 2,78% das atividades do varejo”, diz o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O levantamento, realizado com 200 consumidores da capital mineira entre os dias 25 e 27 de novembro, mostra que os locais de compra mais citados para a data são: shopping center (39,1%), e-commerce (25%), lojas do Centro de BH (17,4%), pequenos comerciantes autônomos (15,2%), lojas de bairro (14,1%), shoppings populares (7,6%), mercados e supermercados (3,3%), feiras livres (3,3%) e redes sociais (1,1%).
A intenção dos consumidores é comprar, em média, dois presentes, totalizando um desembolso de R$ 517,02. Frente ao valor médio por presente do ano anterior, observa-se um aumento de 47%, passando de R$ 175,42 para R$ 258,51. Em comparação ao investimento com presentes do ano passado, 56,5% dos consumidores afirmam que em 2024 o gasto será maior. Para 30,4% o valor será igual e 10,9% acreditam que será menor.
A CDL/BH também ouviu lojistas para saber a expectativa do setor para a data. Em relação ao último ano, 67% acreditam que as vendas serão melhores e, para isso, 47,5% planejam aumentar o estoque em comparação a 2023 e 45% têm a intenção de mantê-lo no mesmo nível. Sobre o gasto dos consumidores com a data, 30% dos comerciantes acreditam que haverá um aumento e 52% acham que será igual. Já 18% esperam uma redução.
Sobre o volume de compras, os lojistas acreditam que os consumidores devem adquirir dois produtos e investir cerca de R$ 347, o que mostra que a pretensão dos consumidores está acima do esperado pelos empresários.
Ações de natal
Outro fator que aumentará a circulação de pessoas pelas ruas da capital nessa época tão importante são as festividades do Natal que vão encantar toda a cidade entre os dias 10 e 24 de dezembro. A Fundação Educativa Cultural Câmara De Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL FM), em uma correalização com a CDL/BH, patrocínio da Cemig e apoio do Sicoob Divicred, irá promover o Natal BH Iluminada. Será uma extensa programação com atividades culturais gratuitas e atrações natalinas nas nove regiões de BH.
Um corredor de luzes de Natal ligará a Savassi à Praça Sete. A rota tem como destino a “Casa do Papai Noel”. O trajeto começa na Avenida do Contorno, passa pela Savassi, Praça da Liberdade, percorre toda a extensão da Avenida João Pinheiro e da Afonso Pena, até chegar na Praça Sete. Além de caravanas, apresentações musicais e árvores dos desejos por toda a cidade.
“O Natal BH Iluminada integra o Natal da Mineiridade, promovido pelo governo estadual e pela Cemig, e coloca a capital mineira como um dos principais destinos turísticos da temporada em nosso Estado. Além de oferecer momentos de lazer e cultura para a população, o projeto também contribui para o aquecimento do comércio local”, explica Souza e Silva.
A subsecretária de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Patrícia Moreira, ressalta que a parceria é muito importante. “No ano passado tivemos um fluxo de mais de 3 milhões de pessoas devido à iluminação da Praça da Liberdade. Esse ano, estima-se um aumento de 20% nesse fluxo e quanto mais turistas melhor, pois eles movimentam a economia e o comércio”.
“O nosso compromisso é o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, assim como a CDL tem o compromisso de desenvolvimento de Belo Horizonte. A Cemig está investindo R$ 10 milhões esse ano no Natal, e temos um interesse muito grande na geração de emprego e renda e no desenvolvimento”, completa a gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond.