Um levantamento da Global Fan Report, realizado com 8 mil torcedores do Brasil e de outras seis nações, revelou que 87% dos brasileiros demonstram interesse por times estrangeiros, e 21% têm um clube de outro país como o principal. Em contrapartida, apenas 3% dos fãs internacionais consideram um clube brasileiro como favorito.
Entre os fatores que influenciam os brasileiros a apoiarem equipes do exterior, a história e a tradição do time (63,5%) foi o mais citado, seguido pelo desempenho atual da equipe (53,65%), pelos jogadores e técnicos (52,54%), pela cultura e valores do clube (36,95%), pela influência de familiares ou amigos (20,69%) e pelo treinador (10,51%).
“Essa conexão dos brasileiros com clubes internacionais pode ser atribuída a fatores interligados. Primeiro, a globalização do futebol e a expansão das mídias sociais, além dos direitos de transmissão distribuídos mundialmente, permitem que os torcedores acompanhem facilmente suas equipes e jogadores favoritos. Os clubes europeus oferecem uma experiência rica para os fãs, combinando tradição, grandes estrelas e uma proposta esportiva de alto nível, tornando-se extremamente atrativos para o público brasileiro”, explica Bruno Pessoa, country manager do Grupo Chiliz no Brasil.
Os rivais espanhóis Real Madrid (30,48%) e Barcelona (16,05%) são os clubes de fora preferidos dos brasileiros, seguidos por Manchester City (5,71%), Paris Saint-Germain (5,44%), Liverpool (4,49%), Chelsea (3,67%), Manchester United (3,54%), Bayern de Munique (2,99%), Milan e Porto, ambos com 2,45%. Já os times brasileiros favoritos dos estrangeiros são: Santos (0,56%), São Paulo (0,40%) e Flamengo (0,33%).
Bruno Pessoa destaca que a presença de jogadores de renome que já passaram pelo Real Madrid, como Cristiano Ronaldo, ou que ainda estão no clube, como Vinicius Jr. e Kylian Mbappé, ajuda a popularizar o time espanhol. “Esses atletas não apenas atraem atenção pela habilidade em campo, mas também pelo impacto que têm nas redes sociais e na cultura popular. A presença deles em um clube de prestígio cria uma conexão emocional com os torcedores brasileiros, que se sentem parte dessa jornada, especialmente quando os jogadores fazem sucesso”.
“Essa influência é maior quando consideramos que muitos fãs acompanham as trajetórias desses atletas desde as categorias de base até o estrelato nas ligas europeias. O resultado é um engajamento profundo e duradouro, que eleva o Real Madrid como o clube estrangeiro favorito entre os brasileiros”, complementa.
Torneios
A liga espanhola é a preferida de 41,7% dos brasileiros, seguida pela inglesa (20,35%), portuguesa (8,52%) e americana (5,86%). Segundo Bruno Pessoa, investimentos em infraestrutura, marketing, poderio econômico e capacidade de atração de atletas contribuem para a popularidade da La Liga e da Premier League. “Existe também uma conjuntura sociopolítica que não pode ser esquecida: a nossa moeda tem menor poder de barganha em comparação com o euro e a libra”.
Já o Campeonato Brasileiro é considerado o favorito por apenas 2,23% dos fãs internacionais. “Um dos caminhos para que os clubes nacionais atraiam mais fãs estrangeiros é a repatriação de ídolos consagrados no futebol europeu e a negociação dos direitos de transmissão para demais nações. Participar de torneios amistosos e criar academias de futebol em outros países também são formas eficazes de aumentar a visibilidade e atratividade do futebol brasileiro”.
Ele conclui dizendo que a atração de fãs internacionais é um desafio. “Investimentos em marketing, a internacionalização da marca e o uso de plataformas digitais são essenciais. Essas ferramentas permitem que os torcedores se conectem, interajam e compartilhem suas experiências, criando um sentimento de pertencimento. Por exemplo, as equipes poderiam promover uma maior interatividade on-line, onde os torcedores possam se relacionar com jogadores, outros fãs e conteúdos exclusivos para assinantes”.