A novela da BR-381
Em Brasília, há uma expectativa no sentido de que a reconstrução da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, seja explorada politicamente para conquistar votos no pleito de 2026 em Minas. Acontece que o recomeço das obras da denominada Rodovia da Morte é uma verdadeira incógnita.
Eleição na Assembleia
Daqui a um mês, os meandros políticos mineiros serão mais movimentados, com o início das discussões relacionadas à eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Ex-ministro em Miami
Circula nos corredores do Congresso Nacional que o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, empresário com forte aproximação com o Palácio do Planalto, adquiriu um imóvel em Miami, nos Estados Unidos, onde terá uma residência de temporadas. A indagação é saber quais os motivos dessa válvula de escape criada por Mares Guia, em caso de eventuais certames complicados.
Ciclovia X Eleição
Para especialistas em marketing político, a paralisação das obras de construção da ciclovia na Avenida Afonso Pena vai ser um tema amplamente explorado pelos adversários do prefeito Fuad Noman (PSD), durante os debates eleitorais.
Sucessão em Lagoa Santa
Em embate pesado contra adversários, o ex-prefeito de Lagoa Santa, Genesco Aparecido, pré-candidato no pleito local deste ano, disse que não está fácil enfrentar a “Máquina Destruidora” da prefeitura.
Sem prestígio em BH
Não é novidade, mas o assunto volta a ser mencionado por pessoas que conhecem a política mineira. “O presidente do MDB estadual, deputado federal Newton Cardoso Júnior, não tem popularidade suficiente em Belo Horizonte para ajudar o candidato do seu partido, o presidente da Câmara Gabriel Azevedo”, avaliam.
Zema e Mateus
De olho na eleição majoritária de 2026, o governador Romeu Zema (Novo) já combinou com seu vice, Mateus Simões (Novo), que vão dividir as viagens que serão feitas neste ano, pois é uma maneira de turbinar o projeto político do vice-governador. A preferência é que essas visitas de Simões sejam em municípios onde houve entregas do governo estadual.
Bolsonaro em BH
A vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Belo Horizonte seria urgente, com a finalidade de ajudar a reposicionar a candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PL) à Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo as pesquisas, a popularidade do deputado não é tão enfática, como se verificava há três meses.
Aécio em Minas?
O deputado federal e ex-governador, Aécio Neves (PSDB), confessa a amigos que vai influenciar nos bastidores da política tanto da capital como de algumas cidades importantes. Segundo fontes, Neves não quer estar presente no estado por longos períodos. Ele almeja fazer política a partir de sua residência em Brasília.
PCC em Minas
As Forças de Segurança poderiam atuar de maneira mais firme para descobrir quais seriam os 40 postos de gasolina em BH que foram adquiridos pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
Privilégios dos militares
Na tentativa de cortar gastos, o governo federal constata a enorme situação de privilégios envolvendo os militares da reserva em todo o país. Este assunto é e continuará sendo um verdadeiro tabu. “Ninguém vai querer colocar a mão neste vespeiro”, dizem os jornalistas da crônica política de Brasília.
Assunto internacional
Especialistas comentam que o crescimento exponencial da China é um desafio para os dirigentes dos países em todos os continentes, capaz até mesmo de desestruturar a situação geopolítica.
Multas eleitorais
“Para mim, já está dado o recado. Os parlamentares das duas Casas Legislativas irão atuar firme, visando encontrar uma saída para que sejam perdoadas as multas impostas aos partidos políticos pela Justiça Eleitoral. Isso é uma verdadeira farra com o dinheiro público. E os políticos agem sem a menor desfaçatez”. Opinião do cientista político Sérgio Fausto.
Rússia sem força?
Para o historiador Luiz Felipe Pondé, a inquietação dos dirigentes da Rússia é uma prova de que aquela nação está se distanciando de antigos aliados europeus. Está ficando mais isolada dos países economicamente desenvolvidos e democraticamente definidos.
Reforma tributária
Para a economista Mariana Almeida, a reforma tributária do governo federal é uma verdadeira colcha de retalhos. “Para piorar, agora tem um grupo dentro do próprio governo que sabota o projeto apresentado pelo Ministério da Fazenda”. Ufa.