A Associação Mineira de Reabilitação (AMR) é referência em reabilitação neuromotora no Estado. Desde 1964, oferece tratamento interdisciplinar de alta qualidade, totalmente gratuito, para crianças e adolescentes com deficiência física em situação de vulnerabilidade social. Em toda sua história, mais de 13 mil pacientes contínuos já passaram pela instituição. Apenas em 2023, 458 crianças e adolescentes foram atendidos, 48.186 sessões de reabilitação e consultas médicas foram realizadas e 7.466 equipamentos terapêuticos foram entregues.
O tratamento envolve profissionais especializados nas áreas de esporte terapia, fisioterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, neuropediatria, nutrição, odontologia, ortopedia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. As crianças e adolescentes contam ainda com Programa de Inclusão Escolar, realizado por profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Esses profissionais realizam visitas escolares e orientam os professores e tutores acerca de estratégias adequadas para o cuidado e integração das crianças e adolescentes nas atividades escolares junto aos demais alunos.
Com vasta experiência na confecção de equipamentos ortopédicos e terapêuticos, a Oficina Ortopédica da AMR é o único setor da instituição que atende não só as demandas de pacientes internos, mas também os particulares. Além disso, desde 2014, a Oficina tornou-se credenciada no Programa “Viver sem Limites” do Ministério da Saúde.
Por meio do trabalho da Oficina Ortopédica, e apoio de outras áreas, a AMR fornece às crianças e adolescentes com deficiência física diversos equipamentos terapêuticos, como órteses, dispositivos de auxílio à locomoção, cadeiras de rodas manuais e motorizadas, além de cadeiras de banho e adaptações do mobiliário escolar. Todos os equipamentos são indicados e confeccionados de forma individualizada, atendendo as necessidades particulares de cada paciente. O trabalho é realizado por uma equipe capacitada, com objetivo de proporcionar uma melhor funcionalidade e qualidade de vida para os pacientes.
Com a habilitação da Oficina Ortopédica como Centro Especializado de Reabilitação (CER) pelo Ministério da Saúde, o setor foi estruturado para receber também a demanda da produção de próteses e os técnicos se capacitaram para promover o atendimento com excelência, como já ocorria com os demais serviços prestados pela Oficina. Para Rosa Rodrigues, coordenadora da Oficina Ortopédica, a fabricação das próteses permite uma melhoria na sustentabilidade da AMR, “Além da ampliação do leque de serviços da oficina, a produção funciona como mais uma fonte de receita para a instituição”, relata.
As próteses são produzidas individualmente conforme a necessidade de cada paciente, que após a entrega começa um tratamento de adaptação, por meio de sessões de fisioterapia.
Além disso, a AMR concluiu o Laboratório de Análise do Movimento (LAM), que é um espaço equipado com tecnologia de ponta para analisar com precisão os movimentos corporais em várias atividades físicas. Ele é fundamental para identificar distúrbios de movimento, permitindo diagnósticos precisos e orientações detalhadas para o tratamento. “Ano passado concluímos ainda a instalação do Laboratório, realizada com o apoio do DVG Grupo, que beneficia não apenas as centenas de crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade social assistidas pela AMR, mas também o público externo, que futuramente também poderá ser atendido”, afirmou o presidente da instituição, Sérgio Belisário.
“Olhando para o futuro, estamos nos preparando para celebrar os 60 anos da AMR em 2024, comemorando seis décadas de contribuições à comunidade e o início de uma nova era. As ações comemorativas incluirão o lançamento de um livro com 60 histórias de impacto e a realização de eventos para registrar a importância da AMR para a sociedade”, finaliza.