A expectativa é de boas vendas para o Dia das Mães no comércio de Minas Gerais. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), a data deve movimentar de forma positiva 67,5% dos negócios em todo o Estado, sendo considerada a segunda melhor época para o setor, atrás apenas do Natal.
A economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, pontua que a comemoração se destaca devido ao forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente, nos setores de vestuário, calçados, acessórios, decoração, artigos do lar e perfumaria.
“Vale lembrar que o Dia das Mães também tem desempenhado um grande impacto para o setor de serviços. Há aumento na procura pelos segmentos de turismo, lazer, institutos de beleza, cultura, restaurantes, entre outros. Desta forma, o período é repleto de possibilidades para grande parte dos empresários”.
Ao serem perguntados sobre a expectativa de vendas para essa data, 31,3% dos donos de estabelecimentos que participaram da sondagem esperam que as vendas sejam melhores que no ano passado. Outros 20,5% acreditam que o volume será igual ao do ano passado. O otimismo e a esperança (47,7%) e o valor afetivo da data (24,2%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado.
Por outro lado, 9,5% dos empresários que serão impactados esperam que as vendas deste ano sejam piores que as do ano passado. As vendas baixas no primeiro trimestre (41,0%) e a crise econômica (28,2%) se destacam entre os motivos para as expectativas de vendas menores que em 2023.
Em relação ao tíquete médio para a compra de presentes, 46% dos donos dos estabelecimentos esperam que sejam gastos entre R$ 70 a R$ 200. 47,8% deles acreditam que as compras serão pagas com o cartão de crédito parcelado. Gabriela explica que apesar dos juros altos, o que encarece o crédito e dificulta o consumo a prazo, o momento atual ainda permite que as pessoas consigam manter um consumo acima da subsistência e possam comprar um presente para a data.
“Atualmente, o mercado de trabalho está bastante aquecido, o que garante mais renda circulando na economia. Acrescido a isso, acompanhamos um ganho real do salário mínimo. O valor afetivo da data também é um fator crucial na hora de decidir na compra de um presente, visto que por mais que um consumidor possa estar com alguma restrição orçamentária, não deixa de adquirir algum produto”.
Para melhorar as vendas neste período, 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação. Outra ação realizada por 4,7% dessas empresas é a contratação de funcionários temporários a fim de melhorar o atendimento ao consumidor. Sobre a expectativa de quando serão feitas as compras dos presentes para a data, 79,7% dos empresários acreditam que elas serão realizadas na semana do Dia das Mães.