Com a intenção de ampliar os espaços de lazer, esporte e convívio, além de garantir mais qualidade de vida e bem-estar a população da cidade, a Prefeitura de Contagem anunciou a revitalização do Parque Sarandi, um dos locais mais frequentados na região do Ressaca.
Localizado na Avenida Severino Ballesteros, o espaço, que possui cerca de 113 mil metros quadrados, terá todo o conjunto de equipamentos esportivos repaginado, como as três quadras e o campo; pista de caminhada e ciclovia, ambas com 1,9 km de extensão; e a Praça do Sol, que ganhará pintura. O local contará, também, com novos bancos, bebedouros, lixeiras e proteção do Córrego Sarandi, que corta o Parque. Todo o pavimento será requalificado, com implantação de piso tátil e dispositivos de acessibilidade para oferecer um espaço democrático e seguro para todos os frequentadores.
Durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que autorizou o início das obras, a prefeita Marília Campos (PT) enfatizou os investimentos que estão sendo realizados nas regiões do Ressaca e Nacional. “Vamos transformar o Parque Sarandi em um dos maiores cartões-postais de Contagem. Estamos garantindo muitos investimentos na Ressaca e no Nacional, reconstruindo o que foi abandonado nos últimos anos”.
A população das duas comunidades estiveram presentes na solenidade e comentaram sobre as mudanças que vem acontecendo. A moradora da Ressaca, Eva Ramalho, comparou como era a situação do bairro no passado e como está agora. “Antes havia muito barro e sujeira, mas hoje em dia todo mundo quer comprar um terreno aqui, graças a essas melhorias que estão sendo feitas”.
Nismar Ferreira, que mora no Xangrilá, também comemorou as intervenções. “A nossa região era esquecida, com ruas cheias de buracos e sem uma praça para o lazer das crianças. Estamos felizes com as obras em andamento que vão melhorar a qualidade de vida da população de Contagem”.
Também foram anunciados e destacados outros projetos nas duas regiões, que já estão em execução ou por iniciar. Todas as obras possuem recursos garantidos. Ao todo, são 16 intervenções que foram escolhidas pela população por meio dos Conselhos Regionais.
Pista de skate e área verde
Um circuito de skate de 3,9 mil metros quadrados, seguindo os parâmetros da confederação brasileira da modalidade, com diversas pistas, rampas e obstáculos adequados para todas as idades, será implementado no Parque Sarandi. Esta será a segunda maior pista de skate pública do Brasil, menor apenas que a de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Contagem poderá sediar eventos de nível internacional, movimentando o esporte, a cultura, o turismo e o comércio da cidade.
O espaço também possui uma relevante área verde, que será preservada e ampliada, com plantio de dezenas de árvores de diferentes espécies, como aceroleira, amoreira, goiabeira, jabuticabeira, mangueira e pitangueira, entre outras; e paisagismo com pergolados, arbustos e gramado, a fim de proporcionar um ambiente agradável, com espaços de sombra, ideal para atividades ao ar livre como piqueniques, estimulando o contato com a natureza, socialização e momentos de lazer e descanso em família.
Um novo playground no Parque também será implementado, com brinquedos que sempre fizeram sucesso com as crianças, como “sobe e desce” em madeira roliça; “Casa do Tarzan”, com escalada aranha, balanço, escadinha e torre; escorregador; gangorra dupla e zanga-burrinho. As academias da cidade existentes em três pontos do parque serão revitalizadas.
O investimento feito pela Prefeitura é de R$ 9.747.248,96, por meio de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A expectativa de conclusão é para 12 meses. A obra será feita por etapas para que o Parque não seja totalmente fechado durante os trabalhos.