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Privatização do Metrô de BH completa um ano e usuários avaliam mudanças

Modal transporta mais de 100 mil passageiros por dia / Foto: Divulgação

O metrô da capital mineira completou 12 meses sob administração privada da Metrô BH, que vai operar o serviço por 30 anos, com uma previsão de R$ 3,9 bilhões em investimentos. As obras de revitalização das estações, rede aérea e via permanente ao longo na Linha 1, já estão acontecendo. O projeto conta ainda com a construção da Estação Novo Eldorado, que deve ser entregue em 2026, adicionando mais 1,6 km de via permanente.

Também está prevista a construção da Linha 2, que contará com sete estações, ligando o bairro Nova Suíssa até o Barreiro e fará integração com a Linha 1. O início das obras está programado para o primeiro semestre de 2024.

O Edição do Brasil conversou com alguns usuários do metrô para saber como avaliam o serviço sob a nova administração. O professor João Batista Neves de Sousa acredita que com a gestão da iniciativa privada o risco de greve será menor. Ele também diz que algumas mudanças, principalmente na forma de pagamento das tarifas, foram positivas.

“Pude perceber que os validadores de passagens são mais modernos, pois agora aceitam o método de pagamento por aproximação, seja pelo celular ou por cartão, trazendo ainda mais praticidade para as pessoas. Também gostei da disponibilidade de internet wireless nos trens”.

Por outro lado, a promotora de vendas, Flávia Santana, notou poucas diferenças em relação à administração do metrô. “Continuam os trens antigos, apenas com nova pintura, sem falar no tempo de viagem que não diminuiu”.

Posição da Metrô BH

Por meio de nota, a empresa disse que desde a concessão do metrô de Belo Horizonte, em março de 2023, o sistema opera de forma mais eficiente. “As melhorias graduais refletem o empenho da empresa em proporcionar regularidade, pontualidade e conforto ao usuário”.

“Como resultado desses esforços, pode-se citar que a empresa reduziu as evacuações dos trens de uma média mensal de 30 para somente uma por mês. O tempo médio de percurso entre as Estações Vilarinho e Eldorado foi reduzido em 16%, de 55 para 46 minutos. Já o número médio de viagens em atraso, diminuiu de cerca de 35 para três”.

Sobre as obras de revitalização das estações da Linha 1, a Metrô BH disse que as intervenções nas estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho, estão previstas para serem entregues no próximo ano.

Ainda em 2025, está previsto o início dos trabalhos nas estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. O contrato de concessão prevê a finalização da reforma dessas nove estações para 2026, mas a Metrô BH e o Governo de Minas estudam antecipar vários marcos do projeto.

Em relação à finalização da revitalização no Sistema de Rede Aérea entre as Estações Eldorado e Vilarinho – Linha 1, a previsão é em março de 2026. Já para os serviços de via permanente, a estimativa de conclusão, do mesmo trecho, é março de 2027.

Metrô em números

Linha 1
19 estações
28,1 km de extensão
Mais de 100 mil passageiros por dia

Linha 2 (prevista para 2027)
7 estações
10,5 km de extensão
Projeção de transportar até 50 mil pessoas por dia