Home > Destaques > Partidos articulam alianças para as eleições nas grandes cidades

Partidos articulam alianças para as eleições nas grandes cidades

Noraldino Júnior almeja a Prefeitura de Juiz de Fora / Foto: Divulgação

 

Muitas alianças políticas serão formadas a partir do dia 5 de abril, quando os pré-candidatos às prefeituras não poderão mais mudar de partido. Sobre essa questão relacionada à janela partidária, um caso típico merece registro. Em Montes Claros, o jornalista Délio Pinheiro (PDT), atual suplente de deputado, está pronto para assumir o posto de deputado federal no lugar do presidente da sigla, o parlamentar Mário Heringer. Mas esse ato só aconteceria depois do dia 6 de abril, quando já não haveria mais possibilidade de uma mudança repentina de partido por parte do suplente Pinheiro.

Uma vez investido no cargo de parlamentar federal, o comunicador pode ser uma forte ameaça para a candidatura do atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães (Cidadania). Lá em Montes Claros, consta que o presidente do diretório municipal do PT, o deputado federal Paulo Guedes reafirma: “vai ser o candidato em detrimento do fato de sua colega de partido, a deputada estadual Leninha, ser a mais popular perante a população da cidade”.

 

Confusão em Ipatinga

A situação política do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), se desenrolava tranquilamente até 15 dias passados. Foi quando a deputada federal Rosângela Reis, que é do mesmo partido, declarou ter o apoio do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, para a disputa local. Não restou outra opção para Gustavo, a não ser caminhar para o enfrentamento. Ele começou a visitar gabinetes em Belo Horizonte e Brasília à procura de um novo ninho partidário.

Enquanto isso, a chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, em Brasília, Lene Teixeira (PT), continua construindo sua candidatura, com o objetivo do retorno de sua sigla ao comando do município, depois de duas décadas.

 

Congestionamento em Juiz de Fora

Ninguém está levando a sério a possibilidade do retorno do ex-prefeito Alberto Bejani à cena política de Juiz de Fora. Relativamente aos demais nomes, pode haver um azarão na peleja local deste ano, como o ex-deputado federal Júlio Delgado, muito respeitado pela classe formadora de opinião na cidade.

Mas o projeto de reeleição da prefeita Margarida Salomão (PT) encontrará fortes muralhas pela frente, como a deputada federal Ione Barbosa (Avante), sempre popular perante as classes mais humildes.

Ainda contra a prefeita haverá a propalada candidatura do veterano deputado estadual Noraldino Júnior, presidente do PSB de Minas Gerais. Para complicar a vida da chefe do Executivo, existe a possibilidade da candidatura de Charles Evangelista, funcionário público de muita respeitabilidade na comunidade.

 

Betim e Contagem

Se a eleição fosse hoje, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), teria chances de ser reeleita. Em Betim, o tema sucessão vem precedido de um silêncio absoluto. No entanto, a avaliação por lá é que quem receber o apoio do prefeito Vittorio Medioli já estará no meio do caminho para conquistar o pleito.