Home > Artigo > Copa Itatiaia: Estrela Mirim é o legítimo bicampeão

Copa Itatiaia: Estrela Mirim é o legítimo bicampeão

O dia 21 de janeiro de 2024 foi especial para os moradores da simpática Mateus Leme, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. O Estrela Mirim conquistou o título da 62ª Copa Itatiaia EstrelaBet, após vencer a equipe do Tupinense, do bairro Tupi, pelo placar de 1 a 0. O time de Mateus Leme já havia conquistado o título da Chave Interior ao vencer a equipe do Campolina de Esmeraldas.

Uma festa linda na capital mineira, com o Estádio Independência lotado. Foram quase 15 mil torcedores que promoveram um verdadeiro espetáculo do futebol amador. O destaque da partida foi Juninho Neymar, irmão do craque do Flamengo Bruno Henrique. A partida foi bastante equilibrada, com a equipe do Tupinense jogando melhor na primeira etapa.

Já no segundo tempo, o Estrela Mirim voltou mais organizado em campo e aos 33 minutos o meio-campista Hiwry, após passe de Juninho Neymar, foi derrubado por Kaiser dentro da área. O árbitro Guilherme Santos, bem posicionado, assinalou penalidade máxima. Quatro minutos depois, o craque Juninho Neymar cobrou com categoria e fez o gol do título para delírio dos torcedores de Mateus Leme.

Mais uma vez, a Copa Itatiaia, maior competição de futebol amador do Brasil, foi um verdadeiro sucesso. Criada em 1961 pelo patrono da emissora, o saudoso jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro, o torneio chegou à sua 62ª edição, contando com 32 equipes participantes, sendo 16 delas da capital e as outras 16 da região metropolitana de Belo Horizonte.

Importante destacar que o futebol amador em Belo Horizonte caminha junto com a história da própria capital mineira. Muito antes do surgimento do Estádio Independência e do Mineirão, a bola já rolava em campos improvisados nos vários bairros de nossa cidade. Nos fins de semana, o campo de futebol se tornou o espaço de lazer, diversão e confraternização. E o que era diversão se tornou profissão para muita gente boa de bola que ocupou lugar de destaque nos grandes clubes do Brasil e do mundo.

Sabedora da importância do futebol amador, principalmente para as comunidades da periferia, a Copa Itatiaia já se tornou uma tradição para os belo-horizontinos, que fazem deste importante torneio uma grande celebração. E a Rádio Itatiaia coloca à disposição dos torcedores, jogadores, ouvintes e internautas, seu time de craques do rádio, sob a batuta do competente Diretor de Esportes, Alexandre Simões, com cobertura diária de tudo o que acontece antes, durante e depois das partidas.

Belo Horizonte tem hoje cerca de 200 campos de futebol amador. Essas praças de esporte, mais do que parte da história e da cultura esportiva de nossa cidade, são instrumentos indispensáveis no processo de inclusão social, principalmente nas regiões mais carentes. O futebol, sem sombra de dúvidas, é um dos caminhos para a formação de crianças e jovens na construção de uma sociedade melhor e mais justa. Parabéns ao Estrela Mirim pelo bicampeonato da Copa Itatiaia e meus sinceros cumprimentos à Rádio de todos os mineiros pela belíssima cobertura esportiva deste grandioso evento esportivo.