Home > Artigo > Rumo a 2024

Rumo a 2024

O futebol profissional de Minas Gerais está de férias. Depois de uma temporada complicada, alguns times respiram aliviados, outros nem tanto. O espaço agora pertence integralmente ao futebol amador, com a realização da 62ª Copa Itatiaia. O evento, realizado e organizado pela Rádio Itatiaia em parceria com a Federação Mineira de Futebol (FMF), é mais do que uma tradição, sendo o maior torneio de futebol amador do mundo. Participam 36 times divididos em vários grupos, com 69 jogos até 21 de janeiro. Envolve mais de mil jogadores, comissões técnicas e dirigentes.

Promove uma festa maravilhosa nos campos onde os jogos são realizados, misturando torcedores e comunidades em toda a Região Metropolitana da Grande Belo Horizonte em uma bela confraternização. Vale a pena prestigiar. A Copa Itatiaia é uma viagem gostosa pelo verdadeiro futebol raiz. E o mais importante, é um evento do futebol amador com forte apelo esportivo e social. Parabéns aos organizadores, patrocinadores, dirigentes, atletas e torcedores.

Mas vamos voltar ao futebol profissional que anda meio chato com tantas regras, protocolos e outras bobagens que aos poucos vão engessando o evento, tirando a verdadeira alegria do torcedor que paga muito caro para receber pouco retorno. Assunto para ser tratado em oportunidade melhor. Vamos aproveitar este tempo de férias para algumas considerações sobre o momento do futebol mineiro. De janeiro a abril acontece o Campeonato Mineiro do Módulo I. Na verdade, é a nossa primeira divisão com nome charmoso. Doze times participam: Atlético, América, Cruzeiro, Villa Nova, Athletic, Democrata de Governador Valadares, Patrocinense, Pouso Alegre, Ipatinga, Tombense, além da volta do Uberlândia e a estreia do Itabirito. O formato da competição será o mesmo dos anos anteriores, três grupos de quatro times. Classificam os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado geral. Os quatro disputam as semifinais e a grande final.

Ainda tem classificação para a Copa Inconfidência. Os dois com menor pontuação descem para o Módulo II. Em 2024, duas boas novidades. A FMF vai custear o VAR para todos os jogos e criou um fundo especial no valor de R$ 1 milhão para ajudar os times do interior na melhoria dos seus estádios, em especial dos gramados. Coisa boa e inteligente. Vamos ter mais transparência e melhor qualidade.

O campeonato terá transmissão dos principais jogos pela TV Globo, que comprou os direitos, e vários outros pela TV N-Sports via web. Além de ampla e tradicional cobertura das emissoras de rádio da capital e interior, canais no YouTube legalizados, jornais e redes digitais. Como sempre, o evento terá enorme cobertura da mídia esportiva, movimentado centenas de radialistas e jornalistas em todo o estado, repercutindo tudo pelo mundo. A Associação Mineira De Cronistas Esportivos (AMCE) também faz parte deste universo, filiando, credenciando e legalizando o trabalho dos verdadeiros profissionais da imprensa esportiva.

Apesar de muita gente torcer o nariz, preferindo, com todo o direito e respeito, os campeonatos nacionais ou internacionais, o Campeonato Mineiro tem o seu lugar e sua importância. Quem é do interior sabe como é gostoso ir ao campo com familiares e amigos prestigiar o time local. Faz parte da nossa cultura. Ele mobiliza torcedores, movimenta as cidades e o melhor, gera emprego e renda para muita gente de forma direta e indireta.

Com esta expectativa, os bravos times do interior já iniciaram os trabalhos. Treinadores e suas comissões técnicas firmando contratos, elencos de jogadores sendo formados. Planejamentos e orçamentos nos detalhes finais, além da corrida na busca de patrocinadores e apoiadores. Os times da capital, mais estruturados e com recursos financeiros bem melhores, devem agitar o processo só no início de janeiro.

Além do regional, alguns times de Minas têm um calendário forte para cumprir em 2024.

Copa do Brasil: Atlético, Cruzeiro, América, Tombense, Athletic e Villa Nova

Brasileirão
Série A: Atlético e Cruzeiro
Série B: América
Série C: Tombense e Athletic
Série D: Ipatinga, Democrata GV, Villa Nova e Pouso Alegre

Sul-Americana: Cruzeiro

Libertadores: Atlético

Vamos trabalhar muito e torcer mais ainda para que o futebol mineiro tenha sucesso pleno na nova temporada. Aproveito para desejar a todos um Natal de muita paz e amor e um novo ano carregado de fortes energias positivas.