Home > Cultura e Turismo > BH promove passeios turísticos gratuitos pela capital mineira

BH promove passeios turísticos gratuitos pela capital mineira

As visitas incluem a Pampulha, mirantes, museus, entre outros – Foto: Alice Guimarães

Com a proximidade das férias, Belo Horizonte volta a promover uma nova temporada dos tradicionais passeios turísticos pela cidade, através da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Até abril, os turistas terão a oportunidade de conhecer a capital mineira em city tours e walking tours especiais em homenagem ao aniversário de Belo Horizonte e aos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha.

Serão cinco roteiros, que começaram a ser realizados em dezembro, e incluem visitas ao Conjunto Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, ruas históricas, entre outros pontos turísticos. Com duração média de 4 horas, os city tours serão realizados em micro-ônibus e os walking tours serão passeios a pé, ambos conduzidos por um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo.

A diretora de marketing e promoção turística da Belotur, Marina Simião, explica que esses passeios estimulam a sensibilização de turistas e, principalmente, dos moradores da capital mineira. “Valorizando a identidade cultural e as tradições populares, além de promover o fortalecimento do orgulho e da cidadania”.

“O principal objetivo dos roteiros é despertar o interesse e a curiosidade do turista e do cidadão belo-horizontino pelos espaços da cidade, vivenciando experiências pelos diversos territórios de Belo Horizonte. Os lugares foram escolhidos de forma a oportunizar as pessoas a conhecerem os diversos atrativos turísticos da capital de forma ampla e com informações contextualizadas”, complementa.

Marina afirma ainda que a partir do entendimento da sensibilização e valorização dos locais, o próprio morador de Belo Horizonte se torna um disseminador da atividade turística, apoiando na promoção do destino. “Nesta temporada, estimamos a participação de 250 pessoas. No ano passado, os passeios turísticos contemplaram 115 cidadãos nos seis roteiros realizados”.

Além dos passeios, terá uma pequena experiência gastronômica, para celebrar o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2019. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no Sympla. Mais informações no site portalbelohorizonte.com.br.

O projeto

A diretora destaca que o projeto teve início em 2016 e explica como nasceu essa ideia de enaltecer lugares através de passeios gratuitos. “A sensibilização é um dos pilares para ações de desenvolvimento turístico, e os roteiros são uma oportunidade de despertar no morador novos olhares sobre o local onde mora”.

“O turismo começa pelo conhecimento do município pelos próprios cidadãos, e a partir daí, as pessoas se tornam mais receptivas, divulgam sua cidade como destino e também ajudam a preservar o patrimônio”, afirma.

No início deste ano, a funcionária pública, Jordana Sidô, participou do projeto. “Visitei o Cemitério do Bonfim e adorei. Foi tudo feito com muito capricho e a história contada pelo guia foi maravilhosa. Nessa nova temporada pretendo participar novamente, quero conhecer o Complexo da Pampulha e o Circuito Cultural Praça da Liberdade”.