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Menina de 11 anos desenvolve nova fórmula para calcular raiz quadrada

Foto: Jornal Nacional/Reprodução

 

Uma sugestão feita pela aluna Júlia Helena Pimenta Ferreira, de 11 anos, ao seu professor de matemática, Frederico Ferreira de Pinho Tavares, do Colégio Santa Maria Minas, em Belo Horizonte, serviu de base para uma nova fórmula que foi parar na revista científica de matemática mais importante do Brasil. O estudo ajuda no cálculo de raiz quadrada com apenas algumas operações rápidas de multiplicação e soma. Assim, a menina consegue descobrir a raiz quadrada de vários números em questão de segundos.

A ideia foi criada em abril de 2022 e, para conseguir expressar matematicamente o raciocínio da aluna, o professor mergulhou em um ano de estudos avançados até desenvolver a “Regressão de Júlia”. A inovação foi apresentada na “Revista do Professor de Matemática”, veículo de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A estudante conta como tudo começou. “O professor pediu para calcularmos o quadrado dos algarismos 10, 11, 12, 13, 14 e 15. Quando terminei, percebi que havia um padrão entre todos eles. Pedi a uma amiga para calcular também outros números até maiores que os da atividade e realmente o padrão existia”, lembra Júlia.

Ela diz que a sensação de ver o professor pesquisando a fundo o seu pensamento foi incrível. “Fiquei bastante feliz porque ele deu atenção ao meu raciocínio e a minha ideia foi a base da fórmula dele. Acho que vai ser uma contribuição enorme, não só para os alunos, mas provavelmente para outras pessoas também”.

Para Tavares, o sentimento foi de orgulho. “É legal ver seus alunos desempenhando um bom papel nas aulas e conseguindo transmitir algo fantástico para a sociedade. Me impressionou muito, porque mesmo dando aula há muito tempo e tendo mestrado em matemática, nunca tinha visto esse tipo de raciocínio. Foi algo transformador e que foge do tradicional”.

O professor explica que a fórmula vai poder propiciar o cálculo de raízes quadradas de valores que antes não se calculavam. “Porque não tínhamos um processo padrão para seguir. Antes seria necessário fazer várias tentativas com muitos erros para chegar a um resultado. Agora, com a fórmula da ‘Regressão de Júlia’, podemos fazer esses cálculos e obter um grande ganho intelectual para o aluno”.

Tavares fala da relevância da “Revista do Professor de Matemática”. “Dentre os professores que publicaram na mesma edição, 13 eram doutores de universidades públicas, ou seja, as grandes mentes da matemática estão lá. Estou apostando na divulgação da descoberta, porque essa história pode atingir mais pessoas, além de servir de inspiração. Espero que a fórmula seja utilizada para que os estudantes possam fazer cálculos que antes não costumávamos fazer”.

 

Como funciona?

Digamos que você queira descobrir a raiz quadrada de 144. Primeiro, multiplique 10 × 10 para tentar chegar perto. Conseguiu o resultado de 100. Depois, some o 10, usado na primeira multiplicação, o seguinte 11 e o resultado anterior. 10 + 11 + 100. Chegou em 121. Por fim, some 121 + 11 + 12 e chegue no valor de 144. Assim, a raiz quadrada de 144 é o último número somado na operação, ou seja, 12.